Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Sábado, 22 de Abril

ABERTURA DA EMISSORA

Estação Livre

ESTAÇÃO LIVRE - ESPORTE DE AVENTURA

Nessa sexta-feira o Estação Livre se enche de adrenalina para falar de esportes de ação e de aventura. Praticados, em geral, ao ar livre, em contato com a natureza os esportes de ação e de aventura ganham cada vez mais adeptos, dispostos a exercitar o corpo e superar limites. Manter o equilíbrio psicológico é fundamental para a prática desses esportes, já que uma das características inerentes a eles é a presença de um certo grau de risco. Convidados: Carlos Dias (ultramaratonista) e Denis Fidélis (ex-atleta e assessor esportivo) Carlos Dias http://www.carlosdiasultra.com.br/ Denis Fidélis https://denisfidelis.com/ Reportagens: • VT Paraquedismo Nosso videorrepórter Lucas Veloso foi gravar no centro nacional de paraquedismo, em Boituva, interior de São Paulo. Vencendo o medo, ele se arriscou em um salto duplo. • VT Inclusão Radical O projeto Inclusão Radical proporciona uma experiência única a pessoas com deficiência: poder praticar um esporte de aventura. O nosso videorrepórter Rodney Suguita acompanhou uma descida de rapel por uma pedreira de 50 metros, em Mairiporã interior de São Paulo. Participaram desde cadeirantes a deficientes visuais. • VT Slackline O slackline é um esporte que está se popularizando no Brasil e consiste, basicamente, na travessia de uma certa distância se equilibrando sobre uma fita. Tem gente que pratica em praças e parques, outros, mais ousados, como a ex-bancária Monique Paredes, se aventuram na prática com manobras sobre a fita suspensa nas alturas. • VT Parkour O parkour surgiu nas ruas da França e hoje em dia existem academias e parques dedicados a esta prática em todo o mundo. O esporte é relativamente novo, com menos de quarenta anos, mas vem ganhando cada vez mais adeptos e pode ser que apareça nas próximas Olimpíadas, em 2024. • VT Flat Track Você já ouviu falar em flat track? Embora ainda pouco conhecida, é uma modalidade de corrida de motos que já existe há mais de um século e começou a ganhar adeptos no Brasil mais recentemente. Geane Santana, de Brasília, além de competir, também bota a mão na massa para fazer as adaptações necessárias em sua motocicleta. • VT Negritude Outdoor O projeto Negritude Outdoor reúne pessoas negras para prática, em grupo, de esportes ao ar livre. Nós acompanhamos uma trilha pelo Parque Estadual do Jaraguá até o pico, um dos pontos mais altos da cidade de São Paulo. • VT Dona Onete Está em cartaz em São Paulo a ocupação Dona Onete, uma exposição em homenagem à rainha do carimbó chamegado. Aos 83 anos ela é uma pioneira desse ritmo musical paraense e se tornou conhecida em todo o Brasil a partir de 2012, quando lançou o primeiro álbum da carreira.
Conheça o Programa
livre
Cocoricó

P, M, G (REMASTERIZADO)

Conheça o Programa
livre
AS GRANDES AVENTURAS DE ÊNIO E BETO

EP. 01 - ALIENS

Ênio e Beto vão acampar e encontram dois aliens. Eles tentam encontrar o líder da Terra e acabam confundindo o pato de borracha de Ênio e Beto com seu líder.
al
PEQUENAS AVENTUREIRAS  II

PEQUENAS AVENTUREIRAS II - EP. 01 - EM BUSCA DA CASA DA JOANINHA

Bel, Abby e Lola se juntam para mais uma incrível missão das Pequenas Aventureiras: dessa vez, precisam ajudar uma joaninha a encontrar sua casa. Mas… onde será que mora uma joaninha?
al
SUPER GROVER 2.0

SUPER GROVER 2.0 - O QUEIJO E A PORTA

Um garçom camundongo está tendo muita dificuldade em carregar sua bandeja com queijo por uma porta de vaivém Contudo, Super Grover vem ao resgate para ajudá-lo a levar enfim o queijo para o cliente do restaurante.
al
THE FURCHESTER HOTEL  III

THE FURCHESTER III - 16 - O NATAL DOS FURCHESTERS

É véspera de Natal, Big Bird e o Conde estão visitando Elmo, mas Big Bird percebe que esqueceu de dizer ao Papai Noel que estará no Furchester, causando pânico no hotel.
al
ESCOLA DE FADAS DA ABBY

ESCOLA DE FADAS DA ABBY - AS FADAS E O PÉ DE FEIJÃO

No centro de ciências da Escola Voadora de Fadas de sua sala de aula, Abby, Blogg e Peck estão cultivando plantas ativamente. Gonnigan, no entanto, está tendo dificuldade em fazer qualquer coisa crescer, mesmo com água e luz solar. Desanimado, Gonnigan lança um feitiço gigantesco em sua planta e um pé de feijão gigante explode e dispara em direção ao céu. Após um breve momento de orgulho, Gonnigan percebe que Peck foi levado pelo pé de feijão. Agora eles terão que usar a inteligência para planejar o resgate do amigo!
al
OFICINAS CRIATIVAS COM ABBY E COME-COME

08 - CRIANDO SONS

Abby e Come-Come pensam em formas de reproduzir os sons que eles vão precisar para a encenação da sua história. Eles exploram diferentes objetos, e o seu próprio corpo, para reproduzir o som desejado.
al
AVENTURAS DE AMI

