Grade de Programação
Sábado, 07 de Janeiro
ESTAÇÃO LIVRE - MULHERES TRANSFORMADORAS
Essa semana o Estação Livre embarca na passagem da estrela Viola Davis no Brasil para falar de mulheres, que como ela, têm o poder de transformar a vida de outras pessoas. Fomos buscar histórias inspiradoras de mulheres que dedicam seu tempo e seus esforços no intuito de ajudar outras pessoas. E para conversar no estúdio, trouxemos duas transformadoras, de diferentes gerações, para dar as diferentes perspectivas sobre o poder do feminino na nossa sociedade.
Convidados: Lenny Blue de Oliveira (advogada e uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado) e Merllin de Souza (fisioterapeuta e cientista)
Lenny Blue de Oliveira
https://revistaeletronica.oabrj.org.br/?autor=lenny-blue-de-oliveira
Merllin de Souza
https://www.youtube.com/watch?v=PmCjrvCgZMI
Reportagens:
• VT A Mulher Rei
Recentemente foi lançado no Brasil o filme "A Mulher-Rei", que conta a história das Agojie, um grupo de mulheres guerreiras que protegem um reino africano no século 19. O filme é protagonizado e produzido pela estrela Viola Davis e Cris Guterres foi uma das pessoas que teve a oportunidade de entrevista-la pessoalmente. Duas mulheres, negras retintas, falando sobre o poder do protagonismo das mulheres negras.
• VT Fayda Belo
Ainda com o gancho da presença de Viola Davis no Brasil, vamos mostrar uma advogada que tem sido comparada à personagem Annalise Keating, que a atriz interpreta na série "How to Get Away with Murder"... Ela virou hit na internet com vídeos que usam linguagem simples para explicar como as pessoas devem agir quando vivem ou presenciam situações de homofobia, racismo, abuso infantil e violência contra mulher. Com mais de 1 milhão e meio de seguidores, ou crimelovers, como ela diz, a advogada criminalista Fayda Belo desfruta do merecido reconhecimento.
• VT Rolê de Pretas
Do isolamento na pandemia surgiu a vontade de sair, fazer passeios culturais na companhia de mulheres com interesses plurais que agregassem suas experiências... Assim nasceu o Rolê de Pretas, um aquilombamento cheio de acolhimento, afeto e respeito... Para o grupo, mais do que diversão, o rolê é um manifesto político, já que reunir mulheres negras com o objetivo de serem simplesmente felizes, é por si só um ato revolucionário.
• VT Feminismos Plurais
Idealizadora da coleção de livros Feminismos Plurais, a filósofa Djamila Ribeiro inaugurou um espaço de mesmo nome, em São Paulo. A ideia é acolher mulheres socialmente vulneráveis com atendimento psicológico, suporte jurídico e formação intelectual. Tudo de graça!
• VT Ateliê Trucss
Sabemos o quanto as mulheres trans sofrem na nossa sociedade: discriminação, rejeição na própria família, falta de oportunidade de emprego, problemas na vida afetiva. Mas você já pensou nas dificuldades que elas enfrentam em relação à falta de opções para roupas íntimas? Pois uma enfermeira, mulher cis, lançou seu olhar para essa comunidade, criando um produto inovador.
• VT Vidas Carcerárias Importam
A bailarina Bárbara Querino passou por maus momentos quando foi acusada de roubo e passou mais de um ano encarcerada.... Inocentada das acusações, Bárbara se tornou uma militante na causa. Criou a campanha Vidas Carcerárias Importam, que arrecada recursos para enviar itens básicos para pessoas presas no estado de São Paulo.
• VT Mulheres Gamers
O mundo dos games tem se tornado cada dia mais evidente... E de acordo com a pesquisa Gamer Brasil, as mulheres já são a maioria do público de jogos eletrônicos no país.... Nós fomos até Curitiba, conversar com a Nayu Chan, streamer que tem bastante visibilidade no mundo do e-sport.
AVÓ DE MIL E UMA UTILIDADES (REMASTERIZADO)
EP. 11 - BETO E ÊNIO NA IDADE DA PEDRA
Os homens das cavernas Beto e Ênio inventam várias coisas com pedras enquanto tentam construir uma casa para seu dinossauro de estimação, Spot.
EP. 04 - UM OVO NO NINHO
SUSANA TENTA SUBIR NUMA ÁRVORE PARA PODER DEVOLVER UM OVO QUE CAIU DO NINHO. COM A AJUDA DE ABBY E LOLA, AS TRÊS TRABALHAM EM EQUIPE PARA LEVAR O OVO DE VOLTA AO NINHO.
SUPER GROVER 2.0 - LIMONADA
No meio de uma floresta nevada, algumas criaturas montaram uma barraca de limonada. O primeiro cliente chega, mas a limonada não sai da jarra. Super Grover 2.0 voa para ajudar o grupo de amigos a enfim tomar a limonada.
THE FURCHESTER II - 13 - FLORESCER
Hóspedes ansiosos se reuniram no Hotel Furchester para ver a bela folhagem da Srta. Flora. Só há um problema: ela não consegue florescer.
ESCOLA DE FADAS DA ABBY - A SUPER FADA
Durante o período de escolha na Escola Voadora de Fadas, Blogg e Gonnigan decidem construir a torre de blocos mais alta de todos os tempos, enquanto Abby vai brincar de jogos de matemática com seu super-herói favorito, a Super Fada. A nova amiga de Abby tenta fazer com que Blogg e Gonnigan se juntem a elas, mas eles só estão interessados em construir os blocos. Super Fada então irá tentar achar uma solução para cativar a amizades deles também!
