Grade de Programação
Sábado, 13 de Maio
ESTAÇÃO LIVRE - NEGRITUDE
Nessa sexta-feira o Estação Livre aproveita a data do 13 de maio para falar sobre negritude, liberdade e assuntos que atravessam a existência preta. Recentemente temos ouvido muitos casos de trabalho análogo à escravidão, perfilamento racial, genocídio de populações negra e indígena, coisas que ferem os direitos humanos e afetam física e psicologicamente a vida das pessoas. Como o 13 de maio é um dia de manifestação (e não de comemoração), falamos também de moda, beleza e cultura preta.
Convidados: Cida Bento (psicóloga e diretora do CEERT) e Ewerton Carvalho (advogado ativista)
Cida Bento
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cida_Bento
Ewerton Carvalho
https://www.terra.com.br/comunidade/visao-do-corre/pega-a-visao/ewerton-carvalho-o-advogado-de-quebrada-defende-negros,3a6a2e2827a2dbeffbb471d8dd5f6b0c1ed1fp82.html
Reportagens:
• VT Trabalho Escravo
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, só no primeiro trimestre deste ano, 918 pessoas foram resgatadas da condição de trabalho análogo à escravidão. Ao mesmo tempo em que é fundamental libertar esses trabalhadores, é importante também resgatar a memória, para que isso não volte a acontecer. Nós fizemos uma visita à Dona Helena, em Santos, reconhecida como a última brasileira viva descendente direta de um africano escravizado.
• VT Beleza
Você já ouviu uma conversinha de que os negros, por terem a pele escura, não precisariam usar protetor solar? Pois é: papo furado!!! Há vários cuidados com a pele e com o cabelo que são necessários e a indústria da beleza ainda não oferece as melhores opções para a diversidade de cores e texturas de nossos corpos.
• VT Religião
Durante muito tempo pessoas negras não se viam representadas nem mesmo acolhidas em religiões que não fossem de matriz afro. A Teologia Negra vem fazer um resgate desse lugar de fé, de um deus que olha para os oprimidos, despertando para uma consciência antirracista, que reconhece através desta teologia a liberdade na reconciliação com a religião.
• VT Indumentária
A indumentária é muito mais do que uma roupa para se vestir ou para se sentir na moda. O vestuário das populações negras se conecta com cultura, espiritualidade e ancestralidade.
• VT Perfilamento Racial
Estamos cansados de saber que a população negra é o principal alvo de abordagens policiais violentas, mesmo sem o que chamamos de fundada suspeita. A gente conversou com o professor de direito Thiago Amparo sobre formas possíveis de evitar o perfilamento racial.
• VT Bonecas Pretas
Como parte de um grupo de ações de enfrentamento ao racismo estrutural, as escolas da rede municipal de ensino em São Paulo distribuíram 128 mil bonecas e bonecos negros e bolivianos nas escolas de educação infantil.
• VT Baile Black
Os bailes black são eventos tradicionais em várias capitais do Brasil e é um ambiente que dita tendências de moda e música desde os anos 70. Essa cultura resiste bravamente com um bom balanço, nostalgia e muita elegância!
Conheça o Programa
BANDEIRAS (REMASTERIZADO)
EP. 04 - MÁGICOS
Ênio e Beto são mágicos e estão com dificuldades para tirar um coelho da cartola, e acabam perseguindo-o dentro da terra mágica da cartola.
PEQUENAS AVENTUREIRAS II - EP. 04 - DINOSSAUROS NO JARDIM
Bel, Abby e Lola se juntam para mais uma incrível missão das Pequenas Aventureiras: desenterrar ossos de dinossauro no jardim! Só que ao invés disso, acabam encontrando um monte de lixo! Mas… será que tudo é lixo mesmo?
SUPER GROVER 2.0 - TRUQUE DE EQUILÍBRIO
Um grupo de amigos está ensaiando uma coreografia de dança que irão apresentar, mas em um momento da coreografia eles não conseguem ficar em pé juntos, acabam desequilibrando e caindo. O nosso herói Super Grover 2.0 então surge para ajudá-los a encontrar uma maneira de enfim conseguirem fazer a coreografia.
THE FURCHESTER III - 19 - OS CAVALEIROS DO FURCHESTER HOTEL
Um cavaleiro faz check-in no Furchester Hotel porque soube que há muitos problemas lá e quer ajudar. Quando ele chega, fica desapontado por não haver problemas a serem resolvidos, e os Furchesters tentam resolver essa situação.
ESCOLA DE FADAS DA ABBY - CHAME DE MACARRÃOSSAURO
Na Escola Voadora de Fadas, as fadas estão fazendo arte mística e mágica do macarrão. Abby faz hexágonos e octógonos com Gonnigan até Blogg aparecer agitando sua varinha freneticamente. A massa torna-se cada vez maior e, com um aceno final da varinha de Blogg, a massa forma um enorme dinossauro. Agora eles terão que arranjar uma forma de desfazer essa mágica.
11 - TREINANDO O OLHAR
Abby e Come-Come exercitam o olhar e experimentam diferentes perspectivas enquanto brincam com uma câmera de faz de conta criada por eles mesmos, com caixas de papelão.
DUELO DE TITÃS
Aventuras de Amí é uma série desenvolvida pela Lanterninha Produções que retrata o difícil e delicioso processo de crescimento das crianças abordando os ritos de passagem e a dificuldade em lidar com novas responsabilidades. A série tem como premissa que através da imaginação é possível resolver os desafios, transformando o mundo que nos cerca em um lugar mais divertido e aventureiro.
