Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Sábado, 11 de Julho

ABERTURA DA EMISSORA

Cultura Cidadania

VIA LEGAL 831

A Justiça Federal reconheceu o direito de um remanescente quilombola de voltar a ocupar um imóvel na Pedra do Sal, região portuária do Rio de Janeiro. A área, conhecida como “pequena África”, era tida como propriedade de uma irmandade católica que cobrava uma espécie de aluguel de um morador. A área foi reconhecida como comunidade quilombola pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária. Com isso, a associação que representa os remanescentes de quilombo pediu a reintegração de posse do local e conseguiu. Para quem vai aproveitar o carnaval para ir ao cinema, a notícia é que foi suspensa a cota que limitava o número de salas para exibição de lançamentos de filmes. A Agência Nacional do Cinema alegava que a medida era para evitar o monopólio das salas e o direito a diversidade. Mas o Tribunal Regional da 3ª Região entendeu que a medida extrapola o poder do Estado sobre o mercado audiovisual e caracteriza uma intervenção no setor. O Via Legal fala ainda sobre o cuidado que as pessoas devem ter com o dinheiro que recebem no comércio e nas ruas. O perigo é na correria receber cédulas falsas. Em Minas Gerais, um homem foi flagrado em um hotel com várias notas de cem reais falsificadas e preso. Ele pediu redução da pena, porque não repassou o dinheiro. Mas o Tribunal Regional da 1ª Região entendeu que a punição é igual para quem guardar dinheiro falsificado, mesmo sem repassar. Mesmo com o avanço das tecnologias de monitoramento e multas pesadas, o meio ambiente continua sendo desrespeitado. No Rio Grande do Sul, a Transpetro, empresa de transporte da Petrobras, foi condenada pela Justiça Federal pelo vazamento de 33 mil litros de petróleo em praias do litoral gaúcho. E falando sobre crimes ambientais, desmatar qualquer área, mesmo privada, sem a autorização do órgão ambiental é crime e pode se tornar uma grande dor de cabeça para o infrator. Um empresário do setor hoteleiro da Paraíba destruiu uma vegetação de Mata Atlântica em regeneração. Ele foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região e terá que pagar multa pelo desmatamento. O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura e Justiça, além de outras 13 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Conheça o Programa
livre
Cultura Cidadania

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 31 REGIME DE COLABORAÇÃO - 12/10/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO, VAMOS DISCUTIR O REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE ESTADOS E MUNICÍPIOS NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. O MECANISMO NÃO É NOVO, MAS AGORA É APONTADO COMO FUNDAMENTAL PARA IMPLEMENTAR A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. NOSSA CONVIDADA É MARIZA ABREU, CONSULTORA EM EDUCAÇÃO
Conheça o Programa
livre
AS AVENTURAS DO RICHARD NO PARANÁ

AS AVENTURAS DO RICHARD NO PARANÁ - 21

Confira a segunda parte da visita do Richard Rasmussen em Prudentópolis, a Terra das Cachoeiras Gigantes situada na região centro-sul do Paraná.
livre
SAQUEANDO O PACÍFICO

livre
Sésamo

SÉSAMO - 9

BLOCO 1 ABERTURA (AU AU AU) 01:00:39- 01:02:34 Elmo e Bel brincam de “O que é o que é”; ela dá dicas sobre em qual animal ela está pensando, até que ele acerta: é um cachorro. AS GRANDES AVENTURAS DE ENIO & BETO(WALKING BUTTERCUP) 01:02:05 - 01:07:32 Ênio e Beto levam cachorros para passear e receberam a incumbência de levar Docinho, que nunca havia saído de casa. Eles levam a cachorrinha infeliz e assustada para o parque, onde Ênio e Beto mostram a ela o quão divertido fazer bagunça pode ser! MUNDO DE ELMO (DOGS 31) 01:07:33 - 01:14:37 Elmo e seus amigos brincam com cachorros. BLOCO 2 CELEBRIDADE (GABY - CACHORRINHO) 01:14:57 - 01:16:29 Gaby Amarantos conhece o animal de estimação de Bel, a Ovelha, que acha que é um cão. Bel fala pra Gaby que só uma coisa faz ela lembrar que é ovelha: o famoso “treeeme” de Gaby. ESCOLA DE FADAS DA ABBY (A MEIA DO BLOGG) 01:16:30 - 01:25:30 Blogg ama muito a meia suja e enlameada dele. ENCERRAMENTO (FORRÓ LEGL PRA CACHORRO) 01:25:31 - 01:26:41 Abby, Elmo, Grover e Come-come cantam e dançam a música “forró legal pra cachorro”
Conheça o Programa
livre
MONSTROS EM REDE

A BICICLETA

CHIP DÁ AULAS DE COMO ANDAR DE BICICLETA AOS SEUS AMIGOS. PANCHO É ORGULHOSO DEMAIS PARA ADMITIR QUE NÃO SABE ANDAR DE BICICLETA E FAZ AULAS ONLINE.
livre
Cocoricó

