Grade de Programação
Domingo, 19 de Março
VAMOS PEDALAR V - 05
VAMOS PEDALAR É UM PROGRAMA DEDICADO AO CICLISMO, ABORDANDO REPORTAGENS E MATÉRIAS SOBRE SUAS DIVERSAS CATEGORIAS E INCENTIVANDO O USO DA BICICLETA COMO UM MEIO DE TRANSPORTE, COM TESTES DE DESEMPENHO, AVALIAÇÕES DE ESPECIALISTAS, LANÇAMENTOS, DICAS SOBRE CICLOVIAS E ASSUNTOS AFINS.
Conheça o Programa
DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE
Existem diversas doenças raras em nosso meio e dentre elas estão as Distrofias Musculares.
As Distrofias Musculares são um grupo de doenças raras que causam fraqueza progressiva e perda de massa muscular.
São mais de trinta tipos de distrofias, porém a Distrofia Muscular de Duchenne é considerada a mais incidente e grave e, acomete meninos.
Entender a causa da Distrofia Muscular de Duchenne e a importância do diagnóstico precoce para a sobrevida e qualidade de vida do paciente é fundamental no combate à doença.
A Distrofia Muscular de Duchenne não tem cura ainda e o tratamento multidisciplinar garante a qualidade de vida dos pacientes.
Nesse educativo da Série Saúde Brasil vamos saber mais sobre a doença.
Conheça o Programa
ENCONTROS: HUMOR (VIOLA 2018)
Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a participação de humoristas no programa. Os convidados são: Ranchinho II e Banda Sertaneja, Nhá Barbina e Moraes Sarmento, Canário e Passarinho, Nhô Moraes, Paixão e Paxá, Bambuzinho e Juninho, Ary Toledo,Zé Mulato e Cassiano, Craveiro e Cravinho.
Conheça o Programa
SR. BRASIL 356
Rolando Boldrin recebe NELSON AYRES (São Paulo - SP), TECO CARDOSO (São Paulo - SP) e MÔNICA SALMASO (São Paulo - SP).
Conheça o Programa
AGROCULTURA - 198
TRADIÇÃO QUE PASSA DE PAI PARA FILHO, DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO. A HISTÓRIA DE AGRICULTORES QUE INICIARAM PEQUENAS AGROINDUSTRIAS PARA PRODUZIR RECEITAS DA FAMILIA E FORMARAM UMA TRADIÇÃO QUE ENCANTA OS CONSUMIDORES.
O ÊXODO PARA AS CIDADES ESVAZIOU O CAMPO. AGORA FAMÍLIAS DA CIDADE SE MUDAM PARA O CAMPO PARA VIVER O SONHO DA VIDA JUNTO À NATUREZA. O CAMINHO É CHEIO DE DESAFIOS E APRENDIZADO QUE ENVOLVEM ATÉ AS CRIANÇAS.
Conheça o Programa
TERRA BRASIL II - VALE DOS PÁSSAROS
Na série “Terra Brasil”, o biólogo e botânico Anderson Santos e o engenheiro agrônomo Aruay Goldschmidt viajam por diferentes ecossistemas e biomas brasileiros mostrando paisagens naturais, áreas com natureza conservada e unidades de conservação nacionais apresentando toda a sua biodiversidade.
EPISÓDIO 17
Anderson e Aruay conhecem o Vale dos Pássaros, setenta quilômetros de distância do munícipio de Almas-TO, um local extremamente preservado com lindas cachoeiras.
CANTAREIRA - ÁGUAS DA MANTIQUEIRA - EP. 05 - SENHORA DO HORIZONTE
A água ligou a Serra da Cantareira ao planalto de São Paulo desde a origem da ocupação humana. No final do século 19, a cidade de São Paulo começa a crescer vertiginosamente e a água da Cantareira torna-se vital, mas para isso era preciso superar os 900 metros de altitude, usando apenas tração animal.