A POSIÇÃO DO BEBÊ FELIZ

Aventuras de Amí é uma série desenvolvida pela Lanterninha Produções que retrata o difícil e delicioso processo de crescimento das crianças abordando os ritos de passagem e a dificuldade em lidar com novas responsabilidades. A série tem como premissa que através da imaginação é possível resolver os desafios, transformando o mundo que nos cerca em um lugar mais divertido e aventureiro. Trata-se de uma série de animação infantil que conjuga elementos dos gêneros de aventura e fantasia. Como o próprio título indica, a série conta as aventuras de Amí, uma garota de 8 anos, criativa e inquieta, que junto a seu cachorro Balú e seu amigo Tim inventa outras realidades a partir do mundo que a rodeia. Agora vivendo uma nova fase da sua infância, Amí não quer mais ser tratada como uma criança pequena, e sim como uma garota que pode assumir responsabilidades. Mas, toda vez que Amí precisa cumprir uma tarefa, ela entra em conflito entre cumpri-la ou deixá-la para mais tarde. Nessa tentativa de ser mais responsável, Amí acaba demonstrando que é ainda uma criança ingênua e lúdica, inventando mundos e transformando os novos desafios em verdadeiras aventuras. Assim ela constrói, junto com seus amigos, um imaginário subjetivo que dá as brincadeiras um colorido mais divertido. A série funciona com um enredo padrão: em todos os episódios, Amí recebe tarefas dos adultos que a cercam – como a mãe, o professor de capoeira ou a professora da escola. Mas, toda vez que recebe uma tarefa, ela se perde no meio do caminho em seus devaneios, criando novos mundos onde vive aventuras arriscadas, sempre acompanhada de seus parceiros inseparáveis: Balú e Tim. Para sair dessas enrascadas, Ami e seus amigos precisam empreender um esforço de concentração e lembrar de algo que aprenderam no mundo real para resolver o desafio na fantasia. Coisas como um passe de capoeira para escapar de um polvo imaginário; ou a memória de que formigas não gostam de cravo para espantá-las em meio a um ataque de guerreiros-formiga gigantes. Neste processo, os personagens acabam aprendendo um pouquinho mais sobre si mesmos, conseguindo, assim, escapar do perigo, voltar para casa e concluir a tarefa inicial. Ep. 02: Incubidos de cuidar do primo pequeno enquanto Dora atende o telefone, Amí, Tim e Balú fantasiam serem guardiões da ordem, mas a confusão sempre está engatinhando à frente deles.
al
Thomas e seus amigos

THOMAS XIV - UMA LEMBRANCINHA / SANDY CONTRA A TEMPESTADE

Bloco 1 Yong Bao está de partida de Sodor e todos os outros trens querem dar a ele alguma coisa especial para que se lembre deles quando voltar para a China. Thomas sugere dar para Yong Bao um grande cristal da Caverna de Cristal, mas os jovens trens acharão algo mais gentil para um adeus. Bloco 2 Um forte temporal se aproxima de Sodor quando Thomas e seus amigos estão ainda fazendo as entregas do dia. Com a agitação para finalizar o trabalho antes do apito do final, eles vão até o limite do esforço e, quando a Sandy e a Carly aparecem para ajudar, eles não dão a mínima atenção à elas. Thomas acaba quebrando e isso faz com que ele e seus companheiros percebam importância de Sandy que estava o tempo todo tentando ajudar a turma.
Conheça o Programa
livre
Tromba Trem

EP. 07 - RÉDEAS DA PAIXÃO

O TREM ESTACIONA NO LOCAL ONDE GRAVAVAM A NOVELA PREFERIDA DA RAINHA CUPIM E DUDA TAMANDUÁ, “RÉDEAS DA PAIXÃO”. FOLHETIM QUE NUNCA TEVE O ÚLTIMO CAPÍTULO PRODUZIDO POR CONTA DO DESAPARECIMENTO DO PROTAGONISTA, O LONTRA HECTOR BOA-PINTA, QUE TERIA BRIGADO COM A VILÃ, ANA CONDA. DUDA VÊ A POSSIBILIDADE DE REENCONTRAR SEU ÍDOLO E SE EMBRENHA NA FLORESTA MISTERIOSA. GAJAH E JÚNIOR VÃO ATRÁS E JUNTO DA TAMANDUÁ ACABAM SE ENVOLVENDO NUMA TRAMA QUE MISTURA FICÇÃO E REALIDADE.
Conheça o Programa
livre
Bluey

25 - ASPARGUS / SHAUN

Sinopse da Série Bluey é uma adorável e incansável menina de seis anos que vive com seus pais e sua irmãzinha de quarto anos, chamada Bingo. Ela adora brincar com a sua família e a vizinhança dentro do seu mundo e seus jogos.
Conheça o Programa
livre
SOS Fada Manu

EP. 05 - OS TRÊS SOPRINHOS

O LOBINHO MAU, FILHO DO LOBO MAU, PEDE AJUDA PARA MANU: É MUITO FRAQUINHO E TEM MUITOS PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS PARA SOPRAR A CASA DOS PORQUINHOS. SEMPRE COM O NARIZ TAMPADO E ALÉRGICO A FLORES, ELE NUNCA CONSEGUIRÁ O RESPEITO DE SEU PAI.
Conheça o Programa
livre
DJ CÃO E A LOJA DE DISCOS

EP. 08 - EDGARD PICCOLI - VÍDEO CLIPE

Sinopse programa: Dj Cão e a Loja de Discos - 1º temporada Target: 07 a 11 anos 13 epsódios Produção TV Rá Tim Bum! Série em live action, muppets e animação 2D DJ Cão é um Bigou pré-adolescente, que curte música! Um aprendiz de Dj que gosta de ouvir, pesquisar e fazer música. Adora descobrir novos estilos, artistas, tecnologias e curiosidades do meio musical, enfim... Tudo que envolve o som! Ele tem um tio muito descolado, o Tio Pug Vinil, que DJ Cão admira, ainda mais porque o tio tem uma loja de discos, a Caninus Records! Nas férias DJ Cão irá passar os dias ajudando o tio na loja, e essa loja é muito bem frequentada, só cola o biscoito fino da música! E é aí que o DJ Cão conhece muita gente interessante e aprende mil histórias que ele nunca sequer imaginou. Episódio 08 – Edgard Piccoli – Vídeo clipe DJ Cão com o celular está fazendo divulgação para a loja quando Edgard Piccoli entra e, sem querer, atrapalha a gravação. Edgard admira a iniciativa do garoto de divulgar a Caninus Records na Internet e conta como era feita a promoção de músicas no passado: os artistas levavam seus discos para serem tocados nas rádios. Outra forma de divulgação bastante popular são os videoclipes. Sobre isso, Edgard conta que trabalhou por 14 anos como VJ na MTV. Com DJ Cão curioso para aprender mais, eles assistem a alguns videoclipes no computador e Edgard vai explicando as evoluções pelas quais eles passaram e mostra desde vídeos históricos, como o “Thriller” de Michael Jackson, até produções mais simples como a de MC Mirim. DJ Cão viaja na história de fazer um videoclipe. Perfil: Formado em Publicidade e Propaganda, Edgard Piccoli é locutor, repórter, roteirista e diretor. Foi como VJ que trabalhou na MTV por 14 anos e depois apresentou no Multishow os programas “Circo do Edgard”, “Edgard no Ar” e “Experimente”. Ao longo da carreira, realizou importantes entrevistas nacionais e internacionais, entre elas: Caetano Veloso, Milton Nascimento, Mariah Carey e Beyoncé. Hoje é âncora do programa de rádio “Jovem Pan Morning Show” e mantém no Youtube o canal “Sala de Som”. Edgard já apresentou músicas e artistas para todo o Brasil e agora vai ajudar DJ Cão na divulgação da Caninus Records, além de recordar alguns clipes que marcaram época.
al
YOGA COM HISTÓRIAS