COCORICO III - 196 - CINDERELICA

Mais uma das histórias do maravilhoso livro de Lola. Aqui, ela conta para Lilica as aventuras de uma franguinha que vive com a madrasta e suas irmãs rabugentas, que a obrigam sempre a limpar e se humilhar diante delas. No dia do grande baile do príncipe João, Cinderelica recebe a visita da pata madrinha que ajuda a menina a realizar seu grande sonho: ir à festa. A partir daí, a franguinha vai viver um grande conto de fadas ao lado do príncipe João.
Conheça o Programa
livre
BRINQUEDONAUTAS

BRINQUEDONAUTAS - 02 - PETECAS DE BELÉM

Gui quer tanto se tornar o melhor jogador de video-game de todos os tempos que nem presta atenção nos amigos, mas quando os Brinquedonautas vão brincar de Peteca (Bola de Gude) na cidade de Belém do Pará, eles também conhecem Lilica, uma menina tão boa no jogo que ganha todas as partidas. Mas será que ser o melhor e ganhar sempre é mesmo tão divertido?
livre
Molang

MOLANG - 51 SR. MÚSCULOS / O PÃOZINHO

Sr. Músculos No circo, Molang e Piu Piu assistem ao incrível espetáculo do Mr. Músculos. Mas quando o Sr. Músculos vê um pequeno rato, ele foge assustado. Molang e Piu Piu apresentam um plano para ajudá-lo. O paõzinho Piu Piu coloca o nome de Molang em um concurso de culinária, em programas de TV. Molang vence e se torna uma estrela! Mas a nova celebridade não consegue mais dar atenção a Piu Piu. Como os amigos vão tolerar não se verem?
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS X - SOBRE A COLINA/ HORA DAS MOLAS PARA DIESEL

SOBRE A COLINA Glynn, um motor de cafeteira, costumava administrar a filial de Ffarquhar antes de Thomas chegar. Uma vez que Thomas o encontrou em seu parício, Glynn foi movido muitas vezes até que ele foi esquecido. Não foi até que Thomas soubesse sobre a 'Árvore de Natal falante' de Marion que o encontrou de novo. O Fat Controller e o Earl concordaram em colocar Glynn de volta ao serviço. HORA DAS MOLAS PARA DIESEL O diesel está sempre batendo em outros motores e acha muito engraçado. É a maneira dele de dizer oi, mas nenhum dos outros motores achou engraçado.
Conheça o Programa
livre
Porto Papel

13 - A GRANDE APOSTA

MATILDE VENCE TODOS OS JOGOS QUE SE PROPÕE A JOGAR, MAS DE MANEIRA TRAPACEIRA, JÁ QUE SEU PODER DO DIA É JUSTAMENTE TER SORTE. ELA NÃO ACREDITA QUE ESTE SEJA SEU PODER, E RESOLVE DESAFIAR TODOS OS MORADORES DE PORTO PAPEL, FAZENDO E GANHANDO APOSTAS. ATÉ QUE O VILÃO NORMAN “MALCHEIROSO” GAMBOA APARECE E CAPTURA SEUS AMIGOS. PARA RESGATÁ-LOS, MATILDE PRECISA ACEITAR A APOSTA DE NORMAN E JOGAR UMA PARTIDA DE XADREZ (JOGO QUE ELA DETESTA) SEM USAR SEU PODER DE SORTE.
Conheça o Programa
livre
TROMBA TREM  I

EP. 02 - O GRANDE RUDNEI

QUANDO O "TROMBA TREM" ESTÁ QUASE ALCANÇANDO O DIRIGÍVEL, O CAPITÃO CUPIM É OBRIGADO A PARAR: UM MACACO-PREGO-GALEGO ESTÁ AMARRADO NOS TRILHOS A SUA FRENTE. TODA A SITUAÇÃO NÃO PASSAVA DE UM SHOW. DIANTE DA PLATEIA, JÁ SOLTO DAS AMARRAS, O ILUSIONISTA RUDINEI MACACO ESTÁ FURIOSO. SUA PERFORMANCE FOI ARRUINADA. ELE QUERIA SE SOLTAR SOZINHO NO ÚLTIMO MINUTO. GAJAH REBATE AS BRONCAS DO MÁGICO COM BOM HUMOR, PROVOCANDO RISOS DA PLATEIA E ROUBANDO A CENA. INVEJOSO, RUDINEI DESAPARECE MAGICAMENTE COM O TREM. PARA RECUPERÁ-LO, GAJAH ACEITA O DESAFIO DO MACACO: ESCAPAR DE UMA JAULA SUSPENSA SOBRE A PLATEIA DE TUBARÕES E CARANGUEJOS.
livre
DJ CÃO E A LOJA DE DISCOS

EP. 02 - JAI MAHAL - QUAL É A DA RÁDIO E QUAL É A DA INTERNET?

