Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 04 de Junho

ABERTURA DA EMISSORA

Vamos Pedalar

VAMOS PEDALAR V - 16

VAMOS PEDALAR É UM PROGRAMA DEDICADO AO CICLISMO, ABORDANDO REPORTAGENS E MATÉRIAS SOBRE SUAS DIVERSAS CATEGORIAS E INCENTIVANDO O USO DA BICICLETA COMO UM MEIO DE TRANSPORTE, COM TESTES DE DESEMPENHO, AVALIAÇÕES DE ESPECIALISTAS, LANÇAMENTOS, DICAS SOBRE CICLOVIAS E ASSUNTOS AFINS.
Conheça o Programa
livre
Saúde Brasil

IMUNOTERAPIA

No Brasil, o câncer é a segunda causa de morte desde 2003, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. Estima-se que em dez anos o câncer seja a principal causa de morte no país. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), devem ocorrer 704 mil novos casos de câncer a cada ano no Brasil durante o triênio 2023-2025. Esses números tornam a doença um sério problema de saúde pública, com grande impacto social e econômico. Por isso, cada vez mais a ciência procura tratamentos que curem ou garantam a qualidade de vida dos pacientes acometidos pelo câncer. O tratamento, até então, era feito através de cirurgias, radioterapias, quimioterapias, transplantes e, em muitos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade de tratamento. A imunoterapia vem se somar a esses de tratamentos. Ela visa combater o avanço da doença pela ativação do próprio sistema imunológico do paciente. A ideia é que, com o uso de medicamentos, o organismo do indivíduo elimine a doença de forma mais eficiente e com menos toxicidade. Nesse educativo, vamos conhecer mais sobre essa modalidade de tratamento e os tipos de cânceres em que ela vem sendo utilizada.
Conheça o Programa
al
Viola, Minha Viola

RAÍZES (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca as relíquias do acervo do programa. Participam deste Viola:Zé do Rancho e Zé do Pinho, Jacó e Jacozinho, Industrial e Fazendeiro,Duo Guarujá, Deive e Dalva,Nonô e Naná e Conjunto Terra Molhada, Mogiano e Mogianinho, Galã e Granfino, Nestor e Nestorzinho, Juraci e Marcito, Duo Ciriema, Teodoro e Sampaio, Silveira e Silveirinha, Eli Silva e Zé Goiano, Zé Garoto e Timboré.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
Sr. Brasil

SR. BRASIL 248

Rolando Boldrin recebe os convidados: DONA ZAÍRA (Piracicaba - SP), MAZINHO QUEVEDO (Adamantina - SP) e ADRIELLI (Rio Claro - SP). Rolando Boldrin declama o poema "PECADO", de Lulu Benencase.
Conheça o Programa
livre
Agrocultura

AGROCULTURA - 209

O PLANTIO DE FLORESTAS SE TORNOU UMA FORÇA NO MATO GROSSO DO SUL, QUE RAPIDAMENTE CHEGOU AO TOPO DO SETOR. AS QUATRO CIDADES QUE MAIS PLANTAM EUCALIPTO NO BRASIL ESTÃO NO ESTADO. FACULDADES QUE FORMAM PROFISSIONAIS COMO ENGENHEIROS FLORESTAIS TAMBÉM CHEGARAM. O EMPREGO É GARANTIDO. DO CAFÉ, AOS VINHOS, EMBUTIDOS, QUEIJOS E MUITOS OUTROS PRODUTOS DO AGRO, O TOQUE REGIONAL FAZ SUCESSO JUNTO AO CONSUMIDOR. O TERROIR BRASIL FAZ A DIFERENÇA PARA QUEM SABE APROVEITAR A DIVERSIDADE DE SOLOS E CLIMAS QUE O PAÍS OFERECE.
Conheça o Programa
livre
TERRA BRASIL I

