Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

O site da TV Cultura conversou com a nutricionista infantil Camila Garcia, que passou dicas de como montar uma lancheira mais saudável para o seu filho.  

Lancheira saudável

É comum ter o pensamento de que alimentos saudáveis não são gostosos, mas é muito pelo contrário. Uma lancheira atrativa para a criança pode ser gostosa, saudável e prática. Basta ter uma programação do que será levado ao longo da semana.

Vitaminas

As vitaminas devem compor uma lancheira saudável, seja no formato de fruta ou em vegetais.

Carboidratos

Os carboidratos são fonte de energia para crianças e podem estar em pães, tapioca, bolo saudável e sem açúcar, dependendo da idade da criança, no biscoito de polvilho, em milho, etc.

Proteína

A fonte proteica pode vir do iogurte, da manteiga no pão, do ovo de codorna ou do frango desfiado na pasta que passa no pão ou na torrada, etc.

Veja imagens: Webstory: Como montar uma lancheira mais saudável

Hidratação

A água é a principal fonte de hidratação e deve estar presente na lancheira todos os dias. Outras bebidas não são obrigatórias, mas se quiser incluir sucos, opte pelos vindos das frutas. É importante que não tenha um padrão de sucos, já que eles podem atrapalhar a alimentação da criança.

Dicas para não repetir

Organização é fundamental para programar os alimentos disponíveis para a semana. O congelamento de alimentos também é interessante para não gerar repetição e desperdício de comida. Pode ser preparada uma torta, congelada e colocada na lancheira a cada 2 dias.

Educação alimentar

A educação do que é uma alimentação saudável começa em casa, para quando as crianças irem para a escola, continuarem comendo bem. Expor as opções na lancheira todos os dias, mesmo que elas voltem é uma forma dela saber que o alimento está disponível. Montar a lancheira em conjunto, é um jeito também de estimulá-la a escolher as opções saudáveis.