Sinopse programa: Dj Cão e a Loja de Discos - 1º temporada Target: 07 a 11 anos 13 epsódios Produção TV Rá Tim Bum! Série em live action, muppets e animação 2D DJ Cão é um Bigou pré-adolescente, que curte música! Um aprendiz de Dj que gosta de ouvir, pesquisar e fazer música. Adora descobrir novos estilos, artistas, tecnologias e curiosidades do meio musical, enfim... Tudo que envolve o som! Ele tem um tio muito descolado, o Tio Pug Vinil, que DJ Cão admira, ainda mais porque o tio tem uma loja de discos, a Caninus Records! Nas férias DJ Cão irá passar os dias ajudando o tio na loja, e essa loja é muito bem frequentada, só cola o biscoito fino da música! E é aí que o DJ Cão conhece muita gente interessante e aprende mil histórias que ele nunca sequer imaginou Episódio 02 – Jai Mahal – Qual é a da rádio e qual é a Internet? DJ Cão está espanando uma prateleira da loja quando vê um radinho. A relíquia quase cai no chão, sendo salva pela entrada do convidado Jai Mahal. Jai Mahal veio à loja convidar Pug Vinil para participar de seu programa de rádio, mas DJ Cão avisa que o tio está atrasado. Enquanto aguardam, eles trocam ideias sobre a importância do rádio nos dias de hoje e como os variados meios de comunicação se interagem e se complementam. No computador, Jai Mahal mostra trechos de seu programa de rádio na Internet. DJ Cão conta que sua turma da escola criou uma rádio comunitária e pede ajuda para o radialista. Jai Mahal dá dicas para DJ Cão exemplificando com a história do reggae e de Bob Marley como os alunos podem fazer um bom programa de rádio. Lembra ainda que a cultura jamaicana teve outros artistas de fundamental importância. Eles viajam ouvindo músicas de reggae no toca discos até que DJ Cão recebe uma mensagem avisando que seu tio chegou e já pode receber Jai Mahal. Perfil: Jai Mahal é um divulgador do reggae no Brasil. Cantor, compositor e radialista, atualmente têm dois programas na Rádio Cultura Brasil: “Reggae de Bamba” e “Bamba Jam”. Seu conhecimento do rádio vem desde a década de 80, quando estreou o programa “Reggae Raiz”. Com essa vasta experiência radiofônica e sendo grande conhecedor da cultura Jamaicana, Jai Mahal ensina para DJ Cão que o reggae vai muito além do Bob Marley e fala da importância do rádio em tempos de Internet.
livre
Boris e Rufus

O FINLANDÊS MASCARADO

QUANDO BORIS E RUFUS DESTROEM UM ANTIGO POSTER DE ROCK, ELES PROCURAM UMA LOJA DE DISCOS PARA REMEDIAR O PROBLEMA. SÓ NÃO SABIAM QUE ESTAVAM ENTRANDO EM UMA PERIGOSA DISPUTA DE AIR-GUITAR.
Conheça o Programa
livre
Os Under-Undergrounds

O BESOURO ROLANTE

Enquanto os Unders estão na escola, Heitor resolve sair disfarçado da garagem. O que ele não sabia é que seria confundido com uma lenda do Rock e causaria a maior confusão.
Conheça o Programa
livre
Mackenzie em Movimento

MACKENZIE EM MOVIMENTO - 66

Acidentes com barragens podem causar tragédias de grandes proporções. Desastres como os que aconteceram nas cidades de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, atraíram a atenção da sociedade sobre o assunto. Mas o que é possível fazer para evitar casos trágicos como esses? Aliás, você tem ideia de como se constrói uma barragem? É o que a gente vai ver na primeira matéria do programa. Depois a gente fala sobre um evento tradicional na Universidade Presbiteriana Mackenzie: a Semana de Engenharia, onde alunos da área entram em contato com profissionais experientes e se atualizam sobre as novidades do segmento.
Conheça o Programa
livre
Vamos Pedalar

VAMOS PEDALAR IV - 14

EP 14 - Dra. Patricía Campos, Ana Polegatch e Giba Ambrogi falam sobre os efeitos da nutrição no ciclismo. Reportagem com o Min. De Mobilidade e Serviços Público de Bruxelas: Pascal Smet. Filipe Chiminazzo, Viviane Abdalla, Paulo Nigro e Paula Saboia falam sobre a Vélo 48. Francisco Martins fala sobre o projeto: Daemon Cycling. Beto Ambrósio conta como foi pedalar do Brasil ao México.
Conheça o Programa
livre
Casakadabra

09 - HOJE É DIA DE MÚSICA!

LINO ACORDA COM VONTADE DE DANÇAR E DECIDE OUVIR MÚSICA. ELE CONVIDA TODAS AS CRIANÇAS A DANÇAREM COM ELE. O EPISÓDIO CONTA COM DIVERSOS CLIPES MUSICAIS.
Conheça o Programa
livre
O PANTANAL E OUTROS BICHOS