06 - OBJETOS DE CENA
Abby e Come-Come criam objetos de cena para encenarem a história que inventaram juntos. Eles fazem isso de forma simples e divertida, reciclando materiais e dando novos usos a objetos que encontram pela casa.
SUPERPOPULAÇÃO EM MIM
Aventuras de Amí é uma série desenvolvida pela Lanterninha Produções que retrata o difícil e delicioso processo de crescimento das crianças abordando os ritos de passagem e a dificuldade em lidar com novas responsabilidades. A série tem como premissa que através da imaginação é possível resolver os desafios, transformando o mundo que nos cerca em um lugar mais divertido e aventureiro.
Trata-se de uma série de animação infantil que conjuga elementos dos gêneros de aventura e fantasia. Como o próprio título indica, a série conta as aventuras de Amí, uma garota de 8 anos, criativa e inquieta, que junto a seu cachorro Balú e seu amigo Tim inventa outras realidades a partir do mundo que a rodeia. Agora vivendo uma nova fase da sua infância, Amí não quer mais ser tratada como uma criança pequena, e sim como uma garota que pode assumir responsabilidades. Mas, toda vez que Amí precisa cumprir uma tarefa, ela entra em conflito entre cumpri-la ou deixá-la para mais tarde. Nessa tentativa de ser mais responsável, Amí acaba demonstrando que é ainda uma criança ingênua e lúdica, inventando mundos e transformando os novos desafios em verdadeiras aventuras. Assim ela constrói, junto com seus amigos, um imaginário subjetivo que dá as brincadeiras um colorido mais divertido.
A série funciona com um enredo padrão: em todos os episódios, Amí recebe tarefas dos adultos que a cercam – como a mãe, o professor de capoeira ou a professora da escola. Mas, toda vez que recebe uma tarefa, ela se perde no meio do caminho em seus devaneios, criando novos mundos onde vive aventuras arriscadas, sempre acompanhada de seus parceiros inseparáveis: Balú e Tim. Para sair dessas enrascadas, Ami e seus amigos precisam empreender um esforço de concentração e lembrar de algo que aprenderam no mundo real para resolver o desafio na fantasia. Coisas como um passe de capoeira para escapar de um polvo imaginário; ou a memória de que formigas não gostam de cravo para espantá-las em meio a um ataque de guerreiros-formiga gigantes. Neste processo, os personagens acabam aprendendo um pouquinho mais sobre si mesmos, conseguindo, assim, escapar do perigo, voltar para casa e concluir a tarefa inicial.
Ep. 03: Tentando preservar sua colônia de micróbios, Amí enrola a mãe para não tomar banho e uma revolta começa a surgir sobre a sua própria pele.
THOMAS XIV - O SINO DA SORTE DE PERCY/ A CARGA DE AREIA DA SANDY
Bloco 1:
Thomas está nervoso para fazer uma entrega nas minas, então Percy generosamente empresta o seu sino da sorte para ele levar. Entretanto, Thomas é descuidado com o sino e ele cai na mina. Ele tenta consertar a perda, mas Thomas precisará resolver seu erro antes que seus amigos o ajudem a pegar o sino de volta.
Bloco 2:
Quando Sandy descobre sobre um envio massivo de areia que precisa ser entregue, ela está determinada a ajudar. Mas o tamanho dela significa que ela não pode ajudar Thomas com a areia, então ela acha outro jeito de ajuda-lo. Pelo caminho, Sandy acidentalmente molha a entrega de areia de Thomas, transformando em lama e tornando impossível de subir a montanha sem derramar nada. Entretanto, Sandy está determinada a ajudar Thomas a completar sua entrega arenosa.
Conheça o Programa
VAMP DUDA
No meio de um acampamento noturno, Duda conta a história de quando trabalhou de babá para uma família de morcegos muito sinistra. Ela teve que cuidar dos filhos do casal por toda a noite, mas estranhou seus hábitos alimentares.
Conheça o Programa
05 - CAVALINHO / HOTEL
Sinopse da Série
Bluey é uma adorável e incansável menina de seis anos que vive com seu pai, mãe e irmã de quatro anos, chamada Bingo. Bluey adora brincar com sua família e todos os vizinhos dentro do seu mundo de brincadeiras e jogos.
Sinopse parte 1 – Cavalinho
Com a mãe e a tia, Bluey e Bingo fazem o pai e o tio brincar de corrida de cavalos. Mas Socks pega o brinquedo favorito de Bluey e não quer devolver. Ela tem que encontrar uma maneira de recuperar de volta.
Sinopse parte 2 – Hotel
Os pais de Bluey e Bingo brincam de hotel com elas. O pai é um hóspede exigente e quer um quarto sossegado para poder trabalhar em paz. Bluey está fazendo tudo para agradá-lo, mas Bingo começa a ter um comportamento de doidinha e Bluey fica em maus lençóis com seu hóspede.
Conheça o Programa
EP. 05 - OS TRÊS SOPRINHOS
O LOBINHO MAU, FILHO DO LOBO MAU, PEDE AJUDA PARA MANU: É MUITO FRAQUINHO E TEM MUITOS PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS PARA SOPRAR A CASA DOS PORQUINHOS. SEMPRE COM O NARIZ TAMPADO E ALÉRGICO A FLORES, ELE NUNCA CONSEGUIRÁ O RESPEITO DE SEU PAI.
Conheça o Programa
OS NAMORADOS
A Denise diz que viu o Cebolinha e a Magali se beijando e começa a espalhar para todo mundo que eles estão namorando. Em pouco tempo o ciumes toma conta da turminha do bairro do Limoeiro entra em pé de guerra e a bagunça toma conta geral.