Trata-se de uma série de animação infantil que conjuga elementos dos gêneros de aventura e fantasia. Como o próprio título indica, a série conta as aventuras de Amí, uma garota de 8 anos, criativa e inquieta, que junto a seu cachorro Balú e seu amigo Tim inventa outras realidades a partir do mundo que a rodeia. Agora vivendo uma nova fase da sua infância, Amí não quer mais ser tratada como uma criança pequena, e sim como uma garota que pode assumir responsabilidades. Mas, toda vez que Amí precisa cumprir uma tarefa, ela entra em conflito entre cumpri-la ou deixá-la para mais tarde. Nessa tentativa de ser mais responsável, Amí acaba demonstrando que é ainda uma criança ingênua e lúdica, inventando mundos e transformando os novos desafios em verdadeiras aventuras. Assim ela constrói, junto com seus amigos, um imaginário subjetivo que dá as brincadeiras um colorido mais divertido.
A série funciona com um enredo padrão: em todos os episódios, Amí recebe tarefas dos adultos que a cercam – como a mãe, o professor de capoeira ou a professora da escola. Mas, toda vez que recebe uma tarefa, ela se perde no meio do caminho em seus devaneios, criando novos mundos onde vive aventuras arriscadas, sempre acompanhada de seus parceiros inseparáveis: Balú e Tim. Para sair dessas enrascadas, Ami e seus amigos precisam empreender um esforço de concentração e lembrar de algo que aprenderam no mundo real para resolver o desafio na fantasia. Coisas como um passe de capoeira para escapar de um polvo imaginário; ou a memória de que formigas não gostam de cravo para espantá-las em meio a um ataque de guerreiros-formiga gigantes. Neste processo, os personagens acabam aprendendo um pouquinho mais sobre si mesmos, conseguindo, assim, escapar do perigo, voltar para casa e concluir a tarefa inicial.
Ep. 05: Dora quer ajuda com a massa para fazer biscoitos, mas Amí, Tim e Balú querem rimar e no meio desse conflito irão aprender a ouvir a batida de seus corações. Pois massa mesmo é ter amigos.
THOMAS XIV - COMPETIÇÃO PERIGOSA / ADEUS, MÁQUINA ASSUSTA-FANTASMA
Bloco 1:
Thomas e Diesel tem que levar os vagões problemáticos para uma importante entrega e decidem fazer uma corrida para ver quem chega primeiro. Os vagões adoram a ideia e fazem de tudo para ganhar, cada qual, com o seu guia. Acontece que os vagões fazem com que Thomas e Diesel tomem decisões cada vez piores provocando a quebra da roda de Diesel. Mas Thomas tem uma ideia fabulosa e ajuda Diesel a completar a sua entrega.
Bloco 2:
Percy anuncia que está se desfazendo a sua máquina de assustar fantasma porque ela está muito velha para isso. No entanto, quando o maior clube de aventuras tem outra grande aventura para explorar, fica claro que a máquina é melhor do que só assustar fantasma.
Conheça o Programa
EP. 10 - VIZINHOS DAS ESTRELAS
CUPIM JÚNIOR OBSERVA O CÉU DO DESERTO DO ATACAMA COM DESLUMBRE. É UM DOS MELHORES LOCAIS DO MUNDO PARA ESTUDAR AS ESTRELAS. TODOS OS OUTROS TRIPULANTES DO TREM TAMBÉM ACABAM SE INTERESSANDO PELO ASSUNTO QUANDO AVISTAM UM GRANDE TELESCÓPIO, E PARTEM EM SUA DIREÇÃO. NO MEIO DO CAMINHO DUDA DESCOBRE UM FÓSSIL E FICA ENTRETIDA NA TAREFA DE ESCAVÁ-LO. GAJAH FICA NA SUA COMPANHIA ENQUANTO OS CUPINS BATEM À PORTA DO OBSERVATÓRIO. É QUANDO ELES CONHECEM OSWALDO, UM FLAMINGO ASTRÔNOMO. DUDA E GAJAH CONHECEM OUTRO FLAMINGO, TEOBALDO, ARQUEÓLOGO RESPONSÁVEL PELO SÍTIO ONDE A TAMANDUÁ ENCONTROU O FÓSSIL. DA MESMA FORMA QUE DUDA SE IDENTIFICA COM O FLAMINGO ESCAVADOR, A RAINHA CUPIM SE IDENTIFICA COM O FLAMINGO OBSERVADOR DE ESTRELAS. O PROBLEMA É QUE OS PÁSSAROS SE ODEIAM POR PROBLEMAS TÍPICOS DE VIZINHOS. RESTARÁ A GAJAH E AO CAPITÃO CUPIM TRAZER A HARMONIA DE VOLTA AO ATACAMA.
Conheça o Programa
02 - MODO DANÇA/SQUASH
Sinopse da Série
Bluey é uma adorável e incansável menina de seis anos que vive com seus pais e sua irmãzinha de quatro anos, chamada Bingo. Ela adora brincar com a sua família e a vizinhança dentro do seu mundo e seus jogos.
Sinopse Parte 1 - Modo Dança
Após seu Pai comer sua última batata, Bingo tem três chances de colocar Mamãe e Papai no 'Modo Dança' como recompensa. Mas eles não resistem e acabam usando o ‘Modo Dança’ no lugar de Bingo.
Sinopse Parte 2 - Squash
Enquanto seu Pai e seu Tio jogam uma partida de Squash, Bluey e Bingo estão no controle de cada movimento deles, e Bingo prova que nem sempre os irmãos mais velhos ganham dos irmãos mais novos.