PGM 11 - DRULL E AS PALAVRAS MÁGICAS

al
Peppa Pig

PEPPA VII - 07 - BUMERANGUE/ CANTIGAS DE RODA/ O MUNDO DAS ESCAVADEIRAS

BUMERANGUE: As férias da Peppa e da família estão chegando ao fim, mas ainda dá tempo de brincar com um bumerangue e fazer amizade com o Sr. Wallaby, mas todos têm dificuldade em manter o bumerangue sob controle e isso causa uma grande confusão. CANTIGAS DE RODA: Madame Gazela e o grupo de recreação estão compartilhando suas melhores canções de ninar. Desde cantar 'Little Bo Peep' até marchar junto com 'The Grand Old Duke of York', todos se divertem ouvindo as rimas favoritas uns dos outros. O MUNDO DAS ESCAVADEIRAS: Mamãe e Papai Pig levam Peppa e George para o Digger World, onde eles constroem paredes e as derrubam novamente. Eles ainda têm a chance de ajudar o Sr. Bull quando há um obstáculo na estrada.
Conheça o Programa
livre
My Little Pony

MY LITTLE PONY - A AMIZADE É MÁGICA - IV - 11 - ORGULHO PINKIE

Pinkie Pie descobre que seu status de “Pônei Super Hiper Festeira” está em perigo quando o misterioso Cheese Sandwich chega à cidade e se oferece para organizar uma festa épica para Rainbow Dash.
Conheça o Programa
livre
Câmara Viva

CÂMARA VIVA - 78

Conheça o Programa
livre
Vera e o Reino do Arco-Íris

FILHOTES DE PÉ-GRANDE

Um Passarito revela para Vera e Bartleby que os pés-grandes vão ter um bebê. Após a notícia se espalhar, o reino todo fica um grande alvoroço, mas para que o parto possa acontecer é necessário que todos fiquem em silêncio.
Conheça o Programa
al
Cocoricó

P, M, G (REMASTERIZADO)

Conheça o Programa
livre
O Diário de Mika

HORA DE DORMIR

Mika está brava porque sua mãe mandou que ela parasse de brincar pois estava na hora de dormir. Juntamente com Lilá, Mika acha que conseguirá provar que não é preciso ter hora para dormir.
Conheça o Programa
livre
TUCA, O MESTRE CUCA

EP. 02 - A PLANTINHA DA PRI

Pri, Olívia e Jonas têm uma lição de casa diferente: plantar sementes e cuidar das mudas. Tuca adora a ideia, pois poderá usar as plantinhas em suas receitas. Porém, a pimenta-biquinho da Pri parece não nascer nunca - o que a leva a tomar uma decisão radical.
al
Bubu e as Corujinhas

UM DIA DE VERÃO

A família toda está na praia aproveitando o primeiro dia do verão. Papai e Mamãe alertam as corujinhas a ficarem sempre perto deles, no mar bem rasinho. Bonie diz que seu “peixe” favorito é a foca, então eles vão em busca de focas para descobrirem mais sobre elas. Acabam encontrando duas lontrinhas, que tentam ensinar o trio a boiar. Bubu, Biel e Bonie tentam boiar e percebem como é difícil, então Biel e Bonie vão brincar de malabarismo com pedrinhas, enquanto Bubu persiste na missão de aprender a boiar. Com a ajuda da tartaruga-marinha, Bubu consegue finalmente boiar. Junto da família, eles contam as descobertas do dia e a Mamãe ensina que com grande esforço e paciência é possível aprender muitas coisas, depois canta a música “Primavera e Verão”.
Conheça o Programa
livre
Boris e Rufus

05 - AZAR O SEU

Depois de uma terrível onda de azar, Rufus é presenteado com um trevo da sorte que o transporta aos céus. Boris vai ter que escalar a planta gigante e enfrentar uma série de desafios para salvar o amigo.
Conheça o Programa
livre
Rev e Roll

EP. 11 - CAMINHÃO DO AZAR

DEPOIS DE QUEBRAR O ESPELHO, RONCO TEME QUE TENHA AZAR E QUE PERCA A CONFIANÇA. QUANDO SURGIREM PROBLEMAS, RONCO PODERÁ SUPERAR SEUS MEDOS E SALVAR O DIA?
Conheça o Programa
al
Vivi Viravento

VIVI VIRAVENTO - 03

Na Islândia, Vivi, Mochilão e Lanterninha precisam ajudar os Trolls, atrapalhados seres feitos de pedra, a acalmar um vulcão nervosinho, que cospe fogo de tanta raiva.
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - DIVAS DIVINAS

QUINTAL DA CULTURA VI PGM DIVAS DIVINAS (HQ 55) Ofélia se inscreve para sair na capa da revista eletrônica “Divas Divinas”, mas para isso acontecer, ela acha que precisa ficar perfeita, sem nem um roxo na canela.
Conheça o Programa
al
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - DIVAS DIVINAS

QUINTAL DA CULTURA VI PGM DIVAS DIVINAS (HQ 55) Ofélia se inscreve para sair na capa da revista eletrônica “Divas Divinas”, mas para isso acontecer, ela acha que precisa ficar perfeita, sem nem um roxo na canela.
Conheça o Programa
al
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - BISCOITOS DE VIAGEM

QUINTAL DA CULTURA VI PGM BISCOITO DE VIAGEM (Roteiro HQ 66) Doroteia e Ludovico começam o dia de forma preguiçosa e lenta. Mas tudo muda quando eles descobrem que estão atrasados para uma viagem ao espaço sideral! Doroteia e Ludovico começam o dia de forma preguiçosa e lenta. Mas tudo muda quando eles descobrem que estão atrasados para uma viagem ao espaço sideral!
Conheça o Programa
al
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - BISCOITOS DE VIAGEM

QUINTAL DA CULTURA VI PGM BISCOITO DE VIAGEM (Roteiro HQ 66) Doroteia e Ludovico começam o dia de forma preguiçosa e lenta. Mas tudo muda quando eles descobrem que estão atrasados para uma viagem ao espaço sideral! Doroteia e Ludovico começam o dia de forma preguiçosa e lenta. Mas tudo muda quando eles descobrem que estão atrasados para uma viagem ao espaço sideral!
Conheça o Programa
al
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - MINHA AMIGA DO FUNDO DO MAR