Conheça o Programa
PERDIDOS NO MEIO DO QUARTO
Cascão e Cebolinha estão se divertindo no quarto do Cascão quando eles percebem que a bagunça é tanta que eles não conseguem achar a saida. Ao começarem a procurar a porta, eles acabam encontrando um desconhecido mundo de aventuras e mais uma coisinha: O seu amigo Xaveco. Será que eles vão conseguir escapar dessa?
Conheça o Programa
EP. 06 - GUGA STROETER - QUAL É A DA INSPIRAÇÃO?
Sinopse programa: Dj Cão e a Loja de Discos - 1º temporada
Target: 07 a 11 anos
13 epsódios
Produção TV Rá Tim Bum! Série em live action, muppets e animação 2D
DJ Cão é um Bigou pré-adolescente, que curte música! Um aprendiz de Dj que gosta de ouvir, pesquisar e fazer música.
Adora descobrir novos estilos, artistas, tecnologias e curiosidades do meio musical, enfim... Tudo que envolve o som! Ele tem um tio muito descolado, o Tio Pug Vinil, que DJ Cão admira, ainda mais porque o tio tem uma loja de discos, a Caninus Records! Nas férias DJ Cão irá passar os dias ajudando o tio na loja, e essa loja é muito bem frequentada, só cola o biscoito fino da música! E é aí que o DJ Cão conhece muita gente interessante e aprende mil histórias que ele nunca sequer imaginou
Episódio 06 – Guga Stroeter – Qual é a da inspiração?
Guga Stroeter visita a Caninus Records pois está em busca de discos de Duke Ellington e de Dizzy Gillespie para se inspirar. DJ Cão está animado com o festival de música que vai rolar em sua escola.
Guga conta que dirige uma orquestra de jazz chamada Heartbreakers. Ele e DJ Cão conversam sobre esse ritmo, o improviso e a inspiração na hora de tocar. Eles veem vídeos da orquestra HB na Internet.
DJ Cão conta sobre um amigo da escola de quem os colegas tiram sarro por copiar James Brown. Guga explica que na música é natural que um artista use o outro como referência, é assim que a arte evolui. Mostra, por exemplo, que Michael Jackson também se inspirava em James Brown e em outros artistas. Com a conversa, DJ Cão tem a ideia de que cada banda toque inspirada em um ídolo no festival da escola.
Guga põe um disco de jazz para tocar e enquanto ele dança, DJ Cão viaja. Quando a música acaba, Guga separa os discos que vai levar e promete voltar para buscar outros vinis que deixou encomendados com o Pug Vinil.
Perfil: Guga Stroeter é músico, toca vibrafone e trabalha como produtor de eventos culturais, trilhas e CDs. Estudou harmonia, improvisação, jazz e prática de banda. Em 1987 formou com ex-colegas de escola o quinteto de jazz “Nouvelle Cuisine”, com o qual recebeu o prêmio APCA de “Revelação do Ano” na categoria “Música Popular”. No mesmo ano, fundou a Orquestra Heartbreakers, que toca repertório composto e dirigido por ele. Já acompanhou artistas como Dorival Caymmi, Marília Pera e Ney Matogrosso. Já gravou com Elba Ramalho e Rita Lee e trabalhou como arranjador e instrumentista para Cauby Peixoto, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Zizi Possi (entre outros). Além disso, Guga também desenvolve carreira literária, escrevendo artigos, peças de teatro, romances e poesia. Com tantos trabalhos inspiradores, ninguém melhor para falar sobre referências para o DJ Cão e levar o jazz à Caninus Records.
PGM 9 - YOGA COM BICHOS
Era uma vez... É assim que as histórias começam, mas com o João e a Rosa é diferente. Eles contam histórias ensinando Yoga para criançada de uma maneira descontraída e deliciosa. “Yoga com Histórias" - um programa para toda família.
eP. 09 - COMPETIÇÃO E COOPERAÇÃO
História: YOGA COM OS BICHOS
Livro: YOGA COM OS BICHOS
Editora:YOGA COM HISTÓRIAS
O CARRO NOVO/ NEVE/ A FILMADORA DO PAPAI
O CARRO NOVO
Peppa e sua família estão indo passear de carro. De repente seu carro quebra e tem que ir para a garagem do Vovô Cão para ser reparado. Enquanto seu carro é arrumado, eles pegam emprestado um carro novo do Vovô Cão. O novo carro tem muitos botões para apartar. Um botão faz com que o teto abaixe. Um botão faz com que as janelas subam. E um botão solta um esguicho de água direto no rosto do Papai Pig!
NEVE
Está nevando hoje. Peppa e George devem usar seus chapéus, cachecóis e luvas. Eles se divertem muito brincando na neve, fazendo pegadas e arremessando bolas de neve. Em seguida, eles montam um boneco de neve com seu próprio chapéu, cachecol e luvas .
A FILMADORA DO PAPAI
Papai Porco recebe uma nova câmera de vídeo. Primeiro, Peppa mostra-lhe como ligá-la, e , em seguida, ele grava Peppa. Todos riem quando vêem Peppa na TV. Peppa , George e Mamãe fazem um filme apenas para o papai. George faz um rugido de dinossauro muito alto e Peppa finge ser Papai Pig.
Conheça o Programa
MY LITTLE PONY - A AMIZADE É MÁGICA - II - 15 - O ESPREMEDOR DA CIDRA SUPER VELOZ 6.000
O futuro dos Sweet Apple Acres está em perigo quando as Maçãs desafiam os irmãos Flim Flam para um Concurso de Fazer Cidra. O vencedor leva a fazenda!