É nesse momento que surge a “Tranway Cantareira”, uma ferrovia tímida e de bitola muito estreita, cuja missão era resolver a logística dos reservatórios. Mas a grande população da cidade se apaixonou pela ideia da ferrovia, que passou a fazer parte de seus dias, inspirando o enredo da música ‘Trem das Onze” de Adoniran Barbosa. A música foi um sucesso tão grande que se transformou em um cartão postal da identidade da paulistana daqueles tempos.
Mesmo depois do término da construção do reservatório, ela continuou a costurar os dias da cidade, e em torno dela, os bairros foram brotando e transformando a zona norte da cidade.
Depois de seis décadas de operação, sendo considerada obsoleta e deficitária, a ferrovia foi sendo desativada aos poucos, os trilhos e dormentes retirados ou sendo cobertos pelo asfalto. Era o fim do Trenzinho da Cantareira, e a fugaz memória popular conta que Adoniran Barbosa, acompanhou pessoalmente a demolição da estação do Jaçanã.
Hoje, o Sistema Cantareira representa o grande manancial que garante o abastecimento de água para cerca de 9 milhões de pessoas e é considerado o maior captador de águas do mundo. Sua reserva também é considerada a maior floresta nativa urbana do planeta, formando um cinturão de mata atlântica, que está entre os 34 “hotspots” do planeta, e que por isso, ganhou o status de ‘Reserva da Biosfera da Unesco”.
BOAS PRÁTICAS - 06
VAI TER SHOW DO BADULAQUE - 03
Penso logo existo! De onde surgiu o universo? Se a terra é redonda, como quem está embaixo não cai? Como é que inventaram a roda, o fogo, o telefone, a internet? Descubra tudo isso e muito mais com as canções do Badulaque!
SUPERHANDS - 03 - MÁGICA
Copo Flutuante
SuperHands resolveu fazer mágica! Nesse episódio você vai aprender a fazer um copo flutuar! Como? SuperHands te conta! Você vai precisar de poucos materiais e menos de 5 minutos para fazer a família toda ficar de queixo caído. Afinal, só esse mágico revela seus truques!
Anel Ambulante
SuperHands resolveu fazer mágica! Nesse episódio, os pequenos aprenderão a fazer um anel lutar contra a gravidade! Duvida? Então assista esse episódio e aprenda esse truque que usa apenas um anel e um elástico!
Moeda Invisível
SuperHands resolveu fazer mágica! Fazer dinheiro sumir é bem fácil mas o que vai impressionar todo mundo é que nessa mágica você vai fazer ele reaparecer também! A família toda vai querer aprender esse truque!
Teletransporte Líquido
SuperHands resolveu fazer mágica! Já ouviu falar de líquido que atravessa plásticos? Pois é, o SuperHands garante que é possível! E ele te conta tudo nesse episódio! Divirta-se com sua família e seus amigos!
Conheça o Programa
EP. 35 - CRIANDO SONHOS
COOKIE, CANDY E PUDDING QUEREM TER SONHOS DO JEITO QUE ELES GOSTAM. PARA FAZER ISSO, ELES TENTAM TODOS OS MÉTODOS DE CRIAÇÃO DE SONHO.
Conheça o Programa
EP. 28 - OS INGRESSOS DA LORI
REV E SEUS AMIGOS COMPETEM PARA SEREM ESCOLHIDOS POR LORI COMO “MELHOR AMIGO”.
Conheça o Programa
EP. 19 - O ÍMÃ SUPERINCRÍVEL
RICKY E OS MOTO-AMIGOS RECOLHEM SUCATA USANDO UM GRANDE ÍMÃ.
Conheça o Programa
MANUAL DE ROTEIRO
Duda quer aprender a contar histórias que emocionem os seus ouvintes, mas não consegue ter nenhuma ideia. Começa a ouvir os outros animais da colônia em busca de inspiração e acaba percebendo que o protagonista do seu roteiro estava ali, ao seu lado, todo tempo.
Conheça o Programa
THOMAS XIV - O TREM TIGRE / A TRIPULAÇÃO DO SUBMARINO
Bloco 1
Quando Yong Bao visita Sodor, todas as locomotivas querem saber qual ato de bravura ele fez para ganhar a gravura de tigre pintada em sua lateral. Thomas, com ciúmes, quer provar que ele é o trem mais corajoso – e desafia Yong Bao a uma série de desafios de bravura. Mas as coisas chegam a um ponto assustador quando ambos acabam presos dentro da antiga mina, e tem que ser corajosos juntos.
