Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels
Pexels

Uma das conversas mais complicadas que se pode ter com uma criança é sobre a perda de um parente ou amigo querido, e até mesmo explicar o significado do Dia de Finados, que acontece nesta segunda-feira (2). A data faz parte de um costume religioso dedicado às orações e homenagens aos que já faleceram. Aliás, a palavra “finados” significa exatamente isso, algo que findou, acabou ou morreu.

Abordar o assunto de forma honesta e clara, conciliando com animações e filmes que tragam o assunto de maneira mais leve, é uma dica que pode ajudar (e muito) nessas horas. Os filmes trazem uma linguagem adequada e sempre mostram o lado positivo e da superação dos personagens, que sempre acabam por ensinar algo bonito.

Listamos 5 clássicos do cinema que trazem em suas narrativas a perda daqueles que se vão, mostrando que é um encerramento natural do ciclo da vida; confira!

- Up, Altas Aventuras

O vendedor de balões Carl Fredricksen tem 78 anos e está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. Para evitar que isto aconteça, ele decide levantar voo com a própria residência e fugir de todo esse caos. Só que descobre que um problema ainda maior embarcou junto: Russell, um doce menino de apenas 8 anos.

- A Casa dos Pequenos Cubinhos


Um velhinho vive solitário numa cidade inundada. Conforme a água sobe, o senhor eleva sua casa com pequenos tijolos em formato de cubos. Um dia, seu cachimbo favorito cai e vai parar em um andar mais baixo de onde sua real moradia encontrava-se naquele momento. Ele decide, então, ir atrás do objeto. Ao mergulhar, ele começa a reviver toda a história dele e de sua família. Legal, né?

- Viva – A Vida É Uma festa


A animação que ganhou o coração do público conta a história de Miguel, que sonha em se tornar um grande músico como seu ídolo já falecido, Ernesto de La Cruz. Sendo assim, Miguel foge de casa e vai à exótica Terra dos Mortos. Ao longo do caminho, ele conhece o trapaceiro Hector e juntos partem em uma jornada para descobrir a verdade por trás da história da família de Miguel. Aqui, você vai conhecer o significado do Dia dos Mortos, celebração tipicamente indígena porém muito comemorada no México.

- A Noiva Cadáver


De primeira, pode parecer que é um filme não tão adequado para o seu filho, mas a verdade é que a animação trabalha a questão de vida e morte de forma leve e alegre, mostrando que as pessoas que partem estão bem e felizes. É fácil de perceber isso não apenas pela história, mas porque o mundo dos vivos é retratado como um lugar cinza, e todo o colorido da animação fica por conta desse "submundo".

- O Rei Leão


Quem nunca se emocionou com este filme? Uma das melhores animações infantis de todos os tempos também tem uma das cenas mais impactantes da história do cinema: a morte do Mufasa, pai de Simba. A vida é um ciclo e tem início, meio e fim, como a música do início já diz. Assim, o enredo conta que cada um tem seus momentos e também a sua hora de partir.

Gostou? Leia também: Passeio com as crianças: O Aquário de São Paulo está de volta!