Conheça o Programa
AVÓ DE MIL E UMA UTILIDADES (REMASTERIZADO)
O DENTE DE LEITE
EP28 - O DENTE DE LEITE - Mika acaba de perder seu primeiro dente de leite, mas não sabe o que fazer com ele. Juntamente com Blablá, Mika vai descobrir as diversas lendas sobre o que fazer com os dentes de leite que caem.
Conheça o Programa
CÂMARA VIVA - 63
01 - OS CHOCOLIX CHEGAM À CHOCOLÂNDIA
A FAMÍLIA CHOCOLIX ACABA DE SE MUDAR DO REINO DE CHOCOLINDO PARA O REINO DA CHOCOLÂNDIA. OS PAIS ESTÃO FELIZES COM A MUDANÇA, MAS SEUS FILHOS, CHOCOMARK E CHOCOLINY, SE SENTEM INSEGUROS. CHOCOMARK, POR CONTA DOS CRISPIES QUE TEM NO ROSTO, TEME SER EXCLUÍDO PELOS NOVOS COLEGAS DE CLASSE. NO ENTANTO, AS DIFERENÇAS SÃO SUPERADAS E TODOS APRENDEM A CONVIVER UNS COM OS OUTROS EM UM AMBIENTE ACOLHEDOR.
Conheça o Programa
ERA UMA VEZ UMA SEMENTE
Biel constrói uma super máquina de comer frutas feita com galhos, cipós, sementes, etc. Enquanto as corujinhas brincam, a Mamãe Coruja alerta para terem cuidado com as suas orquídeas no final do galho. Biel sem querer quebra uma florzinha, mas, envergonhado, esconde das irmãs o ocorrido. Logo saem pela floresta em busca de sementes maiores para usarem na máquina de comer frutas. Surge um esquilinho agitado em busca de suas sementes enterradas. Bubu sugere irem colher framboesas. Aparece uma raposa cheia de flores em seus pelos, trazidas do campo de alfazemas, e depois uma joaninha explica as partes de uma planta e o processo para o seu desenvolvimento. De volta ao ninho, Biel conta para a Mamãe o que aconteceu com a orquídea e ela imediatamente o desculpa, gratificando sua valentia ao dizer a verdade e depois canta a linda canção “Giragira girassol!”.
Conheça o Programa
VIVI VIRAVENTO - 04
No Monte Evereste, Vivi, Mochilão e Lanterninha conhecem o Lindo Homem das Neves, um ex-monstro que se tornou guia de escalada. Lindo promete ajudá-los a chegar ao topo da montanha, de onde poderão ver o caminho para Viravento. Porém, ele esconde um segredo que pode arruinar os planos da turma.
Conheça o Programa
OS NAMORADOS
A Denise diz que viu o Cebolinha e a Magali se beijando e começa a espalhar para todo mundo que eles estão namorando. Em pouco tempo o ciumes toma conta da turminha do bairro do Limoeiro entra em pé de guerra e a bagunça toma conta geral.
Conheça o Programa
PERDIDOS NO MEIO DO QUARTO
Cascão e Cebolinha estão se divertindo no quarto do Cascão quando eles percebem que a bagunça é tanta que eles não conseguem achar a saida. Ao começarem a procurar a porta, eles acabam encontrando um desconhecido mundo de aventuras e mais uma coisinha: O seu amigo Xaveco. Será que eles vão conseguir escapar dessa?
Conheça o Programa
PERIGOS DO AMOR
BORIS E RUFUS TENTAM ANIMAR O DIA DOS NAMORADOS DE ENZO COM UMA POÇÃO QUE FAZ JENNIFER CAIR DE AMORES POR ELE. MAS OS PETS NÃO ESTAVAM PREPARADOS PARA O RESULTADO DESSA PAIXÃO.
Conheça o Programa
QUINTAL DA CULTURA VI - ESPECIAL DE FÉRIAS SEMANA 01 - PGM 01
QUINTAL DA CULTURA VI PGM ESPECIAL DE FÉRIAS SEMANA 01 - PGM 01
O pessoal de casa vai conferir um Jornal do Quintal Especial de Férias, com super dicas pra criançada.
Assim que o Jornal acaba, Osório acaba tendo uma ideia genial pra eles mesmos curtirem as férias! Qual ideia será essa?
Conheça o Programa
QUINTAL DA CULTURA VI - ESPECIAL DE FÉRIAS SEMANA 01 - PGM 02
QUINTAL DA CULTURA VI PGM ESPECIAL DE FÉRIAS SEMANA 01 - PGM 02
Tempo de férias. Os personagens do QUINTAL DA CULTURA deixam o seu espaço habitual e saem em diferentes passeios pela cidade, mostrando às crianças de todo o Brasil as diversas possibilidades de lazer gratuito. Sempre com muita criatividade e diversão.
No episódio de hoje Osório e Ludovico passeiam em um espaço aberto e realizam alguns movimentos de capoeira a partir da leitura de um livro sobre a história desse esporte. (O espaço aberto em questão é a área externa da própria TV CULTURA)
Conheça o Programa
QUINTAL DA CULTURA VI - ESPECIAL DE FÉRIAS SEMANA 01 - PGM 03
QUINTAL DA CULTURA VI PGM ESPECIAL DE FÉRIAS SEMANA 01 - PGM 03
Tempo de férias. Os personagens do QUINTAL DA CULTURA deixam o seu espaço habitual e saem em diferentes passeios pela cidade, mostrando às crianças de todo o Brasil as diversas possibilidades de lazer gratuito. Sempre com muita criatividade e diversão.