Conheça o Programa
EP. 12 - ESPELHADELO
O ESPELHO MÁGICO CHAMA MANU POIS ESTÁ TENDO TERRÍVEIS PESADELOS. MANU RESOLVE O PROBLEMA ENTREGANDO PARA ELE O SEU TAMANDUÁ DE PELÚCIA, QUE O PROTEGERÁ DOS SONHOS RUINS. PORÉM, NO DECORRER DO DIA, MANU PERCEBE QUE OS PESADELOS DO ESPELHO ERAM PREMONITÓRIOS, E PODEM AJUDÁ-LA A EVITAR PROBLEMAS FUTUROS NO REINO. MANU TIRA O TAMANDUÁ DE PELÚCIA DO ESPELHO E ESCUTA SEU ÚLTIMO PESADELO, QUE É: UMA NUVEM DE MAU CHEIRO ASSOLANDO O REINO INTEIRO.
Conheça o Programa
EP. 11 - JAIRZINHO - COMO AS NOVAS FORMAS DE FAZER MÚSICA ESTÃO GERANDO NOVAS PROFISSÕES?
Sinopse programa: Dj Cão e a Loja de Discos - 1º temporada
Target: 07 a 11 anos
13 epsódios
Produção TV Rá Tim Bum! Série em live action, muppets e animação 2D
DJ Cão é um Bigou pré-adolescente, que curte música! Um aprendiz de Dj que gosta de ouvir, pesquisar e fazer música.
Adora descobrir novos estilos, artistas, tecnologias e curiosidades do meio musical, enfim... Tudo que envolve o som! Ele tem um tio muito descolado, o Tio Pug Vinil, que DJ Cão admira, ainda mais porque o tio tem uma loja de discos, a Caninus Records! Nas férias DJ Cão irá passar os dias ajudando o tio na loja, e essa loja é muito bem frequentada, só cola o biscoito fino da música! E é aí que o DJ Cão conhece muita gente interessante e aprende mil histórias que ele nunca sequer imaginou.
Episódio 11 – Jairzinho – Como as novas formas de fazer música estão gerando novas profissões?
Jairzinho visita a Caninus Records e encontra discos de seu pai Jair Rodrigues e da turma do Balão Mágico. Quando DJ Cão está colocando na sacola os discos que o cliente separou, repara na semelhança entre ele e o garoto da capa. É então que reconhece Jairzinho!
O convidado conta que toda a sua família sempre trabalhou com música: o pai, a irmã, e até mesmo suas filhas, que fazem parte do projeto Grandes Pequeninos, que passa na TV Rá Tim Bum. O próprio Jairzinho sempre esteve envolvido com música desde criança e diz que hoje, além de cantar, é também compositor, arranjador e produtor. DJ Cão fica curioso e ele explica melhor essas profissões.
DJ Cão pede para ver mais desse trabalho e Jairzinho oferece um show particular na loja. Enquanto ele canta “Normal é ser diferente”, DJ Cão viaja.
Perfil: Jair Oliveira, ou Jairzinho (como era chamado na infância), é músico multi-instrumentista, compositor, arranjador, produtor e intérprete. Filho do cantor Jair Rodrigues e irmão da cantora Luciana Mello, cresceu em um ambiente musical. Aos 6 anos deu início à sua trajetória profissional cantando em um álbum de seu pai. Gravou 3 discos com o Balão Mágico – uma das mais conhecidas bandas infantis dos anos 80 – e apresentou o programa homônimo na TV Globo. Na juventude foi à conceituada faculdade Berklee College of Music em Boston aprimorar seus estudos, graduando-se em Produção Musical e Music Business. Com amigos, montou a produtora “S de Samba” – que produziu trilhas para campanhas de grandes empresas, filmes e programas de TV. Entre seus diversos projetos com grandes nomes da música brasileira, Jair Oliveira conversa com DJ Cão sobre o “Grandes Pequeninos”, voltado para o público infantil e parceiro da TV Rá Tim Bum. Com o conhecimento de quem gravou CDs, DVDs e fez turnê pela Europa, Jairzinho explica para DJ Cão que na indústria musical são várias as profissões a serem exploradas.
EP. 11 - JAIRZINHO - COMO AS NOVAS FORMAS DE FAZER MÚSICA ESTÃO GERANDO NOVAS PROFISSÕES?
Sinopse programa: Dj Cão e a Loja de Discos - 1º temporada
Target: 07 a 11 anos
13 epsódios
Produção TV Rá Tim Bum! Série em live action, muppets e animação 2D
DJ Cão é um Bigou pré-adolescente, que curte música! Um aprendiz de Dj que gosta de ouvir, pesquisar e fazer música.
Adora descobrir novos estilos, artistas, tecnologias e curiosidades do meio musical, enfim... Tudo que envolve o som! Ele tem um tio muito descolado, o Tio Pug Vinil, que DJ Cão admira, ainda mais porque o tio tem uma loja de discos, a Caninus Records! Nas férias DJ Cão irá passar os dias ajudando o tio na loja, e essa loja é muito bem frequentada, só cola o biscoito fino da música! E é aí que o DJ Cão conhece muita gente interessante e aprende mil histórias que ele nunca sequer imaginou.
Episódio 11 – Jairzinho – Como as novas formas de fazer música estão gerando novas profissões?
Jairzinho visita a Caninus Records e encontra discos de seu pai Jair Rodrigues e da turma do Balão Mágico. Quando DJ Cão está colocando na sacola os discos que o cliente separou, repara na semelhança entre ele e o garoto da capa. É então que reconhece Jairzinho!
O convidado conta que toda a sua família sempre trabalhou com música: o pai, a irmã, e até mesmo suas filhas, que fazem parte do projeto Grandes Pequeninos, que passa na TV Rá Tim Bum. O próprio Jairzinho sempre esteve envolvido com música desde criança e diz que hoje, além de cantar, é também compositor, arranjador e produtor. DJ Cão fica curioso e ele explica melhor essas profissões.
DJ Cão pede para ver mais desse trabalho e Jairzinho oferece um show particular na loja. Enquanto ele canta “Normal é ser diferente”, DJ Cão viaja.
