Palmeiras rebate campanha de jogadores do futebol brasileiro contra o gramado sintético
Clube paulista reafirmou a certificação e segurança da grama artificial do Allianz Parque
18/02/2025 16h39
Após vários jogadores que atuam no futebol brasileiro se manifestarem contra a grama sintética nos campeonatos do país, o Palmeiras soltou uma nota reafirmando a segurança e a certificação do gramado do Allianz Parque.
O clube ressaltou que o gramado de seu estádio é certificado pela Fifa e é submetido a inspeções anuais desde sua implementação, em 2020.
O Palmeiras também afirmou que “não há qualquer comprovação científica de que o risco de lesão em campos artificiais seja maior do que em campos naturais” e cita um estudo da The Lancet Discovery Science que aponta uma incidência maior de contusões em jogos de futebol disputados em gramados naturais em relação aos artificiais.
Ainda segundo o clube paulista, “diferentes levantamentos realizados por veículos de imprensa mostram que o Palmeiras, ao longo dos últimos cinco anos, é o clube da Série A do Campeonato Brasileiro com menor número de lesões”.
Leia também: Bundesliga: TV Cultura transmite jogo entre Bayern de Munique e Eintracht Frankfurt
“O clube respeita a opinião dos atletas que manifestaram preferência por campos de grama natural e considera urgente o debate sobre a qualidade dos gramados do futebol brasileiro; este problema, contudo, não será solucionado com críticas rasas e sem base científica”, completa a nota.
Atletas como Neymar, Lucas Moura, Memphis Depay, Thiago Silva, Gabigol, Philippe Coutinho e muitos outros fizeram, nesta terça-feira (18), posts com o dizer: "Juntos pelo espetáculo. Futebol é natural, não sintético".
Os jogadores reclamam da grama artificial, alegando que ela “prejudica o espetáculo” para quem assiste e para quem pratica o esporte.
Leia também: Paulistão Série A2: TV Cultura transmite partida entre Oeste e Linense neste sábado (22)
REDES SOCIAIS