No episódio de hoje Dorotéia e Ofélia passeiam em um espaço aberto e realizam atividades de experimentação criando diferentes cores de tintas a partir de pigmentos naturais.Em seguida elas desenham e pintam com essas tintas. (O espaço aberto em questão é a área externa da própria TV CULTURA)
Conheça o Programa
QUINTAL DA CULTURA VI - ESPECIAL DE FÉRIAS SEMANA 01 - PGM 04
QUINTAL DA CULTURA VI PGM ESPECIAL DE FÉRIAS SEMANA 01 - PGM 04
Tempo de férias. Os personagens do QUINTAL DA CULTURA deixam o seu espaço habitual e saem em diferentes passeios pela cidade, mostrando às crianças de todo o Brasil as diversas possibilidades de lazer gratuito. Sempre com muita criatividade e diversão.
No episódio de hoje Osório e Ludovico passeiam em um espaço aberto e descobrem, por meio de atividades físicas lúdicas, como desenvolver o equilíbrio e a lateralidade. O espaço aberto em questão é a área externa da própria TV CULTURA)
Conheça o Programa
QUINTAL DA CULTURA VI - ESPECIAL DE FÉRIAS SEMANA 01 - PGM 05
QUINTAL DA CULTURA VI PGM ESPECIAL DE FÉRIAS SEMANA 01 - PGM 05
Tempo de férias. Os personagens do QUINTAL DA CULTURA deixam o seu espaço habitual e saem em diferentes passeios pela cidade, mostrando às crianças de todo o Brasil as diversas possibilidades de lazer gratuito. Sempre com muita criatividade e diversão.
No episódio de hoje Dorotéia e Ofélia passeiam em um espaço aberto e realizam alguns movimentos de yoga para crianças no sentido de introduzir noções básicas dessa atividade para o público infantil. (O espaço aberto em questão é a área externa da própria TV CULTURA)
Conheça o Programa
PGM 11 VICENTE BARRETO, ZECA BALEIRO E ZÉ RAMALHO
ESTA TEMPORADA DO MEMÓRIA ESPORTE CLUBE VAI JUNTAR DOIS TEMAS GENUINAMENTE BRASILEIROS: MÚSICA E FUTEBOL. VAMOS REEXIBIR ENTREVISTAS COM ALGUNS CRAQUES DA MELODIA. E NESSE PROGRAMA VOCÊ VAI VER VICENTE BARRETO, ZECA BALEIRO E ZÉ RAMALHO.
Conheça o Programa
SÃO PAULO X FRANCA (07/01/2023)
EP. 23 - A ESCOLHA
MIA E PAULA PRECISAM ESTUDAR, MAS UMA MÚSICA MUITA ALTA DO QUARTO AO LADO ATRAPALHA A CONCENTRAÇÃO. EM CENTOPIA, MIA E SEUS AMIGOS VÃO ATÉ A ILHA DE POLYTHEUS PARA ACHAR UMA PEÇA DO TRUMPTUS.
Conheça o Programa
EP. 01 - DESTINO DINOHENGE
A REPÓRTER AMELIA ACOMPANHA OLLIE E SUA MÃE, DRA. AKANA, PARA INVESTIGAR AS MISTERIOSAS ESTÁTUAS DE DINOHENGE.
EP. 10 - ESPERO QUE CONSIGA
Conforme o estúdio cresce em popularidade, ele deve abrir espaço para novos membros do J-Troupe. Emily pede a Hunter para ajudá-la com as audições do J-Troupe para deixar a Michelle com ciúmes. Só que ela se diverte mais com Hunter do que esperava.
Conheça o Programa
IRMÃO DO JOREL - 19 - FÚRIA E PODER SOBRE RODAS
Irmão do Jorel e Lara passam debaixo de um gigantesco arco-íris e descobrem a fúria e o poder de um esporte praticado apenas por meninas, o roller derby.
Conheça o Programa
IRMÃO DO JOREL - 20 - A LENDA DA MULHER DE ALGODÃO
Irmão do Jorel chega na escola com uma vontade incontrolável de fazer xixi e entra desesperado num banheiro interditado por causa do boato de uma criatura cruel chamada “mulher de algodão”.
Conheça o Programa
EM MANUTENÇÃO
Quando o fazendeiro fica preso no banheiro, Bitzer precisa ajudá-lo, principalmente porque aquele banheiro não tem papel higiênico. Seus esforços iniciais terminam em fracasso e ele prepara Shaun e sua turma para colaborar.
Conheça o Programa
DO KARMA NINGUÉM ESCAPA
O fazendeiro está estressado e todos já perceberam isso. Ele sai com uma mala na mão, mas logo reaparece agindo de maneira bem diferente do que o normal. A fazenda é transformada em uma comunidade hippie onde o trabalho e as tarefas são abolidos e os animais são encorajados a se expressar… Bitzer, Shaun e sua turma logo descobrem que o fazendeiro tem um irmão gêmeo e a confusão na fazenda terá que ser consertada.
Conheça o Programa
GANGUES EM GUERRA
A batalha começa quando os porcos se exercitam no clube privado de Shaun e roubam toda a pizza. Shaun, Bitzer e o bando montam uma missão de resgate para Timmy, que os porcos tomaram como refém.
Conheça o Programa
UM PROBLEMA ESPINHOSO
Timmy decide ajudar os ouriços a encontrar um local de descanso para a noite. Seus esforços, no entanto, levam seus amigos cansados a uma série de arranhões, em vez de lhes dar uma boa noite de sono.