QUINTAL DA CULTURA VI PGM Minha amiga do fundo do mar!(Roteiro HQ 145) Doroteia faz uma amiga muito especial, a Sereia Serafina!
Conheça o Programa
al
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - MINHA AMIGA DO FUNDO DO MAR

QUINTAL DA CULTURA VI PGM Minha amiga do fundo do mar!(Roteiro HQ 145) Doroteia faz uma amiga muito especial, a Sereia Serafina!
Conheça o Programa
al
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - MEU AMIGO LUNALDO

QUINTAL DA CULTURA VI PGM Meu amigo Lunaldo (Roteiro HQ 128) Ludovico conta para o seu querido diário sobre o dia em que conheceu um amigo muito especial! Um aluno de intercâmbio vindo direto da Lua!
Conheça o Programa
al
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - MEU AMIGO LUNALDO

QUINTAL DA CULTURA VI PGM Meu amigo Lunaldo (Roteiro HQ 128) Ludovico conta para o seu querido diário sobre o dia em que conheceu um amigo muito especial! Um aluno de intercâmbio vindo direto da Lua!
Conheça o Programa
al
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - QUEM RECLAMA O RABO INFLAMA

QUINTAL DA CULTURA VI PGM QUEM RECLAMA O RABO INFLAMA (Roteiro HQ 64) Ludovico reclama de tudo, o que afasta Doroteia e Ofélia dele e, o pior, deixa Nicolau com o rabo inflamado, e ele com o peso da reclamação sobre as costas.
Conheça o Programa
al
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - QUEM RECLAMA O RABO INFLAMA

QUINTAL DA CULTURA VI PGM QUEM RECLAMA O RABO INFLAMA (Roteiro HQ 64) Ludovico reclama de tudo, o que afasta Doroteia e Ofélia dele e, o pior, deixa Nicolau com o rabo inflamado, e ele com o peso da reclamação sobre as costas.
Conheça o Programa
al
Turma da Mônica

MÔNICA EM CÂMERA LENTA

O dia não está sendo fácil para a nossa querida Mônica. Ela acordou com a sua força descontrolada e está quebrando tudo por onde passa. E o pior é que hoje tem festa na casa da Carminha e a mãe dela é superesnobe. Será que alguém vai poder ajudá-la? Não perca, pois essa historinha vai quebrar tudo!
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

MÔNICA EM CÂMERA LENTA

O dia não está sendo fácil para a nossa querida Mônica. Ela acordou com a sua força descontrolada e está quebrando tudo por onde passa. E o pior é que hoje tem festa na casa da Carminha e a mãe dela é superesnobe. Será que alguém vai poder ajudá-la? Não perca, pois essa historinha vai quebrar tudo!
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

NÃO SEI O NOME DISSO, MAS É MUITO DIVERTIDO!

Como um simples brinquedo inofensivo que ninguém sabe o nome pode se transformar em motivo de brigas, muita competição e uma confusão danada? A turminha não poupa esforços para ver quem são os melhores: os meninos ou as meninas.
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

NÃO SEI O NOME DISSO, MAS É MUITO DIVERTIDO!

Como um simples brinquedo inofensivo que ninguém sabe o nome pode se transformar em motivo de brigas, muita competição e uma confusão danada? A turminha não poupa esforços para ver quem são os melhores: os meninos ou as meninas.
Conheça o Programa
livre
Os Under-Undergrounds

EP. 12 - LAYLA E OS UNDERBOYS

O EMPRESÁRIO DA BANDA ENVIA LAYLA PARA UM PROGRAMA DE TV PARA CANTORES SOLOS. ENQUANTO ISSO, OS MENINOS PARTICIPAM DE UMA COMPETIÇÃO DE BOY-BANDS NA TV. SERÁ QUE OS UNDERGROUNDS ESTÃO SE SEPARANDO?
Conheça o Programa
al
Os Under-Undergrounds

EP. 12 - LAYLA E OS UNDERBOYS

O EMPRESÁRIO DA BANDA ENVIA LAYLA PARA UM PROGRAMA DE TV PARA CANTORES SOLOS. ENQUANTO ISSO, OS MENINOS PARTICIPAM DE UMA COMPETIÇÃO DE BOY-BANDS NA TV. SERÁ QUE OS UNDERGROUNDS ESTÃO SE SEPARANDO?
Conheça o Programa
al
LIGA NACIONAL DE BASQUETE - NOVO BASQUETE BRASIL

PINHEIROS X CAXIAS (22/04/2023)

al
LIGA NACIONAL DE BASQUETE - NOVO BASQUETE BRASIL

PINHEIROS X CAXIAS (22/04/2023)

al
O Mundo de Mia

EP. 03 - RESTAURAÇÃO

UM TESTE DE MATEMÁTICA E UM INDESEJADO ENCONTRO COM VIOLETTA FAZ COM QUE MIA PROCURE UM LUGAR PARA SE ESCONDER. FORNECENDO A ELA ESSE LUGAR, VINCENT CONTA A MIA UM SEGREDO, MAS ELA AINDA NÃO ESTÁ PRONTA PARA COMPARTILHAR O SEU. EM CENTOPIA, MIA TENTA AJUDAR UM CONFUSO PHUDDLE.
Conheça o Programa
al
O Mundo de Mia

EP. 03 - RESTAURAÇÃO

UM TESTE DE MATEMÁTICA E UM INDESEJADO ENCONTRO COM VIOLETTA FAZ COM QUE MIA PROCURE UM LUGAR PARA SE ESCONDER. FORNECENDO A ELA ESSE LUGAR, VINCENT CONTA A MIA UM SEGREDO, MAS ELA AINDA NÃO ESTÁ PRONTA PARA COMPARTILHAR O SEU. EM CENTOPIA, MIA TENTA AJUDAR UM CONFUSO PHUDDLE.
Conheça o Programa
al
POWER RANGERS: DINO FURY

EP. 18 - LINHAS CRUZADAS

IZZY TENTA ESCONDER SUAS DIFICULDADES COM A AULA DE ELETRÔNICA, COLOCANDO OS RANGERS EM RISCO.
a10
POWER RANGERS: DINO FURY