Bloco 2
Thomas e Percy saem para entregar um submarino massivo para o Museu de História de Vicarstown, mas as inabilidades deles de se comunicarem apropriadamente tão longe causa problemas para eles! Eles precisarão pensar rápido e de ajuda extra para conseguir terminar a entrega.
Conheça o Programa
VIVI VIRAVENTO - 22
Nas Terras Altas, na Escócia, Vivi, Mochilão e Lanterninha conhecem Megan, uma vaca escocesa que resolveu cortar o próprio cabelo sozinha. Só que o corte não deu muito certo e ela fica muito triste e com vergonha. Agora, Vivi e sua turma têm que achar a melhor solução para esse problema.
Conheça o Programa
EP. 24 - A ESPINHA DO MAL
BRUXINHA VALQUÍRIA ESTÁ COM UMA ESPINHA NA PONTA DO NARIZ. E, ADOLESCENTE QUE É, ESTÁ PREOCUPADÍSSIMA COM O FATO. ELA PEDE AJUDA PARA MANU, QUE TENTA ACALMÁ-LA E DIZ QUE NINGUÉM VAI PERCEBER. VALQUÍRIA NÃO SEGUE O CONSELHO DA FADINHA E CRIA UMA POÇÃO PARA SUMIR COM A ESPINHA. MAS O EFEITO É O OPOSTO: A ESPINHA GANHA VIDA E SE APRESENTA COMO VULCÂNICA
Conheça o Programa
QUE MASSA!
SINOPSE DA SÉRIE:
"O Show da Luna!" é uma série pré-escolar sobre Luna, uma menina de 6 anos que é completamente apaixonada por uma coisa: ciências!
SINOPSE DO EPISÓDIO:
Luna, Júpiter e Claudio estão fazendo um móbile do sistema solar. Júpiter quer usar um cubo para representar um planeta, mas não dá muito certo, os planetas são redondos. Será que tem planeta em forma de cubo? Por que a Terra é redonda? O que está acontecendo aqui?
Conheça o Programa
PETECA
Dudu decide fazer uma visita surpresa para o Cebolinha para brincar de peteca. O único problema é que ao chegar lá, ele encontra o Cebolinha tomando banho e não tem paciência em esperar. O que pode dar errado no banheiro do Cebolinha? TUDO!
Conheça o Programa
PLANO HIPNÓTICO
Desta vez o Cebolinha resolve estudar hipnotismo e com isso se diverte colocando em prática seus “poderes”! Mas o objetivo maior é pegar certo coelhinho “encaldido”, portanto, olhe beeeem pra telinha e muito cuidado pra não ser hipnotizado também, viu?
Conheça o Programa
SHAUN, O CARNEIRO VI - 17 - UM GANSO NO REBANHO?
Um filhote de ganso quer viver com o rebanho, mas não consegue se enturmar.
Conheça o Programa
SHAUN, O CARNEIRO VI - 18 - O DRAMA DO FILME
Uma equipe de filmagem causa grande agitação na fazenda.
Conheça o Programa
SHAUN, O CARNEIRO VI - 18 - O DRAMA DO FILME
Uma equipe de filmagem causa grande agitação na fazenda.
Conheça o Programa
ESCOLA DE GÊNIOS - 06 - SEGURANÇA MÁXIMA
Tesla fica furiosa ao saber que sua mãe votou a favor de Isaac no quadro diretório e que agora ele é definitivamente um aluno da Escola de Gênios. Ao ficar sabendo que o Projeto Guia do novato será de robótica, a frustração de Tesla chega ao limite. Ela engana Mia e pede que a garota instale um sistema de segurança no Lab de Física. Em seguida, coloca uma senha e deixa Isaac para fora. Impossibilitado de começar seu projeto, Isaac recorre à Mia que agora precisa quebrar um código que ela mesma, gênia da computação, criptografou.