Perfil: Jair Oliveira, ou Jairzinho (como era chamado na infância), é músico multi-instrumentista, compositor, arranjador, produtor e intérprete. Filho do cantor Jair Rodrigues e irmão da cantora Luciana Mello, cresceu em um ambiente musical. Aos 6 anos deu início à sua trajetória profissional cantando em um álbum de seu pai. Gravou 3 discos com o Balão Mágico – uma das mais conhecidas bandas infantis dos anos 80 – e apresentou o programa homônimo na TV Globo. Na juventude foi à conceituada faculdade Berklee College of Music em Boston aprimorar seus estudos, graduando-se em Produção Musical e Music Business. Com amigos, montou a produtora “S de Samba” – que produziu trilhas para campanhas de grandes empresas, filmes e programas de TV. Entre seus diversos projetos com grandes nomes da música brasileira, Jair Oliveira conversa com DJ Cão sobre o “Grandes Pequeninos”, voltado para o público infantil e parceiro da TV Rá Tim Bum. Com o conhecimento de quem gravou CDs, DVDs e fez turnê pela Europa, Jairzinho explica para DJ Cão que na indústria musical são várias as profissões a serem exploradas.
PGM 1 - O PEQUENO YOGUE QUE ENCAROU O MONSTRO
Era uma vez... É assim que as histórias começam, mas com o João e a Rosa é diferente. Eles contam histórias ensinando Yoga para criançada de uma maneira descontraída e deliciosa. “Yoga com Histórias" - um programa para toda família.
Ep.01 - Medo
História: O Pequeno Yogue
Livro: O pequeno Yogue - Editoria Yoga com Histórias
PEPPA VII - 10 - MÁSCARAS/ MOLLY TOUPEIRA/ CENTRO DE LAZER
MÁSCARAS:
Madame Gazela tem outra tarefa para as crianças; fazendo máscaras! Existem máscaras de cenoura, máscaras de robô e até lindas máscaras de borboleta. A única coisa que falta é muito e muito glitter!
MOLLY TOUPEIRA:
É o primeiro dia da toupeira Molly na escola e ela rapidamente faz amizade com Peppa e Rebecca Rabbit. Molly mostra a eles como ela é boa em cavar enquanto os leva para um passeio por sua casa subterrânea.
CENTRO DE LAZER:
É a festa de aniversário do coelho Richard e George foi convidado, e isso só pode significar uma coisa; Jogo suave. George e seus amigos se divertem muito, balançando, pulando e escalando, mas não é tão divertido para os adultos.
Conheça o Programa
MY LITTLE PONY - A AMIZADE É MÁGICA - IV - 17 - UM PÔNEI PARA CUIDAR DE MIM
Apple Bloom tem uma chance de ficar em casa sozinha por um dia, mas uma série de acidentes lamentáveis faz Applejack se arrepender de sua decisão. Apple Bloom tem que encontrar uma forma de provar para sua irmã que ela não precisa ser vigiada o tempo todo.
Conheça o Programa
CÂMARA VIVA - 81
CÂMARA VIVA - 81
A ÁRVORE NI NI
No acampamento ao estilo pé-grande, Vera e seus amigos aprendem sobre as tradições deles e ficam surpresos ao descobrir da pior maneira possível que eles morrem de medo do escuro! Cabe a Vera ir até a árvore Ni Ni buscar seus frutos luminosos para iluminar o vilarejo pé-grande.
Conheça o Programa
UMA FOGUEIRA PARA JOÃO (REMASTERIZADO)
AS ABELHAS
A avó de Mika lhe disse que o mel é feito pelas abelhas mas Mika não entende como isso pode ser possível. Com a ajuda de Puquê, Mika vai descobrir o mundo das abelhas.
Conheça o Programa
EP. 05 - O CHEF DO TIME
Com pepino em conserva, Tuca prepara um sanduíche que inspira Isa a ser ainda melhor nos esportes. Logo, os amigos atletas de Isa também querem provar o sanduíche “do melhor chef do mundo”, sobrecarregando Tuca com inúmeros pedidos. E agora?
UMA CHUVA DE VERÃO
Os irmãos estão se preparando para um piquenique com os coelhinhos. Está um dia bonito de verão, o trio arruma tudo, mas, de repente, começa a chover. Eles se abrigam em uma toca na árvore e, de lá, veem um tucano tomando banho de chuva, que os convida para tomarem banho também, explicando que a chuva enche os rios, lagos e oceanos através do ciclo da água. Bubu, Biel, Bonie e o tucano partem em busca dos coelhinhos e decidem levar o piquenique surpresa até a toca deles. Papai Coruja assobia e as corujinhas voltam para casa. Lá, conversam sobre o tucano, o ciclo da água e o piquenique surpresa. E o Papai e a Mamãe ficam muito felizes com o gesto generoso de suas corujinhas, pois tanto faz se vamos até eles ou se eles vem até nós, o que importa mesmo é estar junto dos amigos. Mamãe encerra o dia cantando a música “Chu-chu-chuva!”.
Conheça o Programa
ASAS PARA VOAR
LUNA, JÚPITER E CLÁUDIO BRINCAM DE FAZER DOBRADURAS. QUANDO O AVIÃO DE PAPEL DO IRMÃO CAI PRÓXIMO DE UM NINHO NO QUINTAL, LUNA OBSERVA ALGO INESPERADO: O PRIMEIRO VOO DE UM FILHOTE. IMEDIATAMENTE A EXPERIÊNCIA CAUSA UMA SÉRIE DE CURIOSIDADES. COMO AQUELE FILHOTE APRENDEU A VOAR? QUEM O ENSINOU? AFINAL, COMO É QUE OS PÁSSAROS VOAM? LUNA, JÚPITER E CLÁUDIO PARTIRÃO DE TESTES COM SEUS AVIÕES-PÁSSAROS DE PAPEL PARA UMA AVENTURA EM QUE SÃO ELES PRÓPRIOS OS FILHOTES NO NINHO ESPERANDO PELO SEU PRIMEIRO DIA DE VOO.
