Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 19 de Novembro

ABERTURA DA EMISSORA

Viola, Minha Viola

GRANDES COMPOSITORES: TEDDY VIEIRA (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca as composições de Teddy Vieira. Neste programa participaram os seguintes músicos: Divino e Donizete; Luizinho, Limeira e Zé Coqueiro;Sulino; Tião do carro e Mulato; Lorito e Loreto; Conjunto Brasil Caboclo; Liu e Léu; Matogrosso e Mathias; Zico e Zeca; Iara, Dorinho e Pontelli, LOureço e Lourival.
Conheça o Programa
livre
GIRO BRASIL

GIRO BRASIL - 02

No episódio de hoje, iniciamos uma série especial dedicada a revelar os encantos de Morretes, a segunda cidade fundada no Estado do Paraná. Morretes cativa com seus casarios antigos, a tradição de seu povo, manifestações artísticas, a exuberância da natureza na Mata Atlântica e sua gastronomia inconfundível e peculiar. Além disso, o programa conta com a participação especial da Chef Silvana Gnatta, que ensinará a preparar um autêntico barreado.
al
Saúde Brasil

ANGIOPLASTIA CORONÁRIA

A angioplastia coronária é um procedimento minimamente invasivo para o tratamento de obstruções que podem ocorrer nas artérias do coração. Pressão alta, diabetes, colesterol alto, obesidade, sedentarismo, tabagistas, etilistas ou herança genética para doença arterial coronária fazem parte do grupo de risco. Essa obstrução consiste em acúmulos de placas de gordura formadas nas paredes dos vasos, causando entupimentos dentro das artérias que levam sangue ao músculo cardíaco. A diminuição do fluxo sanguíneo no coração pode levar à angina, uma dor ou pressão forte no peito, ou até mesmo a casos de infarto. Nesses casos, a angioplastia coronária é indicada para a desobstrução das artérias através de um cateter e implante de stent para garantir a eficácia do tratamento. O diagnóstico da doença coronária é feito através do cateterismo, um rápido exame em clínicas ou hospitais que irá determinar a gravidade da doença. Lembre-se, o mais importante é prevenir. Cuidar da saúde do coração é a principal forma de evitar a doença coronária.
Conheça o Programa
al
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
al
Sr. Brasil

SR. BRASIL 236

Rolando Boldrin conta causos e canta a música "Ganga bruta" (autor desconhecido). Também declama o texto "Ventania", de Geraldo Vandré (bloco 02), "Sr.Brasil", de Rolando Boldrin (bloco 04) e texto de Aldemar Paiva (bloco 05). Rolando Boldrin recebe os convidados: SAULO LARANJEIRA (Pedra Azul - MG) e SALDANHA ROLIM (Parambu - CE).
Conheça o Programa
livre
Agrocultura

AGROCULTURA - 233

ESSAS FRUTINHAS DOCES E VERMELHAS CONQUISTARAM O PALADAR DO CONSUMIDOR.COM DEMANDA GARANTIDA EM QUALQUER LUGAR QUE SE PLANTE, O CULTIVO DO MORANGO SE TORNOU UMA OPÇÃO RENTAVEL PARA PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS. SEJA EM UM SÍTIO NO INTERIOR DO PAIS OU ATÉ NA CAPITAL FEDERAL. SAIBA COMO GRAMADO QUE NÃO TEM UM PÉ DE CACAU SE TORNOU A CAPITAL BRASILEIRA DO CHOCOLATE ARTESANAL.TURISTAS VÃO À CIDADE DA SERRA GAUCHA EM BUSCA DESSAS DELICIAS.O SEGREDO DOS PRODUTORES FOI BUSCAR BEM LONGE LA NO NORTE DO PAIS, UM CACAU SELECIONADO DE ALTA QUALIDADE PARA PRODUZIR CHOCOLATES DIFERENCIADOS.
Conheça o Programa
livre
ASAS E HISTÓRIAS