Conheça o Programa
ESCOLA DE GÊNIOS - 06 - SEGURANÇA MÁXIMA
Tesla fica furiosa ao saber que sua mãe votou a favor de Isaac no quadro diretório e que agora ele é definitivamente um aluno da Escola de Gênios. Ao ficar sabendo que o Projeto Guia do novato será de robótica, a frustração de Tesla chega ao limite. Ela engana Mia e pede que a garota instale um sistema de segurança no Lab de Física. Em seguida, coloca uma senha e deixa Isaac para fora. Impossibilitado de começar seu projeto, Isaac recorre à Mia que agora precisa quebrar um código que ela mesma, gênia da computação, criptografou.
Conheça o Programa
TERRA BRASIL II - RESTINGA DE JURUBATIBA
Na série “Terra Brasil”, o biólogo e botânico Anderson Santos e o engenheiro agrônomo Aruay Goldschmidt viajam por diferentes ecossistemas e biomas brasileiros mostrando paisagens naturais, áreas com natureza conservada e unidades de conservação nacionais apresentando toda a sua biodiversidade.
EPISÓDIO 10
Os apresentadores vão até Macaé-RJ para explorar a Restinga de Jurubatiba, a maior do país, um local formado durante o período Quaternário.
TERRA BRASIL II - RESTINGA DE JURUBATIBA
Na série “Terra Brasil”, o biólogo e botânico Anderson Santos e o engenheiro agrônomo Aruay Goldschmidt viajam por diferentes ecossistemas e biomas brasileiros mostrando paisagens naturais, áreas com natureza conservada e unidades de conservação nacionais apresentando toda a sua biodiversidade.
EPISÓDIO 10
Os apresentadores vão até Macaé-RJ para explorar a Restinga de Jurubatiba, a maior do país, um local formado durante o período Quaternário.
PROBLEMA NO PARAÍSO
A vida é idílica para esta tropa de langures cinzentos em tufos, que passam seus dias descansando entre os templos antigos e banqueteando-se com frutas. Mas agora há problemas no paraíso: uma seca incapacitante torna difícil encontrar comida. Para piorar a situação, três machos solteiros invadiram seu território, com a intenção de derrubar seus líderes e matar os filhotes da tropa. Seu líder tem o que é preciso para ajudá-los a superar as ameaças mais perigosas que já enfrentaram?
Conheça o Programa
PROBLEMA NO PARAÍSO
A vida é idílica para esta tropa de langures cinzentos em tufos, que passam seus dias descansando entre os templos antigos e banqueteando-se com frutas. Mas agora há problemas no paraíso: uma seca incapacitante torna difícil encontrar comida. Para piorar a situação, três machos solteiros invadiram seu território, com a intenção de derrubar seus líderes e matar os filhotes da tropa. Seu líder tem o que é preciso para ajudá-los a superar as ameaças mais perigosas que já enfrentaram?
Conheça o Programa
REPÓRTER ECO 1458
HOJE NO REPÓRTER ECO VOCÊ VOCÊ VIAJA COM A EQUIPE DE PESQUISADORES PARA SABER O QUE CASOU O SUMIÇO DA JARDINEIRA DA FLORESTA NA CAATINGA.
DOCUMENTÁRIO REGISTRA O COTIDIANO DAS COMUNIDADES EXTRATIVISTA QUE TIRAM O SUSTENTO DE VIDA NA BIODIVERSIDADE DA MAIOR FAIXA DE MANGUEZAL DO PLANETA,NO PARÁ.
E, A BELEZA DA ARTE PLUMÁRIA DO POVO INDÍGENA KA'APOR, NO NOROESTE DO MARANHÃO..
Conheça o Programa
REPÓRTER ECO 1458
HOJE NO REPÓRTER ECO VOCÊ VOCÊ VIAJA COM A EQUIPE DE PESQUISADORES PARA SABER O QUE CASOU O SUMIÇO DA JARDINEIRA DA FLORESTA NA CAATINGA.
DOCUMENTÁRIO REGISTRA O COTIDIANO DAS COMUNIDADES EXTRATIVISTA QUE TIRAM O SUSTENTO DE VIDA NA BIODIVERSIDADE DA MAIOR FAIXA DE MANGUEZAL DO PLANETA,NO PARÁ.