O PANTANAL E OUTROS BICHOS - 24 - O PRIMO QUE VEIO DE LONGE

Enquanto na varanda Ramiro, Tio Berê, Vanessa e Lucas, combinam a festa de aniversário de Isabel, que está cuidado da horta, Isis e João Pedro seguem Curupira pela mata, com a intenção de encontrarem o Mapinguari, um primo do Curupira que chegou de outra região e está perdido pela Mata... Mapinguari é um ser que exala um odor horrível, pois tem a boca na barriga e usa sua aparência monstruosa e seu urro terrível para espantar os caçadores. O Curupira conta pra crianças o que viu um dia o seu primo fazer com um caçador, que desmaiou só de ver a feia figura. Depois de muito andar, encontram finalmente o Mapinguari que a princípio os assusta de verdade, mas depois acabam percebendo que ele é um ser do bem. De volta pra casa, João não esconde a tristeza por saber que aquelas férias estão quase no fim. Ramiro, Tio Berê e Lucas vão pra cidade fazer as compras para a festa surpresa de Isabel. Isis e João Pedro se despedem do Curupira com muita tristeza. Izabel e Vanessa vão ao Instituto de Beleza, fazer as unhas e cabelos para a festa. João e Isis, nas redes, recordam, olhando as "selfies" dos melhores momentos daquelas férias e lamentam não poderem mostrar aquelas fotos a ninguém.
livre
TERRITÓRIO DO BRINCAR

CANOA

De caixas de isopor quebradas surgem, das mãos dos meninos de Tatajuba, as canoas de brincar. Esculpir, cortar e costurar – tudo na precisão exata para deixar a alma navegar.
livre
O Diário de Mika

MIKA NÃO QUER IR PARA A ESCOLA

Mika não quer ir à escola porque ficou muito tempo esperando sua mãe lhe buscar no dia anterior. Ela está com medo que a mamãe não vá mais pegá-la. Juntamente com Bru, Mika vai tentar superar esse medo.
Conheça o Programa
livre
LUPITA NO PLANETA DE GENTE GRANDE

LUPITA NO PLANETA DE GENTE GRANDE - 11 - BRINCANDO NO PARQUINHO

Lupita, Pity e Bobo são levados para um parquinho e logo começam a explorar o ambiente. Lupita usa o seu descobridor de coisas para saber os nomes dos brinquedos e suas cores. Os três se divertem, mas Pity sobe no escorregador e chora por não ter coragem de escorregar. Lupita sobe para ajudá-lo e coloca Bobo embaixo para amortecer a chegada deles. Segurando Pity, Lupita escorrega com ele cai sobre a barriga macia de Bobo. Pity adora a experiência e perde completamente o medo de escorregar.
livre
SUSHI E ALÉM, UMA FAMÍLIA BRITÂNICA SABOREANDO O JAPÃO

UM TEMPURÁ INIGUALÁVEL

Michael e sua família perambulam por um distrito comercial atrás do melhor restaurante de tempurá de Tóquio, indicado por seu amigo Toshi, é claro. Ele aprende que o tempurá não tem origem no Japão, pois foi trazido pelos portugueses durante o século XVI, junto com as armas. Ao final do episódio, o amigo de Michael, Toshi, elogia um bom restaurante de tempurá, mas ensina que este prato, na verdade é popular no Japão e mostra uma rua típica de venda de tempurá em pequenas lojas, com janelas e grelhas voltadas para a rua, onde se pode saborear o famoso prato na calçada e a preços populares.
livre
YOGA COM HISTÓRIAS

PGM 13 - LILA E THEODOR

livre
Chocolix

12 - O TESOURO DE BARBA CHOCO - PARTE 1

A AVÓ DE CARAMELO CONTA PARA ELA E SEUS AMIGOS CHOCOLYNE, CHOCOMARK E MAX, A LENDA DO PIRATA BARBA CHOCO, QUE ENTERRARA UM VALIOSO TESOURO EM ALGUM CANTO DO REINO DA CHOCOLÂNDIA , COLOCANDO VÁRIAS ARMADILHAS PARA QUE NINGUÉM FOSSE CAPAZ DE ENCONTRÁ-LO. APÓS OUVIREM A HISTÓRIA, AS CRIANÇAS SE EMPOLGAM COM A IDEIA DE PROCURAR O TESOURO. DURANTE A BUSCA, ELAS ACABAM ESCORREGANDO EM UM PROFUNDO BURACO ONDE FINALMENTE SE DEPARAM COM O TESOURO, MAS NÃO CONSEGUEM SAIR. PREOCUPADOS COM A DEMORA DE SEUS FILHOS OS PAIS DAS CRIANÇAS SAEM À PROCURA DELAS. DOCE COOKIE , USANDO SEU FARO, ENCONTRA AS CRIANÇAS E É ELEITA A HEROÍNA DA HISTÓRIA. PARTE DO TESOURO ENCONTRADO É USADA PARA CONSTRUIR UMA BIBLIOTECA INFANTIL E UMA RODA GIGANTE NA PRAÇA DE CHOCOLÂNDIA.
Conheça o Programa
livre
Chocolix