Conheça o Programa
VIVI VIRAVENTO - 09
Vivi, Mochilão e Lanterninha conhecem Ananá, um abacaxi que vai dar sua primeira festa de aniversário e está apreensiva porque não sabe dançar a hula mesmo morando no Havaí. Vivi vai ensinar a Ananá uma nova e surpreendente coreografia.
Conheça o Programa
EP. 13 - EU NÃO TENHO MEDO
MANU, TARCÍSIO E JOÃO RESOLVEM ACAMPAR NA FLORESTA. MAS JOÃO TEM MUITO MEDO DOS MONSTROS QUE PODEM APARECER. MANU TIRA SARRO DELE E DIZ QUE NÃO TEM MEDO DE NADA. NA CALADA DA NOITE, PORÉM, MANU ACORDA E VÊ QUE JOÃO ESTÁ SENDO RAPTADO POR UM VULTO MISTERIOSO. ELA CHAMA POR TARCÍSIO E OS DOIS PARTEM EM BUSCA DE JOÃO PELA FLORESTA.
Conheça o Programa
QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - DÍVIDA
QUINTAL DA CULTURA VI PGM DIVIDA (Roteiro HQ 58)
Doroteia pede ourifunfas emprestadas para os amigos e, com isso, acumula uma enorme dívida. Como ela fará para pagar todo mundo e salvar a amizade de todos?
Conheça o Programa
QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - NOTÍCIA FALSA
QUINTAL DA CULTURA VI PGM NOTÍCIA FALSA (Roteiro HQ 03)
O repórter Ludovico faz uma reportagem especial sobre notícia que está deixando todos muito preocupados: uma empresa vai destruir o Quintal para construir um grande estacionamento.
Conheça o Programa
QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - O REI DOS MACHUCADOS
QUINTAL DA CULTURA VI PGM O REI DOS MACHUCADOS (Roteiro HQ 69)
Ofélia se espanta com o número de curativos que Ludovico tem no corpo. Envergonhado, ele conta pra ela a história de cada um dos machucados.
Conheça o Programa
QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - MENINO NÃO CHORA
QUINTAL DA CULTURA VI PGM MENINO NÃO CHORA (Roteiro HQ 72)
Ludovico cai e machuca o joelho. Ele sente muita dor, mas chorar está fora de questão. Até quando ele vai conseguir segurar o choro?
Conheça o Programa
QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - EU QUE MANDO
QUINTAL DA CULTURA VI PGM EU QUE MANDO (Roteiro HQ 56)
Ofélia ganha o direito de mandar no Quintal durante uma semana! Será que isso vai dar certo?!
Conheça o Programa
TURMA DA MÔNICA CONTRA O CAPITÃO FEIO
Montanhas de lixo sujam no bairro! O vilão mais encardido de todos os tempos tem um novo e misterioso poder. Ele pretende poluir ainda mais o mundo. A turminha precisa acabar com esse plano sujo. Sujo mesmo!
Conheça o Programa
UM DIA MUITO ESPECIAL
Cebolinha e cascão estão jogando bolinha de gude, quando a Mônica aparece e pede para eles descobrirem que dia é hoje, eles falam várias alternativas, mas nenhuma é a correta. Ela diz ser o dia da poesia, e pede para eles fazerem uma comemoração. Eles preparam uma festa com bexigas e bolo. A Mônica aparece e briga com eles, porque não era esse tipo de comemoração que ela falou, mas sim declamar uma poesia cada um. Eles declamam e depois brigam. Franjinha aparece e diz que a data está errada. Cebolinha e Cascão vão embora bravos. A Mônica fica com cara de tacho e bate no Franjinha e vai embora. Franjinha fica todo arrebentado e ai aparece os convidados para a festa do cebolinha.
Conheça o Programa
UM DIA MUITO ESPECIAL
Cebolinha e cascão estão jogando bolinha de gude, quando a Mônica aparece e pede para eles descobrirem que dia é hoje, eles falam várias alternativas, mas nenhuma é a correta. Ela diz ser o dia da poesia, e pede para eles fazerem uma comemoração. Eles preparam uma festa com bexigas e bolo. A Mônica aparece e briga com eles, porque não era esse tipo de comemoração que ela falou, mas sim declamar uma poesia cada um. Eles declamam e depois brigam. Franjinha aparece e diz que a data está errada. Cebolinha e Cascão vão embora bravos. A Mônica fica com cara de tacho e bate no Franjinha e vai embora. Franjinha fica todo arrebentado e ai aparece os convidados para a festa do cebolinha.
Conheça o Programa
O BESOURO ROLANTE
Enquanto os Unders estão na escola, Heitor resolve sair disfarçado da garagem. O que ele não sabia é que seria confundido com uma lenda do Rock e causaria a maior confusão.
Conheça o Programa
FRANCA X MINAS (13/05/2023)
GRANDE PRÊMIO DE INDIANÁPOLIS (13/05/2023)
IRMÃO DO JOREL III - 21 - A ÚLTIMA VÍDEO LOCADORA
Vovó Gigi reclama da programação da Shostners Cable mesmo com infinitos canais à disposição, mas cheio de comerciais e plantões de notícias. Pra ela, bom mesmo era quando a TV tinha menos opções. Seu Edson decide ajudar e parte em busca de filmes pra alugar com o Irmão do Jorel na última video locadora do mundo. Só falta saber onde fica a última video locadora do mundo.