E, A BELEZA DA ARTE PLUMÁRIA DO POVO INDÍGENA KA'APOR, NO NOROESTE DO MARANHÃO..
Conheça o Programa
MATÉRIA DE CAPA 446 - O IMPACTO DAS TELAS NAS NOVAS GERAÇÕES
PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA, O QI DOS FILHOS É INFERIOR AO DOS PAIS.E UM DOS RESPONSÁVEIS POR ESSA QUEDA É O USO EXAGERADO DOS DISPOSITIVOS DIGITAIS. EMBORA A TECNOLOGIA TRAGA MUITAS FACILIDADES AO DIA A DIA, É PRECISO TER LIMITES. COMO EQUILIBRAR O USO DAS TELAS COM OUTRAS ATIVIDADES ESSENCIAIS À SAÚDE?
Conheça o Programa
MATÉRIA DE CAPA 446 - O IMPACTO DAS TELAS NAS NOVAS GERAÇÕES
PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA, O QI DOS FILHOS É INFERIOR AO DOS PAIS.E UM DOS RESPONSÁVEIS POR ESSA QUEDA É O USO EXAGERADO DOS DISPOSITIVOS DIGITAIS. EMBORA A TECNOLOGIA TRAGA MUITAS FACILIDADES AO DIA A DIA, É PRECISO TER LIMITES. COMO EQUILIBRAR O USO DAS TELAS COM OUTRAS ATIVIDADES ESSENCIAIS À SAÚDE?
Conheça o Programa
HANNAH ARENDT - SIGNIFICADO E EXPERIÊNCIA VIVA
O que é o pensamento? De que modo o que pensamos é determinado pelo ambiente que nos rodeia? É possível a nossa forma de pensar determinar como agimos no mundo? Ou como deixamos de agir?
A modernidade alterou a forma da sociedade se estruturar. O avanço tecnológico, a instrumentalização das atividades humanas, fizeram com que o trabalho e o consumo fossem prioridade, e isso nos afastou dos momentos de reflexão e crítica. E o que acontece quando vivemos no automático? Quando deixamos de questionar nossas ações?
A questão do pensamento foi um tema central para Hannah Arendt, uma das mais influentes pensadoras do século XX. Nesse programa do Café Filosófico a filósofa Adriana Novaes nos conduz em uma discussão para além do famoso conceito da banalidade do mal e do estudo sobre o Holocausto, para mergulhar nas principais ideias de Arendt sobre o pensamento humano e como o nosso pensar afeta a política, a moral e a nossa vida cotidiana.
Conheça o Programa
HANNAH ARENDT - SIGNIFICADO E EXPERIÊNCIA VIVA
O que é o pensamento? De que modo o que pensamos é determinado pelo ambiente que nos rodeia? É possível a nossa forma de pensar determinar como agimos no mundo? Ou como deixamos de agir?
A modernidade alterou a forma da sociedade se estruturar. O avanço tecnológico, a instrumentalização das atividades humanas, fizeram com que o trabalho e o consumo fossem prioridade, e isso nos afastou dos momentos de reflexão e crítica. E o que acontece quando vivemos no automático? Quando deixamos de questionar nossas ações?
A questão do pensamento foi um tema central para Hannah Arendt, uma das mais influentes pensadoras do século XX. Nesse programa do Café Filosófico a filósofa Adriana Novaes nos conduz em uma discussão para além do famoso conceito da banalidade do mal e do estudo sobre o Holocausto, para mergulhar nas principais ideias de Arendt sobre o pensamento humano e como o nosso pensar afeta a política, a moral e a nossa vida cotidiana.
Conheça o Programa
ENC. HIST. III - 2 - ARMANDINHO MACEDO / RENATO BORGHETTI / YAMANDU COSTA
ENC. HIST. III - 2 - ARMANDINHO MACEDO / RENATO BORGHETTI / YAMANDU COSTA
PATRICYA TRAVASSOS
PATRICYA TRAVASSOS
3 TERESAS - 03 - A FLECHA PRETA DO CIÚME
O ciúme toma conta das 3 Teresas. Teresa tem ciúmes do ex-marido Ringo; Teresinha vê, no túmulo do marido, um arranjo de flores além do seu. E Tetê disputa a atenção de Lucas com a aranha Fabíola.