13 - O TESOURO DE BARBA CHOCO - PARTE 2

A AVÓ DE CARAMELO CONTA PARA ELA E SEUS AMIGOS CHOCOLYNE, CHOCOMARK E MAX, A LENDA DO PIRATA BARBA CHOCO, QUE ENTERRARA UM VALIOSO TESOURO EM ALGUM CANTO DO REINO DA CHOCOLÂNDIA , COLOCANDO VÁRIAS ARMADILHAS PARA QUE NINGUÉM FOSSE CAPAZ DE ENCONTRÁ-LO. APÓS OUVIREM A HISTÓRIA, AS CRIANÇAS SE EMPOLGAM COM A IDEIA DE PROCURAR O TESOURO. DURANTE A BUSCA, ELAS ACABAM ESCORREGANDO EM UM PROFUNDO BURACO ONDE FINALMENTE SE DEPARAM COM O TESOURO, MAS NÃO CONSEGUEM SAIR. PREOCUPADOS COM A DEMORA DE SEUS FILHOS OS PAIS DAS CRIANÇAS SAEM À PROCURA DELAS. DOCE COOKIE , USANDO SEU FARO, ENCONTRA AS CRIANÇAS E É ELEITA A HEROÍNA DA HISTÓRIA. PARTE DO TESOURO ENCONTRADO É USADA PARA CONSTRUIR UMA BIBLIOTECA INFANTIL E UMA RODA GIGANTE NA PRAÇA DE CHOCOLÂNDIA.
Conheça o Programa
livre
RICKY ZOOM I

EP. 03 - A COISA MAIS INCRÍVEL JÁ COLOCADA EM UMA CAIXA

LOOP TEM UMA TAREFA DIFÍCIL, MAS ELE ESTÁ DETERMINADO A SER FIEL À SUA PALAVRA.
livre
REV & ROLL

EP. 03 - O FANTASMA VERDE

REV QUER PEGAR UM SAPO CHAMADO “FANTASMA VERDE”. ELE E RONCO ACHAM QUE TÊM O PLANO PERFEITO PARA PEGÁ-LO... MAS AVERY NÃO CONFIA TANTO NISSO.
livre
Bubu e as Corujinhas

UM BANHO DE LAMA

Bubu, Biel e Bonie encontram um filhotinho de hipopótamo sozinho na floresta. E ele está todo sujo de lama. Resolvem que vão cuidar do animalzinho até que sua família o encontre. Começam dando um banho nele, mas quando descuidam, o bebê hipo volta para a lama. As Corujinhas adoram a ideia e jogam-se na lama também, mas descobrem que fica muito difícil voar com as penas sujas e pesadas. Com a ajuda do Papai e da Mamãe Coruja, encontram a mamãe do bebezinho, e aprendem que nem tudo o que é bom para uns, é bom para outros. Compreender e respeitar as necessidades dos que estão ao nosso redor é essencial!
Conheça o Programa
livre
Cocoricó

COCORICO III - 196 - CINDERELICA

Mais uma das histórias do maravilhoso livro de Lola. Aqui, ela conta para Lilica as aventuras de uma franguinha que vive com a madrasta e suas irmãs rabugentas, que a obrigam sempre a limpar e se humilhar diante delas. No dia do grande baile do príncipe João, Cinderelica recebe a visita da pata madrinha que ajuda a menina a realizar seu grande sonho: ir à festa. A partir daí, a franguinha vai viver um grande conto de fadas ao lado do príncipe João.
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - A FESTA DOS BALÕES - 03

A Festa dos Balões / Ovo Surpresa (Maçã) / Os Linguarudos / A Forma da Forma (Quadrado) / Pintura Mágica (Sapo Cururu) A Festa dos Balões A Galinha, o Galo e o Pintinho saem com destino à festa dos balões, mas como a Galinha tem medo de voar, acaba levando uma bigorna na bolsa. Eles a convencem a tirá-la da bolsa e finalmente se divertem com o voo. Os Linguarudos No brejo há muitas mosquinhas para comer, qual dos dois sapinhos será o mais rápido para pegá-las?
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - OBSERVANDO PASSARINHOS - 04

Observando Passarinhos / Ovo Surpresa (Tartaruga) / Naftalinas Submarinas / Baú Biruta (Guitarra) / Hora da Música (Borboletinha) Observando Passarinhos A Galinha Pintadinha observa vários passarinhos, até que ela descobre os que ela mais gosta de olhar. Naftalinas Submarinas A Baratinha levará a Banda "Naftalinas" para uma aula de canto, o que eles não sabem é que a professora mora no fundo do mar.
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - ABERTURA O NOVO CARTEIRO E UMA CARTA ESPECIAL E DONA CORUJA 13

ABERTURA 224: O NOVO CARTEIRO sinopse: A Dona Coruja está dde folga e Osório quer ajuda-la a entregar as cartas do dia. Roteiro: Radhi Meron ABERTURA 265: UMA CARTA ESPECIAL sinopse: Ludovicio quer escrever uma carta para uma celebridade de quem é fã, mas está sem ideias para começar. Roteiro: Radhi Meron DONA CORUJA 13: Ofélia e Osório leem as cartinhas que a Dona Coruja trouxe.
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - CONTACAO DE HISTORIAS 2020 - LIZ MOURA E GABRIEL E CORREIO DA DONA CORUJA 2020 37

Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - ABERTURA REPENTE E O ALFAIATE E A RAINHA E DONA CORUJA 06

Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - CONTACAO DE HISTORIAS 2020 - GIRASONHOS E CORREIO DA DONA CORUJA 2020 08

Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - ABERTURA SILÊNCIO E CHIQUINHA GONZAGA E DONA CORUJA 17

Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

MÔNICA, A FAMOSA

Para não apanhar da Mônica (de novo!), o Cascão resolve ajudá-la a conquistar o Fabinho. A ideia é convencê-lo a ir até sua casa assistir ao programa da mais famosa atriz da TV — a Mônica! Só que a sirigaita da Carminha Frufru também vai e essa história tão romântica, não sei não... pode virar a maior confusão!
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

MÔNICA? QUE MÔNICA?