Conheça o Programa
CULTURA LIVRE 461
IDA E VOLTA EM 8 DIAS ATÉ A LUA - PARTE 1
8 DIAS, 3 HORAS, 18 MINUTOS, 35 SEGUNDOS. ESSA É A DURAÇÃO TOTAL DA MISSÃO ESPACIAL MAIS IMPORTANTE E CELEBRADA JÁ REALIZADA “APOLLO 11” QUANDO OS HUMANOS PISARAM PELA PRIMEIRA VEZ NA LUA. FOI UMA JORNADA QUE MUDOU A FORMA COMO PENSAMOS SOBRE NOSSO LUGAR NO UNIVERSO.
MAS VIMOS APENAS UMA FRAÇÃO DO QUE ACONTECEU; UM PUNHADO DE FOTOS ICÔNICAS E ALGUMAS HORAS PRECIOSAS DE FILMAGENS. AGORA É HORA DE DESCOBRIR A HISTÓRIA COMPLETA.
O ÁUDIO DO COCKPIT ANTERIORMENTE CLASSIFICADO, GRAVADO PELOS PRÓPRIOS ASTRONAUTAS, OFERECE UMA VISÃO ÚNICA DE SEUS MEDOS E EMPOLGAÇÃO À MEDIDA QUE REALIZAM A MISSÃO.
A RECONSTRUÇÃO DRAMÁTICA DÁ VIDA A ESSAS GRAVAÇÕES, RECRIANDO AS CENAS CRUCIAIS QUE NUNCA FORAM FILMADAS; O LANÇAMENTO EMOCIONANTE; A PRIMEIRA VISÃO DA LUA; O DRAMÁTICO TOUCHDOWN E A JORNADA DE ROER AS UNHAS PARA CASA, IMAGENS DE ARQUIVO ORIGINAL DO PROGRAMA APOLLO SÃO COMBINADAS COM O FILME.
Conheça o Programa
HIPERCONECTADO - 27
HIPERCONECTADO - 27
JORNAL DA CULTURA - 07/01/2023
CAFÉ FILOSÓFICO EXPRESSO - REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS - 04 - UMA SEMANA DE 100 ANOS
Uma semana de 100 anos Com Emília de Martinez
Estamos chegando ao centenário da semana de 22. E agora, com um distanciamento secular, novos olhares e elaborações sobre o movimento modernista são provocados.
Com performance da artista Emília de Martinez, convidados do Café Filosófico costuram esses dois momentos e ajudam a compreender um pouco mais a identidade nacional.
Acervo Café Filosófico CPFL: Semana de 22
Artes visuais, com Ana Paula Cavalcanti
Semana de 22: Literatura, com Ivan Marques
Semana de 22: Música, com Flávia Toni
Conheça o Programa
CAFÉ FILOSÓFICO EXPRESSO - REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS - 04 - UMA SEMANA DE 100 ANOS
Uma semana de 100 anos Com Emília de Martinez
Estamos chegando ao centenário da semana de 22. E agora, com um distanciamento secular, novos olhares e elaborações sobre o movimento modernista são provocados.
Com performance da artista Emília de Martinez, convidados do Café Filosófico costuram esses dois momentos e ajudam a compreender um pouco mais a identidade nacional.
Acervo Café Filosófico CPFL: Semana de 22
Artes visuais, com Ana Paula Cavalcanti
Semana de 22: Literatura, com Ivan Marques
Semana de 22: Música, com Flávia Toni
Conheça o Programa
RUI COSTA
RUI COSTA
PGM 27 - MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA E RESTAURO PINACOTECA
As obras de restauração e recuperação do Museu da Língua Portuguesa seguem a todo o vapor. No programa de hoje, Tuti e Felipe invadem essas obras e mostram, em primeira mão, como vai ficar o Museu da Língua Portuguesa após sua restauração. E como a conversa é restauro, os apresentadores atravessam a rua em frente ao Museu da Língua e vão conferir de perto um dos lugares mais secretos e reservados da Pinacoteca do Estado, o setor de conservação e restauro.
Conheça o Programa
MARIKA GIDALI
MARIKA GIDALI(BAILARINA E COREOGRAFA)//PARTICIPACAO:HERODOTO BARBEIRO//PARTICIPANTES PERGUNTADORES:ULDA BITTENCOURT,ANTONIO CARLOS REBESCO,ODETE GERSONI,ELIZABETH MENKES,FLAVIA RODRIGUES,MONICA TALHARI,IVAN RUIZ,GERALDA BEZERRA,GISELA,MARISA MAGALHAES,NAUM ALVES DE SOUZA,HELENA KATZ,VICTOR AUKSTIN,MARIA BONOMI
Conheça o Programa
PGM 27 - MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA E RESTAURO PINACOTECA
As obras de restauração e recuperação do Museu da Língua Portuguesa seguem a todo o vapor. No programa de hoje, Tuti e Felipe invadem essas obras e mostram, em primeira mão, como vai ficar o Museu da Língua Portuguesa após sua restauração. E como a conversa é restauro, os apresentadores atravessam a rua em frente ao Museu da Língua e vão conferir de perto um dos lugares mais secretos e reservados da Pinacoteca do Estado, o setor de conservação e restauro.