Conheça o Programa
TUDO NA PAZ
Depois de passar a noite montando a cama nova ... o fazendeiro ordena que Bitzer garanta o silêncio na fazenda, para que ele possa descansar. Manter a fazenda calma pode não ser uma tarefa tão fácil...
Conheça o Programa
FELIZ DIA DO FAZENDEIRO
Bitzer quer servir o fazendeiro em estilo de restaurante, oferecendo uma torta deliciosa como prato principal. Mas quando a torta desaparece, Bitzer comete o erro de aceitar Shaun e a ajuda das ovelhas na cozinha ...
Conheça o Programa
LISTA DE VERIFICAÇÃO
O estilo de gestão excessivamente agressiva de Bitzer se torna demais para as ovelhas que decidem que é hora de relaxar. As tarefas do Bitzer para o dia assumem um novo propósito, para que todos se divirtam!
Conheça o Programa
DEVOLVER AO REMETENTE
O fazendeiro recebe um presente misterioso de seu primo. Não impressionado com o presente, ele tenta jogá-lo fora apenas para continuar reaparecendo. Ele se convence de que tem poderes mágicos.
Conheça o Programa
CULTURA LIVRE 497 - LUCAS SANTTANA
CULTURA & DESIGN II - 05
DESTAQUES DESTA EDIÇÃO:
- NO ÚLTIMO EPISÓDIO DO DOCUMENTÁRIO "UM OLHAR PARA O FUTURO”, GREG BOUSQUET NOS EXPLICA OS PROCESSOS CRIATIVOS POR TRÁS DA SUSTENTABILIDADE EM GRANDES PROJETOS.
- NO QUADRO “MOMENTO DO DESIGN”, CONHEÇA A MADEIRA ENGENHEIRADA, UM PROCESSO INDUSTRIAL PARA OTIMIZAR DESEMPENHO PARA USO NA CONSTRUÇÃO CIVIL ATRELADA A SUSTENTABILIDADE.
- ARTE COM CLÁUDIA COLAGRANDE. VINÍCIUS ROJO, NOS LEVA EM UMA VIAGEM GASTRONÔMICA NO MUNDO DAS PIZZAS.
- LEONEL LEANDRO, NOS MOSTRA TODOS OS DETALHES POR TRÁS DA HISTÓRIA DO HOTEL FAIRMONT LOCALIZADO EM COPACABANA (RJ) UMA OBRA ARQUITETÔNICA QUE EXALA A CULTURA REGIONAL.
- NO QUADRO “É PRA LÁ QUE EU VOU”, VAMOS PARA O RIO DE JANEIRO, CONHECER DE PERTINHO A HISTÓRIA POR TRÁS DO PROJETO DO CRISTO REDENTO
Conheça o Programa
JORNAL DA CULTURA - 13/05/2023
IMIGRAÇÃO - 01 - IMIGRAÇÃO E IDENTIDADE
Deixar para trás de sua terra natal, sua cultura, seus semelhantes e partir para uma nova vida em uma terra desconhecida, em busca de oportunidade, ou simplesmente paz. Os desafios são inúmeros: a língua, os costumes, a cultura, a saudade de casa, etc.. Incontáveis são as histórias daqueles que enfrentaram grandes desafios em busca de melhores condições de vida. A imigração representa ainda hoje papel importantíssimo na dinâmica geopolítica internacional e é, sem dúvida, central na formação cultural do Brasil.
Conheça o Programa
PLÍNIO FERNANDES
PLÍNIO FERNANDES
GILMAR MENDES (2023)
GILMAR MENDES (2023)
PGM 17 - FÁBRICAS DE CULTURA JAÇANÃ E VILA NOVA CACHOEIRINHA
Neste programa, Tuti e Felipe – apresentadores do Territórios Culturais – visitam duas das mais atuantes fábricas de cultura de São Paulo: Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha. De dentro dos estúdios de som dessas fábricas nascem os discos que têm feito a cabeça das comunidades no entorno: O Som das Fábricas, repletos de composições dos próprios frequentadores dessas fábricas de cultura. Um programa que vai no embalo do mais moderno som feito em São Paulo hoje em dia.
Conheça o Programa
PGM 17 - FÁBRICAS DE CULTURA JAÇANÃ E VILA NOVA CACHOEIRINHA
Neste programa, Tuti e Felipe – apresentadores do Territórios Culturais – visitam duas das mais atuantes fábricas de cultura de São Paulo: Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha. De dentro dos estúdios de som dessas fábricas nascem os discos que têm feito a cabeça das comunidades no entorno: O Som das Fábricas, repletos de composições dos próprios frequentadores dessas fábricas de cultura. Um programa que vai no embalo do mais moderno som feito em São Paulo hoje em dia.