Conheça o Programa
3 TERESAS - 03 - A FLECHA PRETA DO CIÚME
O ciúme toma conta das 3 Teresas. Teresa tem ciúmes do ex-marido Ringo; Teresinha vê, no túmulo do marido, um arranjo de flores além do seu. E Tetê disputa a atenção de Lucas com a aranha Fabíola.
Conheça o Programa
FUTURANDO - 281
Edição genética em humanos: devemos fazer isso? A modificação genética nunca foi tão fácil. A tesoura genética CRISPR permite uma intervenção direcionada que transforma animais e plantas de acordo com nossas necessidades. Também funciona em humanos. A esperança é que muitas doenças possam agora ser erradicadas. Mas será que devemos fazer isso?
Implante permite que pessoas com paraplegia andem novamente - Dar mais liberdade de movimentos para pessoas com paraplegia. Esse é o objetivo de pesquisadores de Lausanne, na Suíça. Eles desenvolveram um implante que pode devolver alguns movimentos a pessoas que não conseguem mexer e nem sentir as pernas.
Como hologramas podem ser usados no futuro? A holografia é uma técnica já muito usada em documentos, mas ela tem muito mais potencial.
Por que a água não tem cor, cheiro ou gosto? A água pura é incolor, insípida e inodora. Mas nem sempre a água que tomamos tem essas características.
Conheça o Programa
FUTURANDO - 281
Edição genética em humanos: devemos fazer isso? A modificação genética nunca foi tão fácil. A tesoura genética CRISPR permite uma intervenção direcionada que transforma animais e plantas de acordo com nossas necessidades. Também funciona em humanos. A esperança é que muitas doenças possam agora ser erradicadas. Mas será que devemos fazer isso?
Implante permite que pessoas com paraplegia andem novamente - Dar mais liberdade de movimentos para pessoas com paraplegia. Esse é o objetivo de pesquisadores de Lausanne, na Suíça. Eles desenvolveram um implante que pode devolver alguns movimentos a pessoas que não conseguem mexer e nem sentir as pernas.
Como hologramas podem ser usados no futuro? A holografia é uma técnica já muito usada em documentos, mas ela tem muito mais potencial.
Por que a água não tem cor, cheiro ou gosto? A água pura é incolor, insípida e inodora. Mas nem sempre a água que tomamos tem essas características.
Conheça o Programa
CAMAROTE 21 - 273 - A MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO
Cultura da memória: como aprender com a história para não repetir os erros do passado? O Camarote.21 desta semana fala sobre como os alemães lidam com a culpa do nazismo; como netos e bisnetos de sobreviventes do Holocausto se engajam para que o passado não seja esquecido; e como um projeto na África do Sul traça paralelos entre a violência antissemita e o Apartheid.
Conheça o Programa
CAMAROTE 21 - 273 - A MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO
Cultura da memória: como aprender com a história para não repetir os erros do passado? O Camarote.21 desta semana fala sobre como os alemães lidam com a culpa do nazismo; como netos e bisnetos de sobreviventes do Holocausto se engajam para que o passado não seja esquecido; e como um projeto na África do Sul traça paralelos entre a violência antissemita e o Apartheid.
Conheça o Programa
CANTEIRO DE OBRAS (2010)
Registrar sua trajetória e potencializar a reflexão sobre os processos de criação e de produção em dança no país é o objetivo de Canteiro de Obras, um cuidadoso documentário da São Paulo Companhia de Dança, em parceria com a TV Cultura e Orosboros Produtora.
As produções, os projetos educativos e de memória, as apresentações e os depoimentos de pessoas envolvidas com as ações da Companhia foram registrados ao longo do ano pelos diretores do projeto Inês Bogéa e Iracity Cardoso. “Por meio do documentário os espectadores passam a conhecer os bastidores da produção da Companhia, as formas de trabalho, de atuação, os processos e os resultados das nossas produções. E aquilo que conhecemos intimamente pode ser apreciado de outra forma. Os espectadores também podem partilhar conosco parte das dificuldades e dos prazeres de se trabalhar para e com a dança”, fala Inês Bogéa, que assina ao lado de Iracity Cardoso, a concepção do projeto.