ASAS E HISTÓRIAS - 21 - MIKOYAN-GUREVICH MIG-25

livre
MOMENTO MIADOS & LATIDOS

MOMENTO MIADOS & LATIDOS - PGM 12

livre
RESGATE ANIMAL

MUCKY

Vítimas do cruel tráfico de animais, macacos e saguis enfrentam sofrimento e maus-tratos. Com a assistência de profissionais especializados do projeto Mucky, esses animais têm a oportunidade de uma segunda chance. Durante um tranquilo passeio de final de semana, um casal se depara com uma surpresa ao encontrar um felino que, na verdade, é uma espécie rara e ameaçada de extinção: o gato-mourisco. Um chamado de urgência para o resgate da maior roedor do mundo, a capivara, que se encontra encurralada em uma fábrica. Os veterinários enfrentam um desafio significativo, pois um movimento errado pode resultar na fuga do animal em direção à rua. O tucano é uma das aves mais frequentemente vítimas do tráfico. Suas cores vibrantes e o formato característico do bico atraem pessoas que os adquirem para mantê-los em gaiolas. Um dos principais problemas relacionados a aves mantidas em cativeiro é que, quando escapam ou são abandonadas, não conseguem sobreviver por conta própria.
al
BOAS PRÁTICAS (SME)

BOAS PRÁTICAS - 41

livre
PEQUENAS AVENTUREIRAS  II

PEQUENAS AVENTUREIRAS II - EP. 02 - O SUMIÇO DO AVIÃOZINHO DE PAPEL

Bel, Abby e Lola se juntam para mais uma incrível missão das Pequenas Aventureiras: dessa vez, precisam encontrar um aviãozinho de papel que desapareceu após uma ventania. Mas… como descobrir a direção que o vento levou o aviãozinho?
al
SONHAR, PLANEJAR E ALCANÇAR - FORTALECIMENTO FINANCEIRO PARA FAMÍLIAS

COMPARTILHANDO COM A TURMA

Elmo, Lilly e Louie estão separando coisas para doarem em um posto de arrecadação e devem escolher somente as que estiverem em bom estado. Elmo, Come Come, Lola, Grover e Chumky estão prontos para brincar e devem compartilhar os brinquedos e Elmo percebe que é bem melhor brincar com os amigos! A Mãe do Elmo incentiva a separar roupas e brinquedos para doar, Elmo e Lola devem escolher coisas em bom estado. Elmo, Bel e Grover estão brincando de pirata e encontram um baú do tesouro! Dentro do baú estão brinquedos antigos, da época que Elmo ainda era um bebê. Elmo e Bel estão passeando pelo parque quando chega a hora de comer, mas um acidente aconteceu e Bel ficou sem lanche. Louie está trabalhando no computador em meio a muitos papéis e bastante atrapalhado com tanto serviço. Elmo entra em cena com um típico disfarce de máscara com óculos e narigão.
al
OFICINAS CRIATIVAS COM ABBY E COME-COME

11 - TREINANDO O OLHAR

Abby e Come-Come exercitam o olhar e experimentam diferentes perspectivas enquanto brincam com uma câmera de faz de conta criada por eles mesmos, com caixas de papelão.
al
O Show da Luna!

O SHOW DA LUNA VII - 02 PLAQUETAS EM AÇÃO

SINOPSE DA SÉRIE (7ª TEMPORADA) Qual é o tamanho do Sol? O que é um ecossistema? O que é o efeito estufa? Quão longe está a Lua? Viver numa estação espacial é como viver num GRANDE LABORATÓRIO! Com equipamentos super tecnológicos e uma vista privilegiada do planeta Terra, é o lugar perfeito para investigar temas relacionados à inovação e sustentabilidade. Na sétima temporada de O Show da Luna! Luna, Júpiter e Cláudio vão continuar vivendo na Estação Espacial e, junto com sua amiga Kyiah e os adultos que trabalham lá, vão continuar fazendo investigações científicas incríveis, faz de contas divertidíssimos e os melhores shows musicais! SINOPSE DO EPISÓDIO Sinopse: Quando Kyiah rala o joelho, Luna, Júpiter e Cláudio sugerem que ela ponha um curativo, mas ela não se anima muito com a ideia. Então todos começam a se perguntar... Como os machucados cicatrizam? E como os curativos ajudam? Eles embarcam num faz de conta incrível e descobrem coisas super legais sobre como a cicatrização de machucados acontece.
Conheça o Programa
livre
My Little Pony

MY LITTLE PONY - A AMIZADE É MÁGICA - I - 10 - A PRAGA DO SÉCULO

Parasprites, pequenas criaturas peludas que se multiplicam, invadem Ponyville e começam a devorar tudo e as pôneis têm de encontrar uma solução.
Conheça o Programa
livre
Peppa Pig