EP. 18 - LINHAS CRUZADAS

IZZY TENTA ESCONDER SUAS DIFICULDADES COM A AULA DE ELETRÔNICA, COLOCANDO OS RANGERS EM RISCO.
a10
The Next Step - Academia de Dança

EP. 26 - REGUE

Oficialmente de volta, Riley e James lutam para encontrar a química que tinham na pista de dança. Emily e West se conhecem melhor. Michelle ganha um reforço de confiança de um velho amigo.
Conheça o Programa
a10
The Next Step - Academia de Dança

EP. 26 - REGUE

Oficialmente de volta, Riley e James lutam para encontrar a química que tinham na pista de dança. Emily e West se conhecem melhor. Michelle ganha um reforço de confiança de um velho amigo.
Conheça o Programa
a10
Irmão do Jorel

IRMÃO DO JOREL III - 14 - JORNAL DO QUINTAL URGENTE

Professora Adelaide diz pra turma que não vai ter aula por motivo de "caos absoluto no planeta e pânico generalizado". Irmão do Jorel e Seu Edson fazem uma edição extraordinária do Jornal do Quintal pra internet aproveitando os coleguinhas da escola como repórteres correspondentes, despertando a ira da Shostners and Shostners e seu Shostners News.
Conheça o Programa
al
Irmão do Jorel

IRMÃO DO JOREL III - 14 - JORNAL DO QUINTAL URGENTE

Professora Adelaide diz pra turma que não vai ter aula por motivo de "caos absoluto no planeta e pânico generalizado". Irmão do Jorel e Seu Edson fazem uma edição extraordinária do Jornal do Quintal pra internet aproveitando os coleguinhas da escola como repórteres correspondentes, despertando a ira da Shostners and Shostners e seu Shostners News.
Conheça o Programa
al
Irmão do Jorel

IRMÃO DO JOREL III - 15 - A VIDA É MUITO CURTA PRA GOSTAR DE FUTEBOL

Seu Edson vai jogar futebol com os amigos no clube e leva Irmão do Jorel pra assistir. Na função de gandula, ele vai parar na sala de aula de dança da Dona Danuza, onde conhece a história de Lokerito, o goleiro da alegria. Inspirado por esse atleta acrobata Irmão do jorel vai pro gol e se consagra até a entrada de uma nova jogadora.
Conheça o Programa
al
Irmão do Jorel

IRMÃO DO JOREL III - 15 - A VIDA É MUITO CURTA PRA GOSTAR DE FUTEBOL

Seu Edson vai jogar futebol com os amigos no clube e leva Irmão do Jorel pra assistir. Na função de gandula, ele vai parar na sala de aula de dança da Dona Danuza, onde conhece a história de Lokerito, o goleiro da alegria. Inspirado por esse atleta acrobata Irmão do jorel vai pro gol e se consagra até a entrada de uma nova jogadora.
Conheça o Programa
al
Shaun, o Carneiro

O SEGREDO DE BITZER

O fazendeiro decide que é hora de entrar em forma pede para Bitzer acompanhá-lo . Bitzer tem outras idéias e vem com um plano secreto para evitar o cansaço . Será que seu plano vai dar certo ?
Conheça o Programa
al
Shaun, o Carneiro

O SEGREDO DE BITZER

O fazendeiro decide que é hora de entrar em forma pede para Bitzer acompanhá-lo . Bitzer tem outras idéias e vem com um plano secreto para evitar o cansaço . Será que seu plano vai dar certo ?
Conheça o Programa
al
Shaun, o Carneiro

HIPNOTIZADOS

Bitzer finalmente tem pouco de paz e sossego, até que Shaun fica hipnotizado por Mowermouth a cabra. Mas com todo o rebanho sob a influência do poderoso olhar de Mowermouth , Bitzer logo percebe o quanto ele precisa de seu velho amigo .
Conheça o Programa
al
Shaun, o Carneiro

HIPNOTIZADOS

Bitzer finalmente tem pouco de paz e sossego, até que Shaun fica hipnotizado por Mowermouth a cabra. Mas com todo o rebanho sob a influência do poderoso olhar de Mowermouth , Bitzer logo percebe o quanto ele precisa de seu velho amigo .
Conheça o Programa
al
Shaun, o Carneiro

DIA DE ARRUMAÇÃO

Os animais da fazenda estão assistindo ' Shaun Vs Bitzer ", o maior jogo de tênis de mesa de todos os tempos, e não conseguem perceber uma raposa faminta está lá, mas não para assistir ao jogo.
Conheça o Programa
al
Shaun, o Carneiro

DIA DE ARRUMAÇÃO

Os animais da fazenda estão assistindo ' Shaun Vs Bitzer ", o maior jogo de tênis de mesa de todos os tempos, e não conseguem perceber uma raposa faminta está lá, mas não para assistir ao jogo.
Conheça o Programa
al
Shaun, o Carneiro

SALVEM NOSSA TERRA

O fazendeiro decide construir um campo de golfe na fazenda para impressionar o um amigo. Quando o Flock descobre que eles vão perder sua amada terra, eles decidem que precisam de um plano para salvar o lugar deles.
Conheça o Programa
al
Shaun, o Carneiro

SALVEM NOSSA TERRA

O fazendeiro decide construir um campo de golfe na fazenda para impressionar o um amigo. Quando o Flock descobre que eles vão perder sua amada terra, eles decidem que precisam de um plano para salvar o lugar deles.
Conheça o Programa
al
Cultura Livre

CULTURA LIVRE 494

Conheça o Programa
al
Cultura Livre

CULTURA LIVRE 494

Conheça o Programa
al
Cultura & Design

CULTURA & DESIGN II - 02

Greg Bousquet fala sobre a criação de espaços na arquitetura e o processo de criação de diferentes designs. Saiba mais sobre o design das cortinas rolô. Fernando Forte fala sobre suas arquiteturas no Momento Design. Logo após, a curadora de artes Cris Rosenbaum fala sobre as diferenças entre obras artísticas pelo Brasil. E no é Pra Lá Que Eu Vou, veremos a geografia de Belize e suas características naturais. E por fim, a história e influência de Hans Donner no mundo do design.
Conheça o Programa
al
Cultura & Design

CULTURA & DESIGN II - 02

Greg Bousquet fala sobre a criação de espaços na arquitetura e o processo de criação de diferentes designs. Saiba mais sobre o design das cortinas rolô. Fernando Forte fala sobre suas arquiteturas no Momento Design. Logo após, a curadora de artes Cris Rosenbaum fala sobre as diferenças entre obras artísticas pelo Brasil. E no é Pra Lá Que Eu Vou, veremos a geografia de Belize e suas características naturais. E por fim, a história e influência de Hans Donner no mundo do design.
Conheça o Programa
al
Jornal da Cultura