Desta vez o Cebolinha foi longe demais com mais um dos seus planos infalíveis. Literalmente. Ele usa a maquina do tempo do Franjinha para voltar 50 anos no tempo e impedir que o pai e a mãe da Mônica se conheçam, fazendo assim com que a dentuça nem chegue a existir. Só que o tiro sai pela culatra porque o pai da Mônica acaba se casando com a Dona Carmem da esquina e o que sai desse casamento é bem pior do que a Mônica. Só resta ao Cebola pedir a ajuda do Cascão para voltar outra vez no tempo e desfazer o grande erro.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

O APITO NOVO DE BITZER

Bitzer acha que o futuro chegou quando ele recebe seu novo apito de alta tecnologia, mas quando o aparelho falha, Bitzer fica desejando seu velho apito.
Conheça o Programa
livre
Tá Certo?

TÁ CERTO? - III - 124 - COM CONVIDADOS HUMANOS

Warley e seu assistente de palco Tosco, recebem Dona Zilda, Fafá, Valtinho e três pilotos.
Conheça o Programa
livre
Valentins

25 - O ANTÍDOTO

Betina prepara o antídoto para transformar os ratinhos em seus pais novamente. Equanto isso, Randolfo adultera a invenção de Artur. Com o experimento pronto, os irmãos Valentins devem tentar aplicá-lo em um dos ratinhos, enquanto o outro pode estar correndo perigo.
Conheça o Programa
livre
Cultura Livre

CULTURA LIVRE 364

364 - LIVIA NERY Roberta Martinelli recebe no programa Cultura Livre a compositora e cantora Livia Nery que apresenta seu disco de estreia: “Estranha Melodia”. Além dela, tem uma matéria sobre jornalismo musical com Pedro Antunes e mais uma preciosidade do acervo da TV Cultura
Conheça o Programa
livre
Territórios Culturais

PGM 26 - CINECLUBES (MIS E OFICINA OSWALD DE ANDRADE)

Territórios Culturais de hoje viaja pelo mundo da sétima arte e conhece os cineclubes do MIS, Museu da Imagem e do Som e da oficina Oswald de Andrade. No MIS, nos tornamos espectadores das sessões que acontecem mensalmente e abrangem tanto o público infantil, como os aficionado e leigos. Já as sessões da casa Oswald de Andrade são novidades para a comunidade do Bom Retiro, mas nem por isso deixam de ter a sua importância e magia. Além disso o programa apresenta uma conversa com especialistas no PROAC, programa de que vem apoiando a cultura e a arte em nosso Estado.
Conheça o Programa
livre
SUPER IDEIAS

NECESSIDADE POR VELOCIDADE

SPARKS OF INVENTION conta histórias incríveis de sorte, coragem e gênio por trás das invenções e inventores que moldaram nosso mundo. Invenções que começam como apenas a partícula de uma idéia rabiscada em um guardanapo, um súbito vislumbre do futuro - a primeira escova de dentes, tênis, dinamite, o carrinho de bebê dobrável - e passou a mudar a maneira como vivemos, transformando muitos de seus fabricantes em milionários. A inovação não precisa vir com um jaleco: avanços revolucionários feitos em mesas de cozinha e bancadas de trabalho em todo o mundo: histórias fascinantes e surpreendentes de genialidade, determinação e sucesso que fizeram milhões para alguns e literalmente mudaram o mundo. Episódio 5: NECESSIDADE DE VELOCIDADE Quatro inovadores inspirados e suas invenções que transformam o transporte para inaugurar a era moderna. De borracha vulcanizada para o avião de combate que inspira um buggy; os tênis que mudam nossos hábitos de lazer e Glenn Curtiss, o engenheiro aeronáutico que assume os irmãos Wright.
livre
Futurando