Conheça o Programa
MARIKA GIDALI
MARIKA GIDALI(BAILARINA E COREOGRAFA)//PARTICIPACAO:HERODOTO BARBEIRO//PARTICIPANTES PERGUNTADORES:ULDA BITTENCOURT,ANTONIO CARLOS REBESCO,ODETE GERSONI,ELIZABETH MENKES,FLAVIA RODRIGUES,MONICA TALHARI,IVAN RUIZ,GERALDA BEZERRA,GISELA,MARISA MAGALHAES,NAUM ALVES DE SOUZA,HELENA KATZ,VICTOR AUKSTIN,MARIA BONOMI
Conheça o Programa
LETRA LIVRE 31
Convidados: Renato Janine e Jorge Caldeira:
• Renato Janine Ribeiro: Você é professor de ética e frequentemente – como a gente viu na apresentação – escreve sobre o lado teatral da representação na política. A moral (ou a falta dela) e a aparência substituíram a ideia de uma transformação mais profunda das relações sociais?
• Jorge Caldeira: O retorno às personagens históricas – como vc faz com Mauá e José Bonifácio – e o boom das biografias indica a volta de uma forma personalista de ver história? Ou é uma forma de recuperar histórias não contadas pela historiografia mais voltada para os grandes processos?
• Renato Janine Ribeiro: Cornelius Castoriadis, em As Encruzilhadas do Labirinto, fala que a preocupação contemporânea com a ética (com questões como pena de morte, bioética etc.) corresponde à rejeição da “grande política” e a um “fechamento na esfera privada que caracteriza a época e a ideologia individualista”. Você poderia comentar essa crítica?
• Renato Janine Ribeiro: Trazendo a conversa para a literatura, você escreveu bastante sobre Stendhal – escritor que contrapõe a energia individual (como o mito de Napoleão) ao materialismo e à hipocrisia burguesa. Hoje a gente não assiste a um retorno dessa forma de ver e fazer política como afirmação da vontade? É isso que faz Lula sobreviver ao PT?
• Renato Janine Ribeiro: Como a literatura é fonte para o filósofo e para o historiador?
• Jorge Caldeira: Voltando à pergunta do Jurandir, ao escolher uma personalidade secundária como o padre Guilherme Pompeu de Almeida – protagonista de O Banqueiro do Sertão – você pensou nele mais como personagem ou como representante de um processo?
• Renato Janine Ribeiro: Existe uma ética na forma de escrever a história, de escolher os temas, os enfoques? (Lembrar da Meta-história de Hayden White.) Quando você escreve sobre a etiqueta, por exemplo, isso tem uma implicação ética?
• Renato Janine Ribeiro: A palavra “intelectual” provoca hoje antipatia, quase aversão. Qual o lugar do intelectual na sociedade?
• Jorge Caldeira: Você fez um percurso inverso ao do Renato: saiu do jornalismo para os estudos de maior fôlego. O jornalismo perdeu poder de intervenção pública?
• Renato Janine Ribeiro: A diferença entre o acadêmico e o intelectual ficou explícita quando vc escreveu na Folha sobre o caso do menino João Helio, em que expôs os impasses éticos em relação à pena de morte. Você poderia comentar o episódio?
• Renato Janine Ribeiro: Fala-se hoje de uma nova direita, de um pensamento supostamente menos dogmático (ideológico) e mais pragmático, racionalista. As diferenças entre esquerda e direita se deslocaram para a discussão entre idealismo e realismo?
• Jorge Caldeira: Você escreveu sobre personagens históricos que são “empreendedores”, como Mauá e o padre Guilherme Pompeu de Almeida. Isso não vai na direção de um pensamento mais voltado para a ação prática do que para formação de um projeto político? E no caso do José Bonifácio? (Pedir para explicar o portal)
• Renato Janine Ribeiro: Na contramão dessa valorização do privado, você tem refletido muito sobre a função da universidade e da pesquisa na vida pública. Como essa discussão se enquadra no governo neoliberal de um presidente de esquerda?
Conheça o Programa
LETRA LIVRE 31
Convidados: Renato Janine e Jorge Caldeira:
• Renato Janine Ribeiro: Você é professor de ética e frequentemente – como a gente viu na apresentação – escreve sobre o lado teatral da representação na política. A moral (ou a falta dela) e a aparência substituíram a ideia de uma transformação mais profunda das relações sociais?
• Jorge Caldeira: O retorno às personagens históricas – como vc faz com Mauá e José Bonifácio – e o boom das biografias indica a volta de uma forma personalista de ver história? Ou é uma forma de recuperar histórias não contadas pela historiografia mais voltada para os grandes processos?
• Renato Janine Ribeiro: Cornelius Castoriadis, em As Encruzilhadas do Labirinto, fala que a preocupação contemporânea com a ética (com questões como pena de morte, bioética etc.) corresponde à rejeição da “grande política” e a um “fechamento na esfera privada que caracteriza a época e a ideologia individualista”. Você poderia comentar essa crítica?
• Renato Janine Ribeiro: Trazendo a conversa para a literatura, você escreveu bastante sobre Stendhal – escritor que contrapõe a energia individual (como o mito de Napoleão) ao materialismo e à hipocrisia burguesa. Hoje a gente não assiste a um retorno dessa forma de ver e fazer política como afirmação da vontade? É isso que faz Lula sobreviver ao PT?
• Renato Janine Ribeiro: Como a literatura é fonte para o filósofo e para o historiador?
• Jorge Caldeira: Voltando à pergunta do Jurandir, ao escolher uma personalidade secundária como o padre Guilherme Pompeu de Almeida – protagonista de O Banqueiro do Sertão – você pensou nele mais como personagem ou como representante de um processo?
