Esporte

Palmeiras rebate campanha de jogadores do futebol brasileiro contra o gramado sintético

Clube paulista reafirmou a certificação e segurança da grama artificial do Allianz Parque


18/02/2025 16h39

Após vários jogadores que atuam no futebol brasileiro se manifestarem contra a grama sintética nos campeonatos do país, o Palmeiras soltou uma nota reafirmando a segurança e a certificação do gramado do Allianz Parque.

O clube ressaltou que o gramado de seu estádio é certificado pela Fifa e é submetido a inspeções anuais desde sua implementação, em 2020.

O Palmeiras também afirmou que “não há qualquer comprovação científica de que o risco de lesão em campos artificiais seja maior do que em campos naturais” e cita um estudo da The Lancet Discovery Science que aponta uma incidência maior de contusões em jogos de futebol disputados em gramados naturais em relação aos artificiais.

Ainda segundo o clube paulista, “diferentes levantamentos realizados por veículos de imprensa mostram que o Palmeiras, ao longo dos últimos cinco anos, é o clube da Série A do Campeonato Brasileiro com menor número de lesões”.

Leia também: Bundesliga: TV Cultura transmite jogo entre Bayern de Munique e Eintracht Frankfurt

O clube respeita a opinião dos atletas que manifestaram preferência por campos de grama natural e considera urgente o debate sobre a qualidade dos gramados do futebol brasileiro; este problema, contudo, não será solucionado com críticas rasas e sem base científica”, completa a nota.

Atletas como Neymar, Lucas Moura, Memphis Depay, Thiago Silva, Gabigol, Philippe Coutinho e muitos outros fizeram, nesta terça-feira (18), posts com o dizer: "Juntos pelo espetáculo. Futebol é natural, não sintético".

Os jogadores reclamam da grama artificial, alegando que ela “prejudica o espetáculo” para quem assiste e para quem pratica o esporte.

Leia também: Paulistão Série A2: TV Cultura transmite partida entre Oeste e Linense neste sábado (22)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Duas praias brasilerias estão entre as 25 melhores para conhecer em 2025, diz site

PM terá tendas exclusivas para atendimento de mulheres no Carnaval de São Paulo

São Paulo passa marca de 100 mortes por dengue em 2025

Elon Musk lança nova versão de sua inteligência artificial com 'capacidade de raciocínio potente'

Lula deseja melhoras ao Papa Francisco: “Mundo está em oração”