Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 06 de Outubro

Viola, Minha Viola

GRANDES COMPOSITORES: PARAÍSO (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira de Paraíso, com a participação da dupla Mococa e Paraíso para falar sobre suas composições. Participaram do programa os músicos: Zé do cedro e João do Pinho, João Mulato e Douradinho, Goiano e Paranaense, Craveiro e Cravinho, Pardinho, Liu e Léu, Otávio Augsto e Gabriel, Cezar e Paulinho, Lourenço e Lourival, Duo Glacial.
Conheça o Programa
livre
GIRO BRASIL

45 - VALE DOS ENCANTOS II

O Giro Brasil de hoje apresenta a segunda parte do especial Encantos do Sul. Em Jaraguá do Sul, iniciamos nossa jornada pelo Orquidário e Cactário Lindemann, onde fomos recebidos pelo maior colecionista de plantas de Santa Catarina, Sr. Jean Carlo Lindemann. Júlio Cesar da Silva compartilha detalhes sobre a história da Cervejaria Maestro, que já tem 10 anos de existência. Visitamos também o Museu WEG de Ciência e Tecnologia e seguimos para o Santuário de Fátima, construído na década de 1970. Ainda no campo religioso, ao subir o Morro da Boa Vista, conhecemos a Chiesetta Alpina, fundada em 2011, que celebra os 150 anos da imigração italiana. Nossa visita continua no Parque Walwee, inaugurado em 1978, o maior parque de Santa Catarina, que destaca a importância da preservação ambiental e abriga um centro cultural com uma exposição de arte a céu aberto. Além disso, experimentamos a deliciosa gastronomia típica alemã no restaurante General Küster, localizado no parque. Na cidade de Corupá, conhecida como a capital da banana e cercada por cachoeiras, visitamos o Seminário, fundado em 1932. O programa destaca sua arquitetura em estilo gótico-romano e a ala anexada em estilo greco-romano. O local, que era um instituto para seminaristas, foi transformado em uma hospedagem e hoje abriga o primeiro museu do estado, o Museu Irmão Luiz Gaetner, com exposições de arte sacra, taxidermia e a história do fundador.
al
PLANETA TURISMO III

PLANETA TURISMO III - 17

al
Missa de Aparecida
Conheça o Programa
al
Balaio

BALAIO - 07 - ZÉ GERALDO / TIÊ

Além de música boa e papos imemoráveis, o Balaio também é lugar pra poesia… Falando em poesia, nosso primeiro convidado dessa semana é Zé Geraldo, o homem que transforma o cotidiano em poesia musicada! Pra compor nosso time de convidados trouxemos uma das vozes femininas do que pode ser chamado de folk romântico, estamos falando da cantora Tiê. No bate papo com essa dupla que é sinônimo de sensibilidade, sentimento e emoção, nossos apresentadores Renato Teixeira e Chico Teixeira falaram sobre a histórias de músicas como Senhorita, Romaria, A Noite, Cidadão, enfim, um verdadeiro desfile de sucessos que com certeza fazem parte de algum momento da vida do pessoal de casa. Mas a conversa não ficou só no musical não, Chico e Tiê, falaram sobre nomes de crianças, já que tanto Tiê quanto Chico os dois estavam prestes a receberem seus filhos nesse mundo. Tem a avó de Tiê, a atriz Vida Alves, protagonista do primeiro beijo na tv brasileira, As grandes parcerias como Tiê com Rita Wainer, Zé Geraldo e Lúcio Barbosa, aliás, Zé Geraldo e Renato Teixeira, mais do que parceiros, são verdadeiros irmãos nesse universo mágico da música. Então, como cantaria Tiê, “palavras não bastam” para descrever o Balaio desse domingo! Bora assistir! Domingo, 9 da manhã, na Tv Cultura!
Conheça o Programa
livre
Agrocultura

AGROCULTURA - 279

Conheça o Programa
livre
BRASIL, MOSTRA A TUA CARA!