PEPPA VII - 03 - O CONCURSO DE ABÓBORAS/ MÚSICA EM MOVIMENTO/ LONDRES

O CONCURSO DE ABÓBORAS: O Halloween chegou e Peppa está ajudando o vovô Pig a esculpir sua enorme abóbora. Agora, com a ajuda da Senhorita Coelho, eles precisam descobrir como levar sua enorme abóbora para a competição de abóboras. MÚSICA EM MOVIMENTO: Madame Gazela está mostrando a Peppa e seus amigos diferentes estilos de música hoje. O grupo se diverte dançando ao som de todas as músicas! LONDRES: Madame Gazela leva toda a turma para passar o dia em Londres. Enquanto eles estão lá, a Rainha mostra todos os melhores pontos turísticos e aventuras, eles até reservam algum tempo para pular poças.
Conheça o Programa
livre
Boris e Rufus

GAME OVER

DURANTE UMA BRINCADEIRA, RUFUS SE ESCONDE NO MISTERIOSO PORÃO DA CASA DE JENNIFER. BORIS E LEOPOLDO RESOLVEM PROCURAR O FURÃO, MAS MAL SABIAM QUE SERIA NECESSÁRIO ENFRENTAR A FÚRIA DE MONSTRO, O FLIPERAMA QUE NUNCA MORRE.
Conheça o Programa
livre
Hiperconectado

HIPERCONECTADO - 67 - DOMESTICAÇÃO DOS ANIMAIS

Conheça o Programa
livre
Prelúdio

PRELÚDIO 2023 - 2ª SEMIFINAL

Conheça o Programa
livre
CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL FEMININO

SÃO PAULO X CORINTHIANS (19/11/2023)

livre
Repórter Eco

REPÓRTER ECO 1486

VEJA AS REPORTAGENS DE DESTAQUE DO PROGRAMA DE HOJE. CONHEÇA A IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR - RESPONSÁVEL PELA PRODUÇÃO DE CERCA 80 POR CENTO DOS ALIMENTOS CONSUMIDOS NO BRASIL. ESTUDO DA FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA MAPEIA 4 VEZES MAIS UNIDADES MUNICIPAIS DE CONSERVAÇÃO DO BIOMA DO QUE O REGISTRADO NOS DADOS OFICIAIS. E EM ENTREVISTA AO CORRESPONDENTE DA TV CULTURA , EM LONDRES, LEÃO SERVA O FOTÓGRAFO E ATIVISTA AMBIENTAL, YAN ARTHUS-BERTRAND FALA SOBRE O NOVO DOCUMENTÁRIO "LEGACY OU " LEGADO:NOSSO HERANÇA" QUE TRATA DA CRISE CLIMÁTICA .
Conheça o Programa
n
Matéria de Capa

MATÉRIA DE CAPA 476 - ULTIMOS DIAS DE VANGOGH

NÓS VAMOS MOSTRAR COMO FORAM OS ÚLTIMOS DIAS DE VINCENT VAN GOGH...APÓS DEIXAR UM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO, ELE SE INSTALOU NUMA PEQUENA CIDADE PERTO DE PARIS, A CONSELHO MÉDICO. LÁ, PINTOU 74 QUADROS. ENTRE ELES, ALGUMAS OBRAS-PRIMAS HOJE DISPUTADAS A PREÇOS NA CASA DE CENTENAS DE MILHÕES DE DÓLARES
Conheça o Programa
livre
Café Filosófico

AS BASES DO SELF E COMO NOS AFETAMOS

A maneira como um indivíduo se afeta envolve não apenas as circunstâncias vividas no presente, mas um pano de fundo emocional que influencia, ao menos como tendência, a forma como ele é afetado. Por que algumas pessoas são otimistas ou pessimistas? Por que alguns indivíduos tendem a ver com desânimo situações que objetivamente lhes são favoráveis? Por outro lado, há indivíduos que mesmo em dificuldades tendem a manter uma postura positiva em relação a si mesmos e à superação do problema vivido. Estas variações encontradas tanto em indivíduos saudáveis quanto em psicopatologias graves têm origem na forma como o self se constituiu desde a vida uterina até os primeiros anos da criança, tal como nos mostra Winnicott. Conhecer o papel que o self desempenha na forma como nos afetamos é útil para compreendermos melhor a nós mesmos e aos outros e assim nos afetarmos melhor.
Conheça o Programa
14
Brasil Jazz Sinfônica