A série Canteiro de Obras não é comercializada. Ela é distribuída para instituições educativas e culturais, principalmente as que contam com biblioteca pública. Se alguma instituição se interessar, ela pode entrar em contato com a companhia pelo e-mail educativo@saopaulocompanhiadedanca.art.br
São Paulo Companhia de Dança
A São Paulo Companhia de Dança, que tem como diretoras Iracity Cardoso e Inês Bogéa, foi criada em janeiro de 2008 pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo e instituída como equipamento cultural dessa Secretaria por meio do Decreto SP nº. 54.669, de 11 de agosto de 2009. É uma companhia de repertório, isto é, seu repertório artístico abarca desde coreografias de referência da dança - do século XIX ao XXI - até criações inéditas feitas por diferentes artistas especificamente para o seu corpo de dança.
A Companhia procura tornar a dança cênica acessível ao grande público, por meio de espetáculos, programas educativos, de formação de platéias e de programas de registro e memória. Nesse sentido, desenvolve projetos de integração entre a dança e outras áreas do conhecimento, criando espaços para debates e discussões, com vistas ao público acesso à cultura, à formação dos estudantes e ao aperfeiçoamento dos profissionais da dança. Para tanto, a Companhia atua em três vertentes: difusão da dança – produção e circulação de espetáculos –, ações educativas e de formação de plateias, e atividades sistemáticas de registro e memória da dança.
CANTEIRO DE OBRAS (2010)
Registrar sua trajetória e potencializar a reflexão sobre os processos de criação e de produção em dança no país é o objetivo de Canteiro de Obras, um cuidadoso documentário da São Paulo Companhia de Dança, em parceria com a TV Cultura e Orosboros Produtora.
As produções, os projetos educativos e de memória, as apresentações e os depoimentos de pessoas envolvidas com as ações da Companhia foram registrados ao longo do ano pelos diretores do projeto Inês Bogéa e Iracity Cardoso. “Por meio do documentário os espectadores passam a conhecer os bastidores da produção da Companhia, as formas de trabalho, de atuação, os processos e os resultados das nossas produções. E aquilo que conhecemos intimamente pode ser apreciado de outra forma. Os espectadores também podem partilhar conosco parte das dificuldades e dos prazeres de se trabalhar para e com a dança”, fala Inês Bogéa, que assina ao lado de Iracity Cardoso, a concepção do projeto.
A série Canteiro de Obras não é comercializada. Ela é distribuída para instituições educativas e culturais, principalmente as que contam com biblioteca pública. Se alguma instituição se interessar, ela pode entrar em contato com a companhia pelo e-mail educativo@saopaulocompanhiadedanca.art.br
São Paulo Companhia de Dança
A São Paulo Companhia de Dança, que tem como diretoras Iracity Cardoso e Inês Bogéa, foi criada em janeiro de 2008 pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo e instituída como equipamento cultural dessa Secretaria por meio do Decreto SP nº. 54.669, de 11 de agosto de 2009. É uma companhia de repertório, isto é, seu repertório artístico abarca desde coreografias de referência da dança - do século XIX ao XXI - até criações inéditas feitas por diferentes artistas especificamente para o seu corpo de dança.
A Companhia procura tornar a dança cênica acessível ao grande público, por meio de espetáculos, programas educativos, de formação de platéias e de programas de registro e memória. Nesse sentido, desenvolve projetos de integração entre a dança e outras áreas do conhecimento, criando espaços para debates e discussões, com vistas ao público acesso à cultura, à formação dos estudantes e ao aperfeiçoamento dos profissionais da dança. Para tanto, a Companhia atua em três vertentes: difusão da dança – produção e circulação de espetáculos –, ações educativas e de formação de plateias, e atividades sistemáticas de registro e memória da dança.