ISABEL FILLARDIS

A PRIMEIRA A MOSTRAR A CARA PARA O BRASIL É ISABEL FILLARDIS. ATRIZ E CANTORA QUE ESTÁ CELEBRANDO TRINTA ANOS DE CARREIRA. DE VOLTA ÀS NOVELAS APÓS UM PERÍODO LONGE DAS TELAS, ENFRENTOU ALGUNS DESAFIOS NA VIDA PESSOAL. ELA SEMPRE FOI BOA DE BRIGA. E PELAS MELHORES CAUSAS. E É ESSE LADO DELA, ATUANTE INCANSÁVEL NO TERCEIRO SETOR, QUE NÓS VAMOS CONHECER MELHOR. PREOCUPADA COM A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, FUNDOU A ONG “DOE SEU LIXO”, QUE SE TORNOU REFERÊNCIA EM RECICLAGEM. E TAMBÉM FUNDOU A ORGANIZAÇÃO “FORÇA DO BEM”, QUE REÚNE O PRIMEIRO BANCO DE DADOS COM INFORMAÇÕES SOBRE DOENÇAS RARAS NO PAÍS.
livre
Asas e Histórias

ASAS E HISTÓRIAS - 60 - DASSAULT RAFALE

Conheça o Programa
livre
BOAS PRÁTICAS (SME) II

BOAS PRÁTICAS II - 40

livre
Bundesliga - Campeonato Alemão

EINTRACHT FRANKFURT X BAYERN DE MUNIQUE (06/10/2024)

Conheça o Programa
livre
PJ Masks

CORUJITA E A "CORUJA PARA DOAR"

A ESTÁTUA DE CORUJA DA CORUJITA É ROUBADA PELA GAROTA LUNAR PARA DECORAR SUA NOVA SEDE. SE CORUJITA NÃO APRENDER QUE É MELHOR DAR DO QUE RECEBER, MENINO GATO E LAGARTIXO PODERÃO FICAR PRESOS.
Conheça o Programa
livre
Octonautas

13- OCTONAUTAS E AS REMIPÉDIAS

Quando Shellington se vê perdido em uma caverna submarina escura, ele recebe uma ajuda inesperada de um grupo de Remipédias cegas, uma classe de crustáceos. Essas criaturas fascinantes, que têm sido encontradas apenas em cavernas submarinas, revelam-se aliadas surpreendentes para Shellington. Apesar de seu tamanho relativamente pequeno, com o maior indivíduo encontrado medindo apenas cerca de 4 cm de comprimento, sua presença se torna crucial para ajudá-lo a superar os desafios na escuridão das profundezas do oceano.
Conheça o Programa
al
44 GATOS

44 GATOS - 24 - UM VERDADEIRO CAMPEÃO

Lampo quer participar das gato olimpíadas e está praticando exercícios logo de manhã. Mas ele tem vários estágios a cumprir para se preparar para os jogos. Mas seus amigos vão ajudá-lo. No dia da prova, Lampo compete com o campeão de todos os anos, o gato Olímpio, mas na última prova deixa de completar a sua para ajudar o gato. Quer é o verdadeiro campeão da goto olimpíada?
al
Bluey

13 - TÁXI / A PRAIA

Sinopse da Série Bluey é uma adorável e incansável menina de seis anos que vive com seus pais e sua irmãzinha de quarto anos, chamada Bingo. Ela adora brincar com a sua família e a vizinhança dentro do seu mundo e seus jogos. Sinopse Bloco 1 - Táxi Bluey está trabalhando como taxista e seu primeiro passageiro é um estressado homem de negócios, seu pai. Mas quando eles se deparam com um atraso inesperado, chegar ao aeroporto na hora é mais fácil dizer do que fazer. Sinopse Bloco 2 - A Praia Quando a mamãe vai caminhar sozinha na praia, Bluey corre para alcançá-la a fim de mostrar a concha que encontrou. Ao longo do caminho, ela tem uma série de encontros que excitam e a testam, pois ela tem sua própria aventura ao longo da costa.
Conheça o Programa
al
MAR BRASIL II

MAR BRASIL II - 04 - GIGANTES AMEAÇADOS

Quanto vale uma baleia viva nadando pelo litoral? Neste episódio, Luciano Candisani revela a importância econômica e ambiental da conservação das espécies para a manutenção do equilíbrio sócio-ambiental e para a qualidade de vida de todos.
al
Prelúdio

PRELÚDIO 2024 - 2ª ELIMINATÓRIA

Conheça o Programa
livre
De Olho no Voto

ELEIÇÕES 2024 - 1º TURNO

Conheça o Programa
livre
Café Filosófico

O AMOR AINDA É POSSÍVEL NA VELOCIDADE 5G?