JORNAL DA CULTURA - 22/04/2023

Conheça o Programa
livre
Café Filosófico Expresso

DIVERSIDADE: UM VALOR - 01 - ÉTICA PROGRAMADA

Na esteira da virtualização do mundo contemporâneo, um alerta se torna premente. Como evitar a reprodução das injustiças e desigualdades sociais no desenvolvimento das novas tecnologias? Como incluir princípios éticos nas inteligências artificiais e seus algorítmos? Para responder a essas e outras questões, o cientista cognitivo Diogo Cortiz convidou a advogada Karolyne Utomi.
Conheça o Programa
al
Café Filosófico Expresso

DIVERSIDADE: UM VALOR - 01 - ÉTICA PROGRAMADA

Na esteira da virtualização do mundo contemporâneo, um alerta se torna premente. Como evitar a reprodução das injustiças e desigualdades sociais no desenvolvimento das novas tecnologias? Como incluir princípios éticos nas inteligências artificiais e seus algorítmos? Para responder a essas e outras questões, o cientista cognitivo Diogo Cortiz convidou a advogada Karolyne Utomi.
Conheça o Programa
al
Café Filosófico Expresso

DIVERSIDADE: UM VALOR - 02 - FORMAS DIVERSAS

Com o advento de novas configurações familiares, a sociedade tem sido provocada a rever algumas posições de intolerância. Nesse episódio, a advogada Ana Grein e a psicanalista Leona Wolf se encontram para pensar em como lidar com a diversidade de gêneros dentro da família, como preparar um filho que fuja aos padrões cartesianos e o que podemos aprender com as novas gerações.
Conheça o Programa
a14
Café Filosófico Expresso

DIVERSIDADE: UM VALOR - 02 - FORMAS DIVERSAS

Com o advento de novas configurações familiares, a sociedade tem sido provocada a rever algumas posições de intolerância. Nesse episódio, a advogada Ana Grein e a psicanalista Leona Wolf se encontram para pensar em como lidar com a diversidade de gêneros dentro da família, como preparar um filho que fuja aos padrões cartesianos e o que podemos aprender com as novas gerações.
Conheça o Programa
a14
Clássicos

MARC ALBRECHT/ IRMÃOS JUSSEN - SATIE/ POULENC/ STRAVINSKY

Conheça o Programa
livre
Clássicos

MARC ALBRECHT/ IRMÃOS JUSSEN - SATIE/ POULENC/ STRAVINSKY

Conheça o Programa
livre
MINIDocs

DU GOMIDE + BERNARDO BRAVO

Os curitibanos invadem o programa e mostram uma música eclética, brincando com o rap, rock, reggae. Eles ainda contam sobre seu trabalho, composições e como está o cenário da música em sua cidade.
Conheça o Programa
livre
MINIDocs

DU GOMIDE + BERNARDO BRAVO

Os curitibanos invadem o programa e mostram uma música eclética, brincando com o rap, rock, reggae. Eles ainda contam sobre seu trabalho, composições e como está o cenário da música em sua cidade.
Conheça o Programa
livre
Roda Viva

GUILHERME DERRITE

OLÁ, BOA NOITE. O RODA VIVA COMEÇA AGORA, AO VIVO PARA TODO O BRASIL, TRANSMITIDO PELA TV CULTURA E PELAS NOSSAS EMISSORAS AFILIADAS. VOCÊ TAMBÉM PODE ASSISTIR O RODA DE QUALQUER LUGAR DO MUNDO PELO YOUTUBE, TWITTER, FACEBOOK E TIKTOK. EM TODO O BRASIL, EM QUALQUER PESQUISA, SEGURANÇA PÚBLICA APARECE ENTRE OS TEMAS QUE MAIS PREOCUPAM A POPULAÇÃO. EM POUCAS ÁREAS, TAMBÉM, EXISTEM TANTAS DIVERGÊNCIAS A RESPEITO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, A DEPENDER SE GOVERNOS SÃO DE DIREITA OU DE ESQUERDA. DEPOIS DE 27 ANOS DE GOVERNOS DO PSDB EM SÃO PAULO, A MUDANÇA DE COMANDO POLÍTICO NO PALÁCIO DOS BANDEIRANTES TRAZ PARA ESSA ÁREA TÃO SENSÍVEL UMA NOVA VISÃO DO PAPEL DAS POLÍCIAS E O DESAFIO DE REDUZIR OS INDICADORES DE CRIMES SEM AUMENTAR A LETALIDADE POLICIAL, QUE VINHA EM QUEDA. PARA FALAR SOBRE ESSA TAREFA E TAMBÉM SOBRE NOVOS PROBLEMAS QUE SE SOMAM A ELA, COMO A CRESCENTE INCIDÊNCIA DE ATENTADOS EM ESCOLAS, RECEBEMOS NESTA NOITE NO CENTRO DO RODA VIVA O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO, O CAPITÃO DA RESERVA DA POLÍCIA MILITAR GUILHERME DERRITE. PARA ENTREVISTAR O SECRETÁRIO GUILHERME DERRITE, NÓS CONVIDAMOS: CÉSAR GALVÃO - JORNALISTA ESPECIALISTA EM REPORTAGENS DE SEGURANÇA PÚBLICA DÉBORA FREITAS - APRESENTADORA DA RÁDIO CBN MARCELO GODOY - REPÓRTER ESPECIAL E COLUNISTA O ESTADO DE S.PAULO MARIANA ZYLBERKAN - REPÓRTER DO JORNA FOLHA DE S.PAULO E RENATO SÉRGIO LIMA - DIRETOR-PRESIDENTE DO FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA NOS DESENHOS HOJE CONTAMOS COM A PENA DE MESTRE SPACCA, CARTUNISTA E AUTOR DE HQs.
Conheça o Programa
livre
Territórios Culturais

PGM 14 - MUSEU PELÉ E SANTOS

Felipe e Tuti descem a serra e invadem um novo território cultural do estado: Santos, suas praias, sua cultura e toda a história da cidade. Lá, eles visitam o Museu do Café, passeiam de bonde pelo centro histórico, percorrem caminhos antigos na estrada velha que levou os primeiros habitantes do litoral ao planalto e muito mais. Uma viagem no tempo em que nossos apresentadores conhecem de perto tudo o que a cultura de Santos tem para oferecer.
Conheça o Programa
al
Territórios Culturais