• Renato Janine Ribeiro: Existe uma ética na forma de escrever a história, de escolher os temas, os enfoques? (Lembrar da Meta-história de Hayden White.) Quando você escreve sobre a etiqueta, por exemplo, isso tem uma implicação ética?
• Renato Janine Ribeiro: A palavra “intelectual” provoca hoje antipatia, quase aversão. Qual o lugar do intelectual na sociedade?
• Jorge Caldeira: Você fez um percurso inverso ao do Renato: saiu do jornalismo para os estudos de maior fôlego. O jornalismo perdeu poder de intervenção pública?
• Renato Janine Ribeiro: A diferença entre o acadêmico e o intelectual ficou explícita quando vc escreveu na Folha sobre o caso do menino João Helio, em que expôs os impasses éticos em relação à pena de morte. Você poderia comentar o episódio?
• Renato Janine Ribeiro: Fala-se hoje de uma nova direita, de um pensamento supostamente menos dogmático (ideológico) e mais pragmático, racionalista. As diferenças entre esquerda e direita se deslocaram para a discussão entre idealismo e realismo?
• Jorge Caldeira: Você escreveu sobre personagens históricos que são “empreendedores”, como Mauá e o padre Guilherme Pompeu de Almeida. Isso não vai na direção de um pensamento mais voltado para a ação prática do que para formação de um projeto político? E no caso do José Bonifácio? (Pedir para explicar o portal)
• Renato Janine Ribeiro: Na contramão dessa valorização do privado, você tem refletido muito sobre a função da universidade e da pesquisa na vida pública. Como essa discussão se enquadra no governo neoliberal de um presidente de esquerda?
Conheça o Programa
DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 01 RADIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO - 03/09/2018
ESTREIA AGORA O DE OLHO NA EDUCAÇÃO, PROGRAMA QUE UNE AS TVS PÚBLICAS E EDUCATIVAS DO PAÍS./ ATÉ O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES NÓS VAMOS DISCUTIR A SITUAÇÃO DO ENSINO NO BRASIL./
HOJE QUEM NOS FAZ COMPANHIA É A PROFESSORA GUIOMAR NAMO DE MELLO, EDUCADORA E MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
A DIMENSÃO DO ENSINO NO BRASIL./ OS NÚMEROS DE ESTUDANTES, PROFESSORES E ESCOLAS SÃO IMPRESSIONANTES./ O QUE SE BUSCA É A UNIVERSALIZAÇÃO./ PORÉM, A QUALIDADE AINDA DEIXA A DESEJAR, APESAR DO ESFORÇO DOS PROFESSORES E DE GRANDE PARTE DOS ESTUDANTES QUE SENTEM PRAZER EM ESTUDAR./ A BUSCA PARA DESENVOLVER O POTENCIAL DOS ALUNOS É DIÁRIA E ENVOLVE TODO MUNDO NA ROTINA ESCOLAR.
Conheça o Programa
DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 01 RADIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO - 03/09/2018
ESTREIA AGORA O DE OLHO NA EDUCAÇÃO, PROGRAMA QUE UNE AS TVS PÚBLICAS E EDUCATIVAS DO PAÍS./ ATÉ O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES NÓS VAMOS DISCUTIR A SITUAÇÃO DO ENSINO NO BRASIL./
HOJE QUEM NOS FAZ COMPANHIA É A PROFESSORA GUIOMAR NAMO DE MELLO, EDUCADORA E MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
A DIMENSÃO DO ENSINO NO BRASIL./ OS NÚMEROS DE ESTUDANTES, PROFESSORES E ESCOLAS SÃO IMPRESSIONANTES./ O QUE SE BUSCA É A UNIVERSALIZAÇÃO./ PORÉM, A QUALIDADE AINDA DEIXA A DESEJAR, APESAR DO ESFORÇO DOS PROFESSORES E DE GRANDE PARTE DOS ESTUDANTES QUE SENTEM PRAZER EM ESTUDAR./ A BUSCA PARA DESENVOLVER O POTENCIAL DOS ALUNOS É DIÁRIA E ENVOLVE TODO MUNDO NA ROTINA ESCOLAR.
Conheça o Programa
O ARTISTA E O MATEMATICO
ESTE PROGRAMA FALA DA RECENTE SEPARACAO ENTRE ARTISTA E MA - TEMATICO, TOMANDO COMO EXEMPLO LEONARDO DA VINCI.COMENTA OS CASAMENTOS MAIS DIRETOS DESSAS DUAS AREAS ATRAVES DE DOIS EXEMPLOS BASTANTE DISTINTOS:A ARQUITETURA (TRADICIONALMENTE LIGADA A MATEMATICA ATRAVES DA FIGURA DO CALCULISTA) E A AR- TE CONCRETA QUE BUSCAVA UMA EXPRESSAO DIRETAMENTE LILGADA A RAZAO MATEMATICA.
Conheça o Programa
O ARTISTA E O MATEMATICO
ESTE PROGRAMA FALA DA RECENTE SEPARACAO ENTRE ARTISTA E MA - TEMATICO, TOMANDO COMO EXEMPLO LEONARDO DA VINCI.COMENTA OS CASAMENTOS MAIS DIRETOS DESSAS DUAS AREAS ATRAVES DE DOIS EXEMPLOS BASTANTE DISTINTOS:A ARQUITETURA (TRADICIONALMENTE LIGADA A MATEMATICA ATRAVES DA FIGURA DO CALCULISTA) E A AR- TE CONCRETA QUE BUSCAVA UMA EXPRESSAO DIRETAMENTE LILGADA A RAZAO MATEMATICA.
Conheça o Programa
REDES SOCIAIS