Conheça o Programa
livre
Brasil Jazz Sinfônica

TEATRO B32 - MELHORES MOMENTOS - 01

Conheça o Programa
livre
Persona

EMILIANO QUEIROZ

Persona é um programa de entrevista focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira, cinema, música, dança e artes plásticas. Apresentado por Atilio Bari e Christine Maksud, são exibidos diversos depoimentos de pessoas ligadas a carreira do entrevistado.
Conheça o Programa
14
CRISÁLIDA

CRISÁLIDA - 01 - OS SURDOS TAMBÉM AMAM

Você namoraria uma pessoa surda? Já pensou nas barreiras que enfrentaria para se comunicar e amadurecer o relacionamento? Este é o principal desafio de Jaks e Morgana. Ele, negro e ouvinte. Ela, branca e surda. Os pais dele não aceitam o namoro. Os amigos surdos dela desprezam o jovem. Na narrativa paralela, o intérprete de Libras Bruno é chamado para trabalhar no Tribunal de Justiça com o advogado Abelardo, que descobre nas baladas da Drag Queen surda Hanna Diva, a possibilidade de encontrar informações sobre seu cliente, o réu surdo Antônio. Os conflitos entre Jaks e Morgana aumentam até que Bruno se vê em meio a delicada tarefa de mediar uma discussão definitiva entre o casal. Será possível superar preconceitos e seguir em frente?
12
O GATO DO RABINO

12
Futurando

FUTURANDO - 367

Veja nesta edição: - O ferro poderia ser o combustível do futuro? - Os painéis de energia solar fotovoltaica são bem conhecidos. Mas existe outra tecnologia, quase esquecida, capaz de transformar radiação solar em eletricidade, a chamada: energia solar concentrada (CSP). Esse sistema consegue armazenar o calor por longos períodos e produzir energia durante a noite, quando os painéis solares comuns ficam ociosos. Será que é hora de um retorno da CSP? - O iodo pode ser usado como combustível para foguetes? - Startup alemã prepara a construção de uma turbina eólica de tamanho recorde com 300 metros de altura.
Conheça o Programa
al
Camarote 21

CAMAROTE 21 - 331

O ataque terrorista do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023 e o subsequente bombardeio da Faixa de Gaza pelo Exército israelense provocaram divisões não só no mundo político, mas também na cena cultural mundo afora. Eventos foram cancelados, artistas judeus e palestinos se sentem estigmatizados. Como lidar com opiniões tão diferentes e acabar com a polarização das ideias?
Conheça o Programa
a12
MINIDocs

BRUNA MORAES

A artista mais jovem da temporada arrebata qualquer um com a força de sua voz e a consistência de suas composições. Nos encantando também com a maturidade em sua entrevista.
Conheça o Programa
livre
Figuras da Dança

JANICE VIEIRA

Coreografa, bailarina, professora de danca e acordeonista, Janice Vieira nasceu em Lutecia (SP), e construiu sua trajetoria de 60 anos de carreira permeada pela música, a danca, e o teatro. Aos nove anos, comecou a estudar acordeon na cidade de Itapetininga (SP). Posteriormente, aos treze anos, mudou-se para Sorocaba e deu início aos estudos em balé clássico com Zelia Gentil. Em 1958, tornou-se aluna de Maria Olenewa, período em que criou sua escola de danca; o Studio de Danca Janice Vieira. A partir do encontro com Maria Duschenes, na decada de 60, passou a inserir aulas de danca moderna na metodologia de sua escola. No final da década de 60, Janice cria o Grupo de Danca Expressiva Folclorica, em Sorocaba, influenciada pela movimentacão da capoeira. No início dos anos 70, cria o Grupo Pro-Posicão Balé-Teatro, pioneiro na incorporacão do conceito de danca-teatro no Brasil. Entre os principais trabalhos do grupo, destacam-se Boiacão (1976), Silencio dos Pássaros (1978) e Sacrário (1978). Cria em parceria com a filha Andréia Nhhur, o solo Swan (2006), e as obras O cisne, minha mãe e eu (2008), LinhaGens (2009), além da obra Vis-a-Vis (2012).
Conheça o Programa
14
Mosaicos

A ARTE DE JORGE BEN JOR

MOSAICOS – A ARTE DE JORGE BEN JOR Documentário musical revê a trajetória do artista e traz participações de Bebeto, Nereu, SambaSonics, Farufyno, Rappin Hood e Placa Luminosa. O documentário musical – dirigido por Nico Prado e com narração de Rolando Boldrin – mescla imagens de acervo com gravações inéditas e traz as participações especiais dos compositores. Do arquivo da TV Cultura, “Mosaicos – A Arte de Jorge Ben Jor” recupera imagens do rei do samba rock em programas históricos da emissora, como "Especial Jorge Ben" (1970), “MPB Especial” (1972), "Ensaio" (1991), "Bem Brasil" (1996), etc... Bebeto e Nereu fazem interpretações de músicas como "Chove Chuva" e Mas, Que Nada", além de darem seus depoimentos. SambaSonics, Farufyno, Rappin Hood e Placa Luminosa fazem suas releituras de clássicos como "Umbabarauma", "Minha Menina" e "Zumbi". O programa ainda conta com uma compilação de diversos artistas cantando "Mas, Que Nada"
Conheça o Programa
al
Ensaio

