Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

O nariz funciona como um filtro que bloqueia a entrada de alguns microrganismos e partículas prejudiciais ao corpo. Por isso, realizar uma higiene completa com métodos que possibilitam a liberação de grandes volumes de líquido é essencial para manter a saúde do organismo e melhorar a qualidade de vida.

O procedimento é ainda mais indicado quando o assunto são as crianças, já que nem todas sabem assoar o nariz adequadamente.

De acordo com o otorrinopediatra Ricardo Neves Godinho professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, a lavagem evita que vírus e bactérias sejam transmitidos para outras pessoas e provoquem problemas de saúde.

Veja imagens: Webstory: Porque fazer lavagem nasal em crianças

Quando devo lavar o nariz?

É indicado que o nariz das crianças receba essa higienização diariamente, especialmente após voltarem da escola ou outros locais com grande circulação de pessoas. A lavagem mais indicada é a de de alto volume, já que ela lava por completo a adenoide.

Para aquelas que sofrem alguma doença respiratória, como rinite ou até mesmo um simples resfriado, é indicado repetir o processo entre duas a três vezes ao longo do dia, o que alivia sintomas e diminue a necessidade de remédios.

A lavagem também é indicada para pessoas que têm o nariz naturalmente mais seco, o que costuma provocar desconforto e aumentar o risco de desenvolver uma doença respiratória. Quando o clima está seco e frio, é ainda mais recomendada. “Nessas épocas acontece a inversão térmica que faz com que os poluentes fiquem mais tempo em contato com a mucosa nasal”, explica Godinho.

Higienização

O ideal é utilizar produtos específicos ao invés de usar água ou soluções caseiras, além de apresentar a capacidade de esguichar grandes volumes de líquido sem exagerar na pressão, para que faça uma limpeza completa do nariz e da adenoide. A quantidade de líquido indicado varia de acordo com a idade de cada criança.

Processo de limpeza

De acordo com o otorrinopediatra, durante o processo é indicado que o rosto fique inclinado levemente para o lado e a boca aberta. Além disso, o líquido deve entrar por uma narina e sair por outra.