PGM 14 - MUSEU PELÉ E SANTOS

Felipe e Tuti descem a serra e invadem um novo território cultural do estado: Santos, suas praias, sua cultura e toda a história da cidade. Lá, eles visitam o Museu do Café, passeiam de bonde pelo centro histórico, percorrem caminhos antigos na estrada velha que levou os primeiros habitantes do litoral ao planalto e muito mais. Uma viagem no tempo em que nossos apresentadores conhecem de perto tudo o que a cultura de Santos tem para oferecer.
Conheça o Programa
al
Vox Populi

HENFIL

ENTREVISTA COM O CARTUNISTA HENFIL DE SOUZA;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO FALA DO SEU INICIO NOS QUADRINHOS;PERGUNTA DA SECRETARIA DA REVISTA O PASQUIM NEUMA FALA SOBRE O TITULO DE HUMORISTA MAIS POPULAR DO BRASIL;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA SOBRE A RELIGIOSIDADE DO POVO MINEIRO;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE SUAS PIADAS SOBRE POLITICA;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE PIADAS MAIS CRIATIVAS;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA FALA DOS DESENHOS RELACIONADOS A POLITICA;PERGUNTA DO COLABORADOR ANONIMO SOBRE O SEU TRABALHO PARA O PUBLICO INFANTIL;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA SOBRE AS REVISTAS DA TURMA DA MONICA E O TRABALHO DE MAURICIO DE SOUZA;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA FALA DO TEOR DAS SUAS PIADAS;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA FALA DD TEOR DAS SUAS PIADAS;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA FALA DA QUALIDADE DO SEU TRABALHO;PERGUNTA DE REDY FALA SOBRE SUA EDUCACAO;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA SOBRE SUA SEXUALIDADE;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE SUA ATRACAO POR PES FEMININOS;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE A CRIACAO DO PERSONAGEM UBALDO;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA SOBRE O COMPORTAMENTO DO PERSONAGEM UBALDO;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO FALA SOBRE O FINAL DO AI-5;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO FALA SOBRE LEONEL BRIZOLA E MIGUEL ARRAES;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO FALANDO DO SUA TEMPORADA EM NATAL;PERGUNTA DE COLABORADOR ANTONIO SOBRE A TEMPORADA NOS ESTADOS UNIDOS;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE A CENSURA NA IMPRENSA ESCRITA;PERGUNTA DO CARTUNISTA ZIRALDO SOBRE ANALISE DE GRUPO;APRESENTACAO PAULO ROBERTO LEANDRO
Conheça o Programa
10
Vox Populi

HENFIL

ENTREVISTA COM O CARTUNISTA HENFIL DE SOUZA;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO FALA DO SEU INICIO NOS QUADRINHOS;PERGUNTA DA SECRETARIA DA REVISTA O PASQUIM NEUMA FALA SOBRE O TITULO DE HUMORISTA MAIS POPULAR DO BRASIL;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA SOBRE A RELIGIOSIDADE DO POVO MINEIRO;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE SUAS PIADAS SOBRE POLITICA;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE PIADAS MAIS CRIATIVAS;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA FALA DOS DESENHOS RELACIONADOS A POLITICA;PERGUNTA DO COLABORADOR ANONIMO SOBRE O SEU TRABALHO PARA O PUBLICO INFANTIL;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA SOBRE AS REVISTAS DA TURMA DA MONICA E O TRABALHO DE MAURICIO DE SOUZA;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA FALA DO TEOR DAS SUAS PIADAS;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA FALA DD TEOR DAS SUAS PIADAS;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA FALA DA QUALIDADE DO SEU TRABALHO;PERGUNTA DE REDY FALA SOBRE SUA EDUCACAO;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA SOBRE SUA SEXUALIDADE;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE SUA ATRACAO POR PES FEMININOS;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE A CRIACAO DO PERSONAGEM UBALDO;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA SOBRE O COMPORTAMENTO DO PERSONAGEM UBALDO;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO FALA SOBRE O FINAL DO AI-5;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO FALA SOBRE LEONEL BRIZOLA E MIGUEL ARRAES;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO FALANDO DO SUA TEMPORADA EM NATAL;PERGUNTA DE COLABORADOR ANTONIO SOBRE A TEMPORADA NOS ESTADOS UNIDOS;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE A CENSURA NA IMPRENSA ESCRITA;PERGUNTA DO CARTUNISTA ZIRALDO SOBRE ANALISE DE GRUPO;APRESENTACAO PAULO ROBERTO LEANDRO
Conheça o Programa
10
Vox Populi

HENFIL

ENTREVISTA COM O CARTUNISTA HENFIL DE SOUZA;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO FALA DO SEU INICIO NOS QUADRINHOS;PERGUNTA DA SECRETARIA DA REVISTA O PASQUIM NEUMA FALA SOBRE O TITULO DE HUMORISTA MAIS POPULAR DO BRASIL;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA SOBRE A RELIGIOSIDADE DO POVO MINEIRO;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE SUAS PIADAS SOBRE POLITICA;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE PIADAS MAIS CRIATIVAS;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA FALA DOS DESENHOS RELACIONADOS A POLITICA;PERGUNTA DO COLABORADOR ANONIMO SOBRE O SEU TRABALHO PARA O PUBLICO INFANTIL;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA SOBRE AS REVISTAS DA TURMA DA MONICA E O TRABALHO DE MAURICIO DE SOUZA;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA FALA DO TEOR DAS SUAS PIADAS;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA FALA DD TEOR DAS SUAS PIADAS;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA FALA DA QUALIDADE DO SEU TRABALHO;PERGUNTA DE REDY FALA SOBRE SUA EDUCACAO;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA SOBRE SUA SEXUALIDADE;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE SUA ATRACAO POR PES FEMININOS;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE A CRIACAO DO PERSONAGEM UBALDO;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA SOBRE O COMPORTAMENTO DO PERSONAGEM UBALDO;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO FALA SOBRE O FINAL DO AI-5;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO FALA SOBRE LEONEL BRIZOLA E MIGUEL ARRAES;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO FALANDO DO SUA TEMPORADA EM NATAL;PERGUNTA DE COLABORADOR ANTONIO SOBRE A TEMPORADA NOS ESTADOS UNIDOS;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE A CENSURA NA IMPRENSA ESCRITA;PERGUNTA DO CARTUNISTA ZIRALDO SOBRE ANALISE DE GRUPO;APRESENTACAO PAULO ROBERTO LEANDRO
Conheça o Programa
10
Letra Livre

