A partir desta semana, a exposição temporária “Futebol de Brinquedo”, em cartaz no Museu do Futebol, contará com entrada gratuita.
Localizado no Estádio do Pacaembu, é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
De terça a domingo, das 9h às 18h, todas as pessoas poderão acessar de graça a mostra, que propõe um mergulho afetivo na história dos brinquedos analógicos inspirados no esporte mais popular do Brasil.
Fazem parte da programação peças como Aquaplay, Pregobol, Super Trunfo, bonecos e bonecas, mascotes das Copas do Mundo e muitos times de futebol de botão.
Há também figuras da Betty Boop, Smurfette, Mickey Mouse, Snoopy e Fofolete vestidos com a camisa da Seleção Brasileira, além de minicraques – incluindo a recém-lançada jogadora Debinha – e os bonecos Funko.
O museu ainda oferece uma agenda cultural variada na área externa. São atividades organizadas pelo time do educativo e também brincadeiras como futmesa e futebol de botão. Mais informações podem ser encontradas no site oficial.
Museu em obras
No momento, o local passa por uma grande obra de renovação da exposição principal, que voltará com novidades no primeiro semestre de 2024. Até lá, ela fica fechada para visitação.
Aqueles que desejarem ajudar na iniciativa podem contribuir de forma voluntária. As doações podem ser feitas diretamente na bilheteria, em qualquer valor, com cartão de crédito, débito, PIX ou em dinheiro.
O Museu do Futebol e sua exposição principal foram inaugurados em 2008 e, desde então, este será o primeiro grande processo de renovação. As mudanças envolvem a atualização do parque tecnológico, a reformulação da expografia, com a inclusão de novas instalações e experiências, além da revisão do conteúdo.
Um dos destaques será a maior presença do futebol de mulheres, dos torcedores e de outros “futebóis” – ou seja, modalidades e práticas diversas protagonizadas por pessoas comuns em todo o país. Além disso, o museu passa a reverberar temas que se tornaram prementes no mundo do futebol nas duas últimas décadas, como a diversidade, a inclusão e a questão racial.
Leia também: Fundo Social de São Paulo oferece 18 novos cursos gratuitos
REDES SOCIAIS