FUTURANDO - 184

Confira nesta edição do Futurando: - Ao mesmo tempo que provocam mortes e paralisam economias, pandemias como a Covid-19 aceleram avanços há tempos esperados: a digitalização do trabalho e a telemedicina, por exemplo. A história nos mostra que pandemias de séculos passados também resultaram em avanços tecnológicos e científicos, na mudança de hábitos e até na melhora da qualidade de vida. - Os cientistas já conhecem mais de dois milhões de variantes genéticas que agem sobre o peso, ajudando a ganhar ou perder quilos. Entender como esses genes funcionam é um desafio para os pesquisadores e pode ajudar a combater a obesidade. - O programa também vai abordar os perigos da síndrome metabólica e como ela pode ser evitada. Níveis de açúcar e de colesterol altos no sangue podem levar a diabetes, AVC, insuficiência renal e cardíaca. Mas isso pode ser controlado com uma alimentação saudável e com uma rotina de exercícios. Veja o exemplo de Anna, que chegou a pesar 120 quilos e hoje está em forma, e de Lara, que nos últimos 18 meses perdeu quase 20 quilos. - Medicamentos que prometem queima de gordura sem esforço e de maneira rápida existem aos montes, o problema é que a imensa maioria deles não têm a eficácia comprovada e pior: tem sérios efeitos colaterais. Mas isso está prestes a mudar. Pesquisadores do Instituto Helmholtz, na Alemanha, conseguiram identificar um tratamento combinando substâncias, com resultados surpreendentes. - Novos equipamentos permitem entender melhor como funciona o nosso intestino, onde a maior parte dos nutrientes dos alimentos são absorvidos pelo nosso corpo. A partir da jornada de Luise, uma pera, pelo sistema digestivo do corpo humano, entenda melhor como funciona o intestino e porque manter o equilíbrio da flora intestinal é fundamental. - Frutas são importantes pelas fibras e a maioria delas têm sementes. Mas e as bananas? A variedade selvagem da fruta ainda conta com sementes e se reproduz através delas, mas as bananas compradas no supermercado, não: elas são clones de seus antepassados. Como, então, ocorre a reprodução? O Futurando explica.
Conheça o Programa
livre
Mundo Museu

48 - MAC NITERÓI

UM MUSEU EM QUE A PRÓPRIA SEDE JÁ É UMA OBRA DE ARTE. ASSIM É O MAC, MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE NITERÓI – UM DOS MAIS FELIZES PROJETOS DE OSCAR NIEMEYER, CONSTRUÍDO SOBRE UM ROCHEDO DIANTE DA PAISAGEM DESLUMBRANTE DA BAÍA DE GUANABARA. MAS A INSTITUIÇÃO TEM MUITO MAIS A OFERECER. O ACERVO JÁ PASSA DE 1.200 OBRAS, COM O MELHOR DA CRIAÇÃO CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA. UM PASSEIO ONDE ENCONTRAREMOS ARTISTAS COMO HÉLIO OITICICA, CARLOS VERGARA, FRANS KRAJCBERG, LYGIA CLARCK, TOMIE OHTAKE, ENTRE MUITOS OUTROS.
Conheça o Programa
livre
Jornal da Cultura

JORNAL DA CULTURA - 11/07/2020

Conheça o Programa
n
RED BULL: O DESTINO NÃO PERGUNTA - UM DOCUMENTÁRIO WINGS FOR LIFE

livre
Clássicos

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL/GRIEG (PEER GYNT)

Conheça o Programa
livre
MINIDocs

GABRIEL SATER (PART. PEDRO ALTERIO + BRUNO PIAZZA)

MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!Gabriel Sater se apresenta com participação especial de Pedro Alterio e Bruno Piazza.
Conheça o Programa
livre
Roda Viva

FERNANDO HADDAD (2020)

A ÚLTIMA VEZ QUE O NOSSO ENTREVISTADO DESTA NOITE ESTEVE NO CENTRO DESTA RODA FOI COMO CANDIDATO A PRESIDENTE DA REPÚBLICA, NO SEGUNDO TURNO DE 2018. NA OCASIÃO, ELE DISSE QUE JAIR BOLSONARO NÃO ESTAVA HABILITADO A GOVERNAR NUMA DEMOCRACIA, ASSUMIU ERROS DOS GOVERNOS DO DO PT, MAS FEZ CRÍTICAS À CONDENAÇÃO DO EX-PRESIDENTE LULA E PREGOU A UNIÃO DAS FORÇAS DEMOCRÁTICAS EM TORNO DE SUA CANDIDATURA. ESSA ALIANÇA NÃO OCORREU, BOLSONARO FOI ELEITO, LULA FOI SOLTO POUCO MENOS DE UM ANO DEPOIS E, HOJE, FALA-SE NOVAMENTE EM UMA FRENTE AMPLA PARA DEFENDER A DEMOCRACIA, OUTRA VEZ SEM CONSENSO. DIANTE DE UM PAÍS PARALISADO E EM PROFUNDA CRISE EM VÁRIAS ÁREAS, O QUE A OPOSIÇÃO TEM A OFERECER COMO PROJETO? PARA ABORDAR ESSES E OUTROS TEMAS ESTÁ AQUI NESTA NOITE O EX-PREFEITO DE SÃO PAULO E EX-MINISTRO DA EDUCAÇÃO FERNANDO HADDAD. PARA ENTREVISTAR FERNANDO HADDAD NÓS CONVIDAMOS: ANDREA JUBÉ, REPÓRTER E COLUNISTA DO VALOR ECONÔMICO EM BRASÍLIA BELA MEGALE, COLUNISTA DO JORNAL O GLOBO FLÁVIO COSTA, REPÓRTER DO UOL NOTÍCIAS RICARDO BALTHAZAR, REPÓRTER ESPECIAL DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO E VERA ROSA, REPÓRTER ESPECIAL DA SUCURSAL DE BRASÍLIA DO JORNAL O ESTADO DE S.PAULO
Conheça o Programa
livre
UM LUCRO ANIMAL