A ARTE DE PIXINGUINHA
Programa homenageia os 110 anos de nascimento do compositor carioca, reunindo imagens históricas do acervo da TV Cultura e números musicais inéditos com André Mehmari, Fabiana Cozza, Verônica Ferriani, Danilo Brito e grupo Choro Rasgado.
O programa é um documentário musical que conta a trajetória do compositor carioca, a partir de depoimentos de especialistas na obra do autor de “Carinhoso”, como Sérgio Cabral, biógrafo do artista, além de entrevistas com seus admiradores, amigos e parceiros recuperadas do arquivo da TV Cultura, como Tom Jobim, Braguinha, João Bosco, Vinicius de Moraes e Altamiro Carrilho.
Outros números musicais, recuperados dos programas MPB Especial, Ensaio, Bem Brasil e outros especiais, também são destaque, com a presença de nomes como Paulo Moura, Joel Nascimento, conjunto Época de Ouro, Laércio de Freitas, Baden Powell, Beth Carvalho, Tom Zé, Sivuca, Pedro Amorim e Paquito D’Rivera.
A parte documental, narrada por Rolando Boldrin, recupera fotos do homenageado e exibe imagens do músico extraídas dos documentários “Pixinguinha”, de João Carlos Horta, “Saravah”, de Pierre Barrouh, “Pixinguinha e a velha guarda do samba”, de Thomaz Farkas e Ricardo Dias, e a animação “Alma carioca – um choro de menino”, de William Côgo.
Desta forma, unindo registros passados com gravações atuais, MOSAICOS – A ARTE DE PIXINGUINHA prova que a passagem do compositor carioca pela música brasileira é inesquecível e sua obra, atemporal.
Conheça o Programa
A ARTE DE PIXINGUINHA
Programa homenageia os 110 anos de nascimento do compositor carioca, reunindo imagens históricas do acervo da TV Cultura e números musicais inéditos com André Mehmari, Fabiana Cozza, Verônica Ferriani, Danilo Brito e grupo Choro Rasgado.
O programa é um documentário musical que conta a trajetória do compositor carioca, a partir de depoimentos de especialistas na obra do autor de “Carinhoso”, como Sérgio Cabral, biógrafo do artista, além de entrevistas com seus admiradores, amigos e parceiros recuperadas do arquivo da TV Cultura, como Tom Jobim, Braguinha, João Bosco, Vinicius de Moraes e Altamiro Carrilho.
Outros números musicais, recuperados dos programas MPB Especial, Ensaio, Bem Brasil e outros especiais, também são destaque, com a presença de nomes como Paulo Moura, Joel Nascimento, conjunto Época de Ouro, Laércio de Freitas, Baden Powell, Beth Carvalho, Tom Zé, Sivuca, Pedro Amorim e Paquito D’Rivera.
A parte documental, narrada por Rolando Boldrin, recupera fotos do homenageado e exibe imagens do músico extraídas dos documentários “Pixinguinha”, de João Carlos Horta, “Saravah”, de Pierre Barrouh, “Pixinguinha e a velha guarda do samba”, de Thomaz Farkas e Ricardo Dias, e a animação “Alma carioca – um choro de menino”, de William Côgo.
Desta forma, unindo registros passados com gravações atuais, MOSAICOS – A ARTE DE PIXINGUINHA prova que a passagem do compositor carioca pela música brasileira é inesquecível e sua obra, atemporal.
Conheça o Programa
NELSON RUFINO
O compositor de grandes sucessos na voz de Roberto Ribeiro e Zeca Pagodinho recorda os encontros com eles e de outras pessoas representativas na MPB que gravaram suas músicas como Nara Leão, Alcione e Martinho da Vila. Entre outro assuntos, Rufino fala da infância da Bahia e de seus pais.
Conheça o Programa
NELSON RUFINO
O compositor de grandes sucessos na voz de Roberto Ribeiro e Zeca Pagodinho recorda os encontros com eles e de outras pessoas representativas na MPB que gravaram suas músicas como Nara Leão, Alcione e Martinho da Vila. Entre outro assuntos, Rufino fala da infância da Bahia e de seus pais.
Conheça o Programa
REDES SOCIAIS