TEATRO B32 - EDUARDO GUDIN / FÁTIMA GUEDES

Conheça o Programa
14
Persona

AUGUSTO POMPEO

Conheça o Programa
14
MERLÍ - TEMPORADA I

MERLÍ I - 06 SCHOPENHAUER

Capítulo 6. Schopenhauer Berta não suporta Merlin e não quer ser ajudada pelo professor. Gina descobre que Merlí está envolvido com Laia. Gerard está ansioso porque fará um trabalho de classe com Monica.
14
O PANTEÃO DAS MEMÓRIAS NEGRAS

al
Futurando

FUTURANDO - 332

Veja os destaques desta edição: - Arte gerada por inteligência artificial: quem é o artista? - Avatar virtual no tratamento da obesidade. - Como a realidade virtual pode ajudar a combater o crime. - Estar na natureza alivia o estresse? - O que é neblina e como ela se forma?
Conheça o Programa
al
Camarote 21

CAMAROTE 21 - 277 - CLIMA E ARTE: RETORNO À NATUREZA?

O Camarote.21 desta semana fala sobre cultura e clima. Tem uma conversa com a ativista climática Greta Thunberg, que acaba de lançar seu novo livro; e com a artista conceitual Maret Anne Sara, que luta para preservar o estilo de vida dos Sami, povo indígena da Noruega.
Conheça o Programa
a10
Figuras da Dança

ARACY EVANS

Aracy Evans é uma grande personalidade da dança do Brasil. Reconhecida como a professora das professoras, recebeu em Londres o título de Maitre de Ballet pela Royal Academy of Dance e é membro da Royal Academy of Dance desde 1972. Durante 40 anos foi professora da Escola Municipal de Bailado de São Paulo, sendo responsável pela formação de várias gerações de bailarinos, professores, coreógrafos e educadores. Dançou no Ballet do IV Centenário, no grupo de dança Teatro de Revista e fez muitos programas de televisão. Exigente e carismática, Aracy Evans é uma mestra no ensino da arte da dança no nosso país.
Conheça o Programa
livre
Mosaicos

A ARTE DE ELIS REGINA

MOSAICOS – A ARTE DE ELIS REGINA Documentário musical revê a trajetória do artista e traz participações de Jair Rodrigues, Fátima Guedes, Natham Marques, Negra Li, Fabiana Cozza e Zimbo trio, Ná Ozzetti e André Mehmari, todos interpretando músicas de Elis. O documentário musical – dirigido por Nico Prado e com narração de Rolando Boldrin – mescla imagens de acervo com gravações inéditas e traz as participações especiais dos compositores. Do arquivo da TV Cultura, “Mosaicos – A Arte de Chico Buarque” recupera imagens do cantor em programas históricos da emissora, como "Vox Populi" (1978),"MPB Especial" (1973), "Jogo da Verdade" (1982), etc..
Conheça o Programa
al
Ensaio

WANDERLEY CARDOSO

“Neste programa Fernando Faro recebe o cantor Wanderley Cardoso que fala do início da sua carreira, da briga que teve com Chacrinha, da importância da Jovem Guarda, da Rádio Excelsior e da experiência como ator de telenovela. Lembra os tempos dos “Adoráveis Trapalhões” ao lado de Ivon Cury, Renato Aragão e Ted Boy Marinho. O cantor relata os problemas de saúde que enfrentou ao lados dos amigos e entre outros assuntos, fala da rivalidade que existia na época entre o Fino da Bossa e a Jovem Guarda e fala da relação com seus fãs e com a Igreja.”
Conheça o Programa
livre
A Arte de Ver

A ARTE DE VER 7

O programa mostra a arte de admirar e compreender a arte e seus traços. Relata como entender os elementos visuais e o conteúdo de uma obra de arte.
Conheça o Programa
al
Territórios Culturais

PGM 18 - SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA E TEATRO SÉRGIO CARDOSO

O Teatro Sérgio Cardoso é um dos mais tradicionais de São Paulo. Nele, além de peças e espetáculos históricos, há também muita lenda para contar e personagens a descobrir. Felipe e Tuti visitam os bastidores do teatro, descobrem histórias dele e da região – o Bixiga, um dos bairros mais tradicionais de São Paulo. Para completar o programa, a dupla acompanha a apresentação de um espetáculo da São Paulo Companhia de Dança nos palcos do Sergio Cardoso: O Lago dos Cisnes.
Conheça o Programa
al
FEITICEIROS DA PALAVRA - O JONGO DO TAMANDARE

12