Conheça o Programa
ELIZETH CARDOSO
A CANTORA E COMPOSITORA ELIZETH CARDOSO FALA SOBRE A FAMILIA;PERGUNTA SOBRE O SURGIMENTO DO SEU APELIDO;PERGUNTA SOBRE SUAS INFLUENCIAS;PERGUNTA SOBRE QUAL E O SEU ESTILO;PERGUNTA SOBRE QUAIS AS MUSICAS COSTUMAVA OUVIR E CANTAR NA INFANCIA;PERGUNTA SOBRE SUA AMIZADE COM CANTOR E COMPOSITOR CIRO MONTEIRO;PERGUNTA DO CANTOR E COMPOSITOR AGNALDO RAYOL FALA DO INICIO DA SUA CARREIRA;PERGUNTA SOBREA RELACAO ENTRE CANTORES,INTERPRETES E AUTORES DE MUSICAS;PERGUNTA SOBRE SUA FASE COMO BAILARINA,PERGUNTA SOBRE SUA BELEZA;PERGUNTA SOBRE SUA FORMA FISICA;ELIZETH CARDOSO;PERGUNTA SOBRE SEU ESTADO CIVIL;PERGUNTA SOBRE A FAMILIA E A CARREIRA DE CANTORA;PERGUNTA SOBRE SUA RELACAO COM OS MUSICOS;O PIANISTA AMILTON GODOY PERGUNTA SUA INFLUENCIA PARA OS JOVENS;PERGUNTA SOBRE A MUSICA DEMAIS E A SUA VIDA;PERGUNTA SOBRE O MOVIMENTO DOS CANTORES BAIANOS NA MUSICA POPULAR BRASILEIRA;PERGUNTA SOBRE PARCERIAS;PERGUNTA SOBRE O NOVO PRECO DA GASOLINA;PERGUNTA SOBRE O MOMENTO POLITICO NO BRASIL;PERGUNTA SOBRE A PARTICIPACAO DOS ARTISTAS EM MOVIMENTOS POLITICOS;PERGUNTA SOBRE CARNAVAL FEITO PARA ATRAIR ESTRANGEIROS;O VIOLONISTA LUIZ CHAVES PERGUNTA SOBRE TECNICA VOCAL;PERGUNTA SOBRE A FIGURA DO ARTISTA INSUBSTITUIVEL;PERGUNTA SOBRE A CANTORA CLARA NUNES;PERGUNTA SOBRE VIDA E MORTE;APRESENTACAO JOSEVAL PEIXOTO
Conheça o Programa
ELIZETH CARDOSO
A CANTORA E COMPOSITORA ELIZETH CARDOSO FALA SOBRE A FAMILIA;PERGUNTA SOBRE O SURGIMENTO DO SEU APELIDO;PERGUNTA SOBRE SUAS INFLUENCIAS;PERGUNTA SOBRE QUAL E O SEU ESTILO;PERGUNTA SOBRE QUAIS AS MUSICAS COSTUMAVA OUVIR E CANTAR NA INFANCIA;PERGUNTA SOBRE SUA AMIZADE COM CANTOR E COMPOSITOR CIRO MONTEIRO;PERGUNTA DO CANTOR E COMPOSITOR AGNALDO RAYOL FALA DO INICIO DA SUA CARREIRA;PERGUNTA SOBREA RELACAO ENTRE CANTORES,INTERPRETES E AUTORES DE MUSICAS;PERGUNTA SOBRE SUA FASE COMO BAILARINA,PERGUNTA SOBRE SUA BELEZA;PERGUNTA SOBRE SUA FORMA FISICA;ELIZETH CARDOSO;PERGUNTA SOBRE SEU ESTADO CIVIL;PERGUNTA SOBRE A FAMILIA E A CARREIRA DE CANTORA;PERGUNTA SOBRE SUA RELACAO COM OS MUSICOS;O PIANISTA AMILTON GODOY PERGUNTA SUA INFLUENCIA PARA OS JOVENS;PERGUNTA SOBRE A MUSICA DEMAIS E A SUA VIDA;PERGUNTA SOBRE O MOVIMENTO DOS CANTORES BAIANOS NA MUSICA POPULAR BRASILEIRA;PERGUNTA SOBRE PARCERIAS;PERGUNTA SOBRE O NOVO PRECO DA GASOLINA;PERGUNTA SOBRE O MOMENTO POLITICO NO BRASIL;PERGUNTA SOBRE A PARTICIPACAO DOS ARTISTAS EM MOVIMENTOS POLITICOS;PERGUNTA SOBRE CARNAVAL FEITO PARA ATRAIR ESTRANGEIROS;O VIOLONISTA LUIZ CHAVES PERGUNTA SOBRE TECNICA VOCAL;PERGUNTA SOBRE A FIGURA DO ARTISTA INSUBSTITUIVEL;PERGUNTA SOBRE A CANTORA CLARA NUNES;PERGUNTA SOBRE VIDA E MORTE;APRESENTACAO JOSEVAL PEIXOTO
Conheça o Programa
LETRA LIVRE 17
Convidados: Betty Milan e Cláudio Willer
Seguem os tópicos que foram desenvolvidos:
As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia:
PERGUNTAS BLOCO 1
• Betty: Você e o Willer estão identificados com dois fenômenos que tiveram originalmente um papel transgressivo, questionador, mas que hoje parecem incorporados à vida normal das pessoas: o surrealismo, no caso do Willer, a psicanálise, no seu. A psicanálise ainda representa uma forma de ver a realidade fora do senso-comum? Ela é uma fonte para a literatura, como foi para o surrealismo?
• Donizete Galvão para Claudio Willer (surrealismo ainda é transgressor?)
• Para ambos: Essas duas questões têm que ver com a idéia de que a literatura representa um desvio em relação à linguagem ordinária. O que é a literatura para vocês?
PERGUNTAS BLOCO 2
• Pergunta Marcello Rollemberg para Betty Milan
– Aliás, a gente tem uma outra pergunta nesse sentido para você, feita pelo poeta Donizete Galvão.
• Pergunta Donizete para Betty Milan
• Willer: Você faz parte de uma geração poética que buscou referências fora da idéia de uma literatura “nacional”? O Brasil e identidade nacional são um problema ultrapassado? Você se considera um poeta brasileiro?
• Betty: Você escreveu livros sobre carnaval e futebol. Essas manifestações nos traduzem melhor do que arte e literatura?
PERGUNTAS BLOCO 3
• Pergunta Marcello Rollemberg para Willer [geração 60]
• Betty: Vc passou e passa muito tempo fora do Brasil e seus interlocutores parecem ser escritores europeus, franceses (lembrar livros de entrevistas A Força da Palavra e O Século). Qual a relação da sua ficção com a literatura brasileira? Quais suas referências, modelos literários?