14
Vox Populi

BRUNO GIORGI

O ESCULTOR BRUNO GIORGI FALA SOBRE A BIENAL DE ARTE DE 1953,SEUS TRABALHOS,PERIODO NA PRISAO NA ITALIA,AMIZADE COM O ESCULTOR VICTOR BRECHERET;PERGUNTA DO FUNCIONARIO PUBLICO JOEL NAVARRO FALA SOBRE A PROFISSAO DE ESCULTOR;PERGUNTA DO ESTUDANTE OLIMPIO A. PEREIRA NETO SOBRE INFLUENCIAS NA SUA OBRA;PERGUNTA DO DIRETOR DO MASP PIETRO MARIA BARDI FALA SOBRE O INCENTIVO DO MASP AOS ESCULTORES;PERGUNTA DA ESTUDANTE MARCELA SION SOBRE OS MOMENTOS MARCANTES NA CARREIRA;PERGUNTA DO MARCHAND DE ARTE JOAO.C.DOVICCHI SOBRE RECONHECIMENTO;PERGUNTA DO ENGENHEIRO RONALDO MATTAR SOBRE A CARREIRA DE ARTISTA PLASTICO;PERGUNTA DA ESTUDANTE RENATA AMORIM SOBRE AS PEDRAS BRASILEIRAS PARA O TRABALHO DE ESCULTURA; 2.PARTE DO PROGRAMA N.311 ENTREVISTA COM O ESCULTOR BRUNO GIORGI FALA SOBRE A FAMILIA,IMIGRACAO; 3.PARTE DO PROGRAMA N.311 ENTREVISTA COM O ESCULTOR BRUNO GIORGI FALA SOBRE GRANDES TRABALHOS;PERGUNTA DO CRITICO DE ARTE JACOB KLINTOWITZ SOBRE O TRABALHO METORO QUE ESTA EXPOSTO EM BRASILIA;PERGUNTA DE SONIA SCAFF SOBRE AS ARTES PLASTICAS NO BRASIL; PERGUNTA DO ESTUDANTE PAULO.A.DIEBE FILHO SOBRE A PRISAO NA ITALIA; APRESENTACAO HERODOTO BARBEIRO
Conheça o Programa
10
GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

A PAUTA ESQUECIDA - FIM DA COMUNICACAO

JORGE DA CUNHA LIMA lembra que há aproximadamente 250 gerações atrás, o homem inventou a escrita. Para sermos mais exatos, a escrita parece ter se desenvolvido independentemente em várias gerações do mundo alguns séculos atrás, não num momento específico da história, mas durante um prolongado período de tempo. Porém, mesmo hoje em dia, com o fim do século XX e o início do século XXI, com as viagens espaciais se tornando algo corriqueiro, uma parte significativa da humanidade ainda é analfabeta. A alfabetização das massas só ocorreu com a evolução da imprensa. Quando Johann Gutenberg girou lentamente as manivelas de sua primitiva prensa de madeira, para imprimir com tipos móveis os primeiros exemplares de sua famosa “Bíblia de Mezarino”, talvez não lhe tenha ocorrido que sua invenção acrescentaria um importante elemento cultural ao crescente acúmulo tecnológico ocorrido na sociedade ocidental, e que redundaria séculos mais tarde no aparecimento e no desabrochamento da comunicação de massa1. Com a escrita presente na sociedade ocidental, mais a nova possibilidade da reprodução múltipla dos documentos escritos, e com os novos sistemas políticos2, que dariam ao homem comum uma responsabilidade cada vez maior nas suas decisões civis3, o aparecimento das técnicas da comunicação de massa aguardou apenas a difusão da educação e dos progressos tecnológicos ocorridos no processo da impressão tipográfica. E na terceira década do século XIX, portanto, presenciou-se a tecnologia da impressão rápida e a idéia básica de um jornal reunidas no primeiro verdadeiro veículo de comunicação de massa. Com o aparecimento e a aceitação da imprensa popular o ritmo da atividade comunicativa do homem começou a se acelerar rapidamente. Por volta da metade do século passado, o telégrafo tornou-se uma realidade. Embora não fosse um veículo de comunicação de massa, este invento foi novamente um elemento importante na acumulação tecnológica que iria posteriormente conduzir aos veículos eletrônicos de massa. Algumas décadas mais tarde, experiências foram levadas a efeito com êxito, que eram condições indispensáveis para a produção do cinema e do telégrafo sem fio. Na década de 20 houve a introdução do rádio doméstico, que atingiu seu ponto de saturação nos anos 50, estando na maior parte das residências e nos automóveis americanos; na década de 40, é o início da televisão, que no fim da década de 50 e princípio da década de 1960 se presencia o início do ponto de saturação da mesma. No caso do Brasil, geralmente os princípios e os pontos de saturações, ocorreram 10 ou 15 anos após o acontecido nos Estados Unidos. Dessa forma a comunicação de massa tornara-se um dos fatos mais significativos e inevitáveis da vida moderna. Para Cunha Lima, esses inventos, que invadiram nossas casas, representam uma espécie de metamorfose comunicativa, ou até como poderíamos chamar de uma revolução da comunicação, por ter ocorrido um conjunto de rápidas transformações tecnológicas únicas na história da humanidade. Cada um desses veículos aumentou as oportunidades totais diárias do uso da linguagem por parte dos cidadãos das classes não abastadas.
livre