NICOLAS KRASSIK E MESTRINHO

Neste encontro inusitado entre violino e Sanfona, dois grandes gênios musicais se encontram no Ensaio dessa semana. Um saiu de Paris e o outro de Itabaiana em Sergipe. Nesta edição eles contam histórias de vida e como acabaram se encontrando. Estão lançando um CD com grandes clássicos da MPB e músicas autorais. Esse programa é um grande presente para quem aprecia uma boa musica instrumental brasileira.
Conheça o Programa
livre
Cultura Memória

DUAS AGUAS

DUAS AGUAS CONTEM ENTREVISTAS EXCLUSIVAS E INEDITAS COM O POETA, EM VARIAS EPOCAS DE SUA VIDA, E COM VARIOS DE SEUS AMIGOS. DEPOIMENTOS DE ARIANO SUASSUNA, DO CERAMISTA FRAN- CISCO BRENNAND, DO IRMAO MAIS VELHO DO POETA, VIRGINIO CA- BRAL DE MELO NETO, DO PROFESSOR E ENSAISTA JOAO ALEXANDRE BARBOSA, UM DOS PRINCIPAIS ESTUDIOSOS DA OBRA DE JOAO CABRAL DOS POETAS AUGUSTO E HAROLDO DE CAMPOS E DECIO PIGNATARI. A IDEIA DO TITULO DO DOCUMENTARIO, DUAS AGUAS, QUE NORTEIA TODO O DOCUMENTARIO, SURGIU EM FUNCAO DO LIVRO DE POESIAS REUNIDAS, DE 1956, QUE LEVAVA O MESMO TITULO. NESTE LIVRO. JOAO CABRAL DIVIDIA SUA OBRA EM DOIS MODULOS DISTINTOS: UMA AGUA CONSTRUTIVA, FEITA PARA POETAS, E OUTRA PARTICIPANTE. SEGUNDO DECIO PIGNATARI, "ELE SUSTENTA UMA ENORME CRISE, UM DEBATE QUE NUNCA SE RESOLVE ENTRE OBRA DE ARTE EM SI E A OBRA DE ARTE ENQUANTO INSTRUMENTO DE MELHORAMENTO E APERFEI- COAMENTO SOCIAL". A PRIMEIRA AGUA SERIA FORMADA PELOS POEMAS EXPERIMENTTAIS, ARQUITETONICOS, FEITOS PARA POETAS E QUE VERSAM SOBRE O PRO- PRIO FAZER POETICO. CARACTERISTICA PRINCIPAL DE LIVROS COMO "O ENGENHEIRO E PSICOLOGIA DA COMPOSICAO". A AGUA PARTICIPAN TE ESTA MAIS VOLTADA PARA A PROBLEMATICA SOCIAL DO HOMEM DO NORDESTE EM COBRAS COMO "MORTE E VIDA SEVERINA", "O CAO SEM PLUMAS". O ROTEIRO DE DUAS AGUAS AMPLIA O CONCEITO DIALETICO DA SOFIS TICADA POESIA DE JOAO CABRAL, MOSTRANDO QUE ESSAS DUAS AGUAS NAO SAO ESTANQUES, MAS INTEGRADOS E CONFLITANTES. E TAMBEM QUE SUA OBRA E FEITA DE ENCONTROS E TENSOES. ENCONTRO DOS RIOS PERNAMBUCANOS BEBERIBE E CAPIBARIBE; ENCONTRO DESSES RIOS COM O MAR; ENCONTROS DO LITORAL COM O SERTAO E TAMBEM DE SUAS CIDADES E PAISES DISTINTOS SEVILHA, NA ESPANHA E RECIFE, EM PERNAMBUCO. DIVIDIDO EM TRES BLOCOS, O DOCUMENTARIO SEGUE A LINHA ESTRU- TURAL DO LIVRO "A EDUCACAO PELA PEDRA" DE 1996. AS SUBDIVI- SOES TRAZEM POEMAS CURTOS SOBRE PERNAMBUCO, POEMAS CURTOS SOBRE O QUE NAO E PERNAMBUCO E OS POEMAS LONGOS SOBRE O QUE E PERNAMBUCO E O QUE E RESPECTIVAMENTE. NAS SUBDIVISOES DE POEMAS SOBRE O QUE E PERNAMBUCO, ENTRAM POEMAS SOBRE SEVILHA E AQUELES DE INFLUENCIA ESPANHOLA.
Conheça o Programa
livre