TERRA BRASIL I - 07 VELOZIAS GIGANTES

“Terra Brasil” é uma série documental que acompanha três viajantes, o engenheiro agrônomo Aruay Goldschmidt, o botânico Anderson Santos e a chef aventureira Mayra Abbondanza, por diversas áreas naturais do país, conhecendo e descobrindo as várias naturezas em solo brasileiro. Em vinte episódios, os três mostram paisagens naturais, áreas conservadas e a biodiversidade brasileira através de divertidas expedições na terra verde-amarela. Gravados durante um ano, os episódios contam sempre com um guia local que se torna um quarto personagem do programa, apresentando detalhes e riquezas da natureza da região a ser explorada. EPISÓDIO 7 Anderson, Mayra e Aruay conhecem o vale das velozias-gigantes, com alguns exemplares tendo mais de 600 anos. GUIA LOCAL: LEONARDO
livre
Receita de Viagem com Bel Coelho

RECEITA DE VIAGEM COM BEL COELHO - 08 - COZINHA PANTANEIRA

A carne do jacaré recém abatido pula na panela como se estivesse viva. A piranha também pode morder e machucar, mesmo depois de morta. Teria a cozinha pantaneira um toque sobrenatural? Bel Coelho mostra que a única coisa de sobrenatural ali é a sua variedade. Um dos maiores biomas do mundo, o Pantanal tem uma das mesas mais ricas e fartas do país. De pescadora a vaqueira: Bel vira cozinheira de comitiva por um dia, e mostra o resultado.
Conheça o Programa
al
BOAS PRÁTICAS (SME)

BOAS PRÁTICAS - 17

livre
Hiperconectado

HIPERCONECTADO - 43 - GATOS

Conheça o Programa
livre
My Little Pony

MY LITTLE PONY - A AMIZADE É MÁGICA - IV - 22 - TESTANDO, TESTANDO, 1, 2, 3

Rainbow Dash está se preparando para fazer a prova sobre a história dos Wonderbolts, uma prova que ela deve passar para formar parte dos reservas dos Wonderbolts. Twilight se oferece para ajudá-la a estudar, mas percebe que seus métodos tradicionais de estudo não dão certo com a Rainbow Dash.
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS XIV - UMA LEMBRANCINHA / SANDY CONTRA A TEMPESTADE

Bloco 1 Yong Bao está de partida de Sodor e todos os outros trens querem dar a ele alguma coisa especial para que se lembre deles quando voltar para a China. Thomas sugere dar para Yong Bao um grande cristal da Caverna de Cristal, mas os jovens trens acharão algo mais gentil para um adeus. Bloco 2 Um forte temporal se aproxima de Sodor quando Thomas e seus amigos estão ainda fazendo as entregas do dia. Com a agitação para finalizar o trabalho antes do apito do final, eles vão até o limite do esforço e, quando a Sandy e a Carly aparecem para ajudar, eles não dão a mínima atenção à elas. Thomas acaba quebrando e isso faz com que ele e seus companheiros percebam importância de Sandy que estava o tempo todo tentando ajudar a turma.
Conheça o Programa
livre
UM PRESENTE À PROVA DE FUTURO

a10
Repórter Eco

REPÓRTER ECO 1459

O REPÓRTER ECO DE HOJE INTEGRA A CAMPANHA DESTE ANO DA ONU QUE PROPÕE ACELERAR MUDANÇAS PARA A SOLUÇÃO DA CRISE GLOBAL DA ÁGUA E SANEAMENTO. VEJA OS TEMAS DE HOJE: O MOVIMENTO URBANO " SECURA HUMANA" CONVIDA O CIDADÃO A REFLETIR SOBRE OS RIOS E CÓRREGOS ENCOBERTOS NAS GRANDES CIDADES COMO SÃO PAULO. E, CIENTISTAS AFIRMAM QUE O CICLO DAS ÁGUAS NO PANTANAL ESTÁ SENDO ALTERADO PELO AUMENTO DA TEMPERATURA E PELA AGROPECUÁRIA.
Conheça o Programa
n
Fórmula Indy

GRANDE PRÊMIO DE DETROIT (04/06/2023)