• Willer: Existem linhagens poéticas que ficaram esquecidas pela critica literária e pelo ensino de literatura? (lembrar de Murilo Mendes e Jorge de Lima como escritores que fogem ao padrão modernista/concreto)
• Betty: Como você avalia a prosa contemporânea brasileira? Ela toca nas questões que p/ vc, como psicanalista e escritora, são fundamentais?
PERGUNTAS BLOCO 4
Pergunta Donizete Galvão p/ Betty [humor x mimetização da realidade]
– Explicar o que é “mimetização da realidade”
• Willer: E no seu caso, a anarquia surrealista e beatnik tem função humorística? Ou sua poesia sempre carrega no tom sacrificial: “escrever é matar-se aos poucos”, como vc escreve no poema “A Chegada do Tempo”?
• Betty: Vc escreve uma seção chamada “Consultório Sentimental” na revista Veja. Como fazer para isso não virar um balcão de aconselhamentos afetivos, uma repetição de clichês?
• Willer: Apesar do caráter visionário, às vezes místico, da sua poesia, sua obra está impregnada pela cidade, em especial pela paisagem caótica de São Paulo. Qual o impacto dessa experiência da metrópole sobre a literatura?
• Betty: Falando no tema, tão moderno, da cidade: você poderia escrever crônicas sobre São Paulo da mesma maneira que escreveu sobre Paris? (Mencionar o romance inédito Consolação, que tem uma epígrafe tirada do poema Uivo, de Allen Ginsberg, traduzido por Willer).
Conheça o Programa
LETRA LIVRE 17
Convidados: Betty Milan e Cláudio Willer
Seguem os tópicos que foram desenvolvidos:
As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia:
PERGUNTAS BLOCO 1
• Betty: Você e o Willer estão identificados com dois fenômenos que tiveram originalmente um papel transgressivo, questionador, mas que hoje parecem incorporados à vida normal das pessoas: o surrealismo, no caso do Willer, a psicanálise, no seu. A psicanálise ainda representa uma forma de ver a realidade fora do senso-comum? Ela é uma fonte para a literatura, como foi para o surrealismo?
• Donizete Galvão para Claudio Willer (surrealismo ainda é transgressor?)
• Para ambos: Essas duas questões têm que ver com a idéia de que a literatura representa um desvio em relação à linguagem ordinária. O que é a literatura para vocês?
PERGUNTAS BLOCO 2
• Pergunta Marcello Rollemberg para Betty Milan
– Aliás, a gente tem uma outra pergunta nesse sentido para você, feita pelo poeta Donizete Galvão.
• Pergunta Donizete para Betty Milan
• Willer: Você faz parte de uma geração poética que buscou referências fora da idéia de uma literatura “nacional”? O Brasil e identidade nacional são um problema ultrapassado? Você se considera um poeta brasileiro?
• Betty: Você escreveu livros sobre carnaval e futebol. Essas manifestações nos traduzem melhor do que arte e literatura?
PERGUNTAS BLOCO 3
• Pergunta Marcello Rollemberg para Willer [geração 60]
• Betty: Vc passou e passa muito tempo fora do Brasil e seus interlocutores parecem ser escritores europeus, franceses (lembrar livros de entrevistas A Força da Palavra e O Século). Qual a relação da sua ficção com a literatura brasileira? Quais suas referências, modelos literários?
• Willer: Existem linhagens poéticas que ficaram esquecidas pela critica literária e pelo ensino de literatura? (lembrar de Murilo Mendes e Jorge de Lima como escritores que fogem ao padrão modernista/concreto)
• Betty: Como você avalia a prosa contemporânea brasileira? Ela toca nas questões que p/ vc, como psicanalista e escritora, são fundamentais?
PERGUNTAS BLOCO 4
Pergunta Donizete Galvão p/ Betty [humor x mimetização da realidade]
– Explicar o que é “mimetização da realidade”
• Willer: E no seu caso, a anarquia surrealista e beatnik tem função humorística? Ou sua poesia sempre carrega no tom sacrificial: “escrever é matar-se aos poucos”, como vc escreve no poema “A Chegada do Tempo”?
• Betty: Vc escreve uma seção chamada “Consultório Sentimental” na revista Veja. Como fazer para isso não virar um balcão de aconselhamentos afetivos, uma repetição de clichês?
• Willer: Apesar do caráter visionário, às vezes místico, da sua poesia, sua obra está impregnada pela cidade, em especial pela paisagem caótica de São Paulo. Qual o impacto dessa experiência da metrópole sobre a literatura?
• Betty: Falando no tema, tão moderno, da cidade: você poderia escrever crônicas sobre São Paulo da mesma maneira que escreveu sobre Paris? (Mencionar o romance inédito Consolação, que tem uma epígrafe tirada do poema Uivo, de Allen Ginsberg, traduzido por Willer).
Conheça o Programa
MUSICA DAS ESFERAS
UM PASSEIO PELAS MAIS DIVERSAS SONORIDADES DO PLANETA ATRA - VES DA IDEIA DA MUSICA DAS ESFERAS DE PITAGORAS.CHEGANDO AO FIM A DECIFRAR AS RELACOES MATEMATICAS EXISTENTES NA ESCALA BEM TEMPERADA UTILIZADA PELO COMPOSITOR J.S.BACH.
Conheça o Programa
MUSICA DAS ESFERAS
UM PASSEIO PELAS MAIS DIVERSAS SONORIDADES DO PLANETA ATRA - VES DA IDEIA DA MUSICA DAS ESFERAS DE PITAGORAS.CHEGANDO AO FIM A DECIFRAR AS RELACOES MATEMATICAS EXISTENTES NA ESCALA BEM TEMPERADA UTILIZADA PELO COMPOSITOR J.S.BACH.
Conheça o Programa
REDES SOCIAIS