LETRA LIVRE 14

Sinopse PGM 14 Convidados: Ana Miranda e Luiz Ruffato Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Ana: Você escreveu livros tendo escritores como personagens e livros com pesquisa histórica: a invenção puramente ficcional se esgotou? • Ruffato: A idéia de representar a formação do proletariado faz parte dessa preocupação em buscar lastro de realidade para a ficção? • Ana: Livros e filmes inspirados em fatos reais, documentários, relatos testemunhais fazem parte dessa tendência? Poeta Diógenes Moura para Ruffato [como fazer com que o texto emocione?] PERGUNTAS BLOCO 2 Historiadora e escritora Márcia Camargos p/ Ana Miranda: [escrever é erguer uma casa?] • Ruffato: Falando em “construção” Inferno provisório retoma a idéia dos grandes panoramas históricos (como ocorre em Balzac). Isso não é incompatível com realidade (e literatura) contemporâneas? • Ana: de que maneira, na ficção, a história pode falar sobre o presente? Como é seu processo de criação a partir da pesquisa histórica e biográfica? • P/ ambos: é possível identificar na sociedade de hoje um problema crucial que convoque o escritor a escrever ou a literatura é expressão de um imaginário pessoal? Diógenes Moura para Ruffato [futebol] PERGUNTAS BLOCO 3 Diógenes p/ Ana [controle das idéias] • Pergunta para ambos sobre poesia: Ruffato/As máscaras singulares; Ana estreou com livro de poesia • Vocês dois lidam com personagens distantes no tempo e espaço: como recriar a linguagem do outro, do diferente, de uma outra época e de realidades distantes ? • Ana: vc muda de estilo dependendo da época em que seus livros estão ambientados? Como é escrever sobre Augusto dos Anjos ou Clarice sem parodiá-los? PERGUNTAS BLOCO 4 Márcia p/ Ruffato: [origens mineiras] • Ana: Existe uma “literatura brasileira” ou em tempos de globalização isso é um mito ultrapassado? • Ruffato: vc organizou duas antologias, para a editora Record, com contos de “mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira”. Existe literatura feminina? • Ana: fazer mesma pergunta. • Uma pergunta que sempre faço aos convidados: nessa época de tantas mídias e linguagens diferentes, o que só a literatura pode dizer?
Conheça o Programa
al
Letra Livre

LETRA LIVRE 14

Sinopse PGM 14 Convidados: Ana Miranda e Luiz Ruffato Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Ana: Você escreveu livros tendo escritores como personagens e livros com pesquisa histórica: a invenção puramente ficcional se esgotou? • Ruffato: A idéia de representar a formação do proletariado faz parte dessa preocupação em buscar lastro de realidade para a ficção? • Ana: Livros e filmes inspirados em fatos reais, documentários, relatos testemunhais fazem parte dessa tendência? Poeta Diógenes Moura para Ruffato [como fazer com que o texto emocione?] PERGUNTAS BLOCO 2 Historiadora e escritora Márcia Camargos p/ Ana Miranda: [escrever é erguer uma casa?] • Ruffato: Falando em “construção” Inferno provisório retoma a idéia dos grandes panoramas históricos (como ocorre em Balzac). Isso não é incompatível com realidade (e literatura) contemporâneas? • Ana: de que maneira, na ficção, a história pode falar sobre o presente? Como é seu processo de criação a partir da pesquisa histórica e biográfica? • P/ ambos: é possível identificar na sociedade de hoje um problema crucial que convoque o escritor a escrever ou a literatura é expressão de um imaginário pessoal? Diógenes Moura para Ruffato [futebol] PERGUNTAS BLOCO 3 Diógenes p/ Ana [controle das idéias] • Pergunta para ambos sobre poesia: Ruffato/As máscaras singulares; Ana estreou com livro de poesia • Vocês dois lidam com personagens distantes no tempo e espaço: como recriar a linguagem do outro, do diferente, de uma outra época e de realidades distantes ? • Ana: vc muda de estilo dependendo da época em que seus livros estão ambientados? Como é escrever sobre Augusto dos Anjos ou Clarice sem parodiá-los? PERGUNTAS BLOCO 4 Márcia p/ Ruffato: [origens mineiras] • Ana: Existe uma “literatura brasileira” ou em tempos de globalização isso é um mito ultrapassado? • Ruffato: vc organizou duas antologias, para a editora Record, com contos de “mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira”. Existe literatura feminina? • Ana: fazer mesma pergunta. • Uma pergunta que sempre faço aos convidados: nessa época de tantas mídias e linguagens diferentes, o que só a literatura pode dizer?
Conheça o Programa
al
Arte e Matemática

A ORDEM NO CAOS

O RECONHECIMENTO DO PADRAO DENTRO DA DIVERSIDADE FOI, E AIN- DA E, A PRIMEIRA E PRINCIPAL FORMA DE MANIFESTACAO DE INTELI GENCIA.A BUSCA DA ORDEM NO CAOS, TEM SIDO A MAIS FREQUENTE EMPREITADA DO HOMEM,SEJA ELE ARTISTA OU MATEMATICO, OU NAO, NA LUTA PELA VIDA.MOSAICOS ARABES,VOLPI,FOTOS DE ANA MARIANI ,ESCHER E FAVOS DE MEL, ASSIM COMO OS PADROES DE CONTAGEM A- DOTADOS PELOS SERES HUMANOS COMO O SISTEMA DECIMAL,SAO AL - GUNS DOS TOPICOS TRATADOS NO PROGRAMA.
Conheça o Programa
al
Arte e Matemática

A ORDEM NO CAOS

O RECONHECIMENTO DO PADRAO DENTRO DA DIVERSIDADE FOI, E AIN- DA E, A PRIMEIRA E PRINCIPAL FORMA DE MANIFESTACAO DE INTELI GENCIA.A BUSCA DA ORDEM NO CAOS, TEM SIDO A MAIS FREQUENTE EMPREITADA DO HOMEM,SEJA ELE ARTISTA OU MATEMATICO, OU NAO, NA LUTA PELA VIDA.MOSAICOS ARABES,VOLPI,FOTOS DE ANA MARIANI ,ESCHER E FAVOS DE MEL, ASSIM COMO OS PADROES DE CONTAGEM A- DOTADOS PELOS SERES HUMANOS COMO O SISTEMA DECIMAL,SAO AL - GUNS DOS TOPICOS TRATADOS NO PROGRAMA.
Conheça o Programa
al