Conheça o Programa
n
Matéria de Capa

MATÉRIA DE CAPA 453 - MULHERES NA CIÊNCIA

A ORIGEM DO RAIO- X.O ALGORITMO QUE SERVIU DE BASE PARA A CRIAÇÃO DOS COMPUTADORES.O PRIMEIRO POUSO NA LUA. SABE O QUE HÁ POR TRÁS DE TODOS ESSES AVANÇOS? MULHERES.VAMOS LEMBRAR AQUELAS QUE DESBRAVARAM O UNIVERSO DA CIÊNCIA E ABRIRAM CAMINHO PARA AS NOVAS GERAÇÕES. AS PIONEIRAS QUE SE AVENTURARAM EM UMA ÁREA ATÉ ENTÃO DOMINADA POR HOMENS E QUE FIZERAM DESCOBERTAS USADAS EM NOSSO DIA A DIA.
Conheça o Programa
livre
Café Filosófico

O RESGATE DAS MULHERES PENSADORAS - UM DEBATE

A produção intelectual das mulheres filósofas, ao longo do tempo, vêm ganhando o lugar e destaque que sempre mereceu. Um pensamento rico e complexo que, até então, estava esquecido — ou até mesmo escondido — finalmente está sendo resgatado. Entre outras, quatro filósofas contemporâneas se dedicam a esse resgate: Nastassja Pugliesi, Mariléa de Almeida, Maria Clara Dias e Carla Rodrigues. Este programa reúne momentos de importantes reflexões feitas por elas e pelo público do Café Filosófico.
Conheça o Programa
14
Brasil Jazz Sinfônica

ENCONTROS HISTÓRICOS III - 12 - MOMENTOS INÉDITOS - PARTE 4

ENCONTROS HISTÓRICOS III - 12 - MOMENTOS INÉDITOS - PARTE IV
Conheça o Programa
livre
Persona

MARIA ALICE VERGUEIRO

Conheça o Programa
14
UMA HISTÓRIA DE LOUCURA

14
Futurando

FUTURANDO - 301

Veja os destaques desta edição: - Concreto ultraleve reduz pegada de carbono do material. O concreto leve estrutural contém argila expandia, que diminui muito o peso do material. As bolinhas de argila contêm ar e ajudam até mesmo o material a flutuar. Além disso, o concreto ultraleve também consome parte do CO2 liberado na sua produção. - Mineração urbana: o futuro da construção? Uma casa abandonada é uma mina de ouro. Quase tudo pode ser reciclado. Arquitetos da Universidade Técnica de Karlsruhe estão desenvolvendo um sistema que possibilita a reciclagem completa de materiais de edifícios demolidos. É a mineração urbana contribuindo para uma indústria circular de construção. - Concreto feito com mandioca? As cinzas da casca da mandioca podem ajudar o setor da construção a ficar mais ecológico. Isso porque essas cinzas podem substituir até 50% do cimento usado para fazer concreto. - Quanto tempo uma pessoa consegue sobreviver sem comida? Ficar muito tempo sem comer pode causar danos irreversíveis ao corpo. - Como o avanço da idade prejudica os olhos? Síndrome do braço curto, catarata, esses são apenas alguns problemas nos olhos que aparecem com a velhice. E não dá para evitá-los, entenda o motivo no programa.
Conheça o Programa
livre
Camarote 21

CAMAROTE 21 - 267 - STEPHEN KING DEVERIA GANHAR O NOBEL DE LITERATURA?

Por que Stephen King, o mestre do terror, nunca ganhou um Prêmio Nobel de Literatura? Com mais de 400 milhões de exemplares vendidos, ele é um dos autores contemporâneos mais lidos - e mais ricos - do mundo. Mas Prêmio Nobel? Será que ele tem chance? Confia a opinião dos especialistas no Camarote.21 especial Stephen King.
Conheça o Programa
al
Figuras da Dança

PAULO PEDERNEIRAS

Paulo Pederneiras é diretor, iluminador e cenógrafo. Assina projetos museográficos, de iluminação de óperas e intervenções no Brasil e exterior. Iniciou-se no mundo das artes como iluminador no Grupo Trans-Forma, de Marilene Martins, em Belo Horizonte, e posteriormente, em conjunto com seus irmãos, um grupo de amigos e o apoio dos pais - que cedem a casa onde moram - tem a iniciativa de fundar um grupo de dança, surgindo assim, o Grupo Corpo. Desde o início, atua como diretor-geral e artístico do Corpo e assina diversos projetos de iluminação e cenografia, que em conjunto com as coreografias de Rodrigo Pederneiras, resultam em uma singularidade artística e brasileira.
Conheça o Programa
12
Mosaicos

A ARTE DE NELSON CAVAQUINHO

MOSAICOS – A ARTE DE NELSON CAVAQUINHO MOSAICOS – A ARTE DE NELSON CAVAQUINHO O programa é um documentário musical que traça a trajetória artística de um dos mais representativos nomes da música popular brasileira, autor de clássicos do samba, como “Folhas secas” (Nelson Cavaquinho/Guilherme de Brito), “Luz negra” (Amâncio Cardoso/Nelson Cavaquinho) e “Juízo final (Élcio Soares/Nelson Cavaquinho)”. Para relembrar momentos da carreira de Nelson Cavaquinho (1911-1986), MOSAICOS promove o encontro de três amigos do compositor: os músicos Nelson Sargento, Carlinhos Vergueiro e Eduardo Gudin. O programa também recupera as participações de Nelson Cavaquinho em programas clássicos da emissora, como o “MPB Especial” (1973) e o “Festival de Verão do Guarujá” (1980). MOSAICOS se completa com números musicais inéditos das cantoras Giana Viscardi, Ângela Evans e Dayse Cordeiro que, acompanhadas pelo grupo Ó do Borogodó, interpretam algumas das principais músicas do repertório do homenageado.
Conheça o Programa
al
Ensaio

JOÃO CARLOS MARTINS

O Programa abre com uma interpretação do hino nacional executado pelo Maestro na cerimônia da entrega da medalha da Ordem ao Mérito Cultural. Fala de todas as cirurgias que passou e do acidente que seu pai sofreu quando começou a tocar piano. Conta de seu primeiro concerto no Carnegie Hall. Fala da genialidade dos maestros Eleazar de Carvalho e Vila Lobos. Sobre sua paixão pelo futebol e pela Portuguesa Esportiva e de quando, no mesmo abo, tocou para a família Kenedy e Fidel Castro. Apresenta seu projeto social "As Bachianas Filarmônicas" e conta com a participação de Lucas Farias, um menino de 15 anos que o acompanha nos concertos.
Conheça o Programa
livre
Ensaio

JOÃO CARLOS MARTINS

O Programa abre com uma interpretação do hino nacional executado pelo Maestro na cerimônia da entrega da medalha da Ordem ao Mérito Cultural. Fala de todas as cirurgias que passou e do acidente que seu pai sofreu quando começou a tocar piano. Conta de seu primeiro concerto no Carnegie Hall. Fala da genialidade dos maestros Eleazar de Carvalho e Vila Lobos. Sobre sua paixão pelo futebol e pela Portuguesa Esportiva e de quando, no mesmo abo, tocou para a família Kenedy e Fidel Castro. Apresenta seu projeto social "As Bachianas Filarmônicas" e conta com a participação de Lucas Farias, um menino de 15 anos que o acompanha nos concertos.
Conheça o Programa
livre
OLHARES E LINGUAGENS

livre
OLHARES E LINGUAGENS

livre
História da Arte no Brasil

O SINO DO POVO E AS DIMENSÕES DA MORADA

O PROGRAMA N.4 FALA DO SURGIMENTO DAS ARTES NO PERIODO DO BRASIL COLONIA ONDE FOI ADOTADO O ESTILO BARROCO QUE INTRODUZIDO PELAS IGREJAS NO NORDESTE TEM INICIO A CONSTRUCAO DE EDIFICIOS PUBLICOS E PARTICULARES ONDE FUNCIONAVAM ALFANDEGAS,CASAS DE CAMARA A CASA DE CAMARA E CADEIA ERA SIMBOLO DAS VILAS E VILAREJOS AO LADO DA IGREJA E DO PELOURINHO E ERA TAMBEM O SEDE DA ADMINISTRACAO E DA JUSTICA NA CASA DE CAMARA E CADEIA DE CACHOEIRA QUE FOI FUNDADA EM 1798 POSSUIA UMA SINEIRA TAMBEM CHAMADA DE SINO DO POVO A CASA DE CAMARA E CADEIA ERA O CORACAO DOS CENTROS URBANOS A CASA DE CAMARA E CADEIA DE SALVADOR FUNDADA EM 1657 FOI A PRIMEIRA CONSTRUCAO DURADOURA DO BRASIL ERGUIDA NO TEMPO DO GOVERNADOR GERAL TOME DE SOUZA O SOLAR DO UNHAO FOI CONSTRUIDO POR GABRIEL SOARES DE SOUZA EM 1680 EM SALVADOR ERA UMA CASA DE ENGENHO O SOLAR DO CONDE DOS ARCOS NO RIO DE JANEIRO CONSTRUIDO EM 1819 PARA SER A RESIDENCIA DO VICE-REI MARCELO DE NORONHA E BRITO O CONDE DOS ARCOS A ARTE BARROCA EXIGIA DINHEIRO,TECNICAS E MATERIAIS ESPECIAIS COM ISSO AS CIDADES MENOS FAVORECIDAS NAO EVOLUIAM NO ESTILO ARQUITETONICO DEPOIMENTO DO PROF PEDRO MANOEL FALANDO DO ESTILO ARQUITETONICO DA CASA DO BANDEIRANTE A CAPELA DE SAO FRANCISCO XAVIER NO ENGENHO BONITO CONSTRUIDA EM NAZARE DA MATA EM PERNAMBUCO;NARRACAO MARIO LIMA
Conheça o Programa
al
História da Arte no Brasil

O SINO DO POVO E AS DIMENSÕES DA MORADA

O PROGRAMA N.4 FALA DO SURGIMENTO DAS ARTES NO PERIODO DO BRASIL COLONIA ONDE FOI ADOTADO O ESTILO BARROCO QUE INTRODUZIDO PELAS IGREJAS NO NORDESTE TEM INICIO A CONSTRUCAO DE EDIFICIOS PUBLICOS E PARTICULARES ONDE FUNCIONAVAM ALFANDEGAS,CASAS DE CAMARA A CASA DE CAMARA E CADEIA ERA SIMBOLO DAS VILAS E VILAREJOS AO LADO DA IGREJA E DO PELOURINHO E ERA TAMBEM O SEDE DA ADMINISTRACAO E DA JUSTICA NA CASA DE CAMARA E CADEIA DE CACHOEIRA QUE FOI FUNDADA EM 1798 POSSUIA UMA SINEIRA TAMBEM CHAMADA DE SINO DO POVO A CASA DE CAMARA E CADEIA ERA O CORACAO DOS CENTROS URBANOS A CASA DE CAMARA E CADEIA DE SALVADOR FUNDADA EM 1657 FOI A PRIMEIRA CONSTRUCAO DURADOURA DO BRASIL ERGUIDA NO TEMPO DO GOVERNADOR GERAL TOME DE SOUZA O SOLAR DO UNHAO FOI CONSTRUIDO POR GABRIEL SOARES DE SOUZA EM 1680 EM SALVADOR ERA UMA CASA DE ENGENHO O SOLAR DO CONDE DOS ARCOS NO RIO DE JANEIRO CONSTRUIDO EM 1819 PARA SER A RESIDENCIA DO VICE-REI MARCELO DE NORONHA E BRITO O CONDE DOS ARCOS A ARTE BARROCA EXIGIA DINHEIRO,TECNICAS E MATERIAIS ESPECIAIS COM ISSO AS CIDADES MENOS FAVORECIDAS NAO EVOLUIAM NO ESTILO ARQUITETONICO DEPOIMENTO DO PROF PEDRO MANOEL FALANDO DO ESTILO ARQUITETONICO DA CASA DO BANDEIRANTE A CAPELA DE SAO FRANCISCO XAVIER NO ENGENHO BONITO CONSTRUIDA EM NAZARE DA MATA EM PERNAMBUCO;NARRACAO MARIO LIMA
Conheça o Programa
al