Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Wikimedia Commons
Reprodução/Wikimedia Commons

Mais de 200 anos depois da publicação de 'Frankenstein', em 1818, a criação de Mary Shelley continua como um dos grandes símbolos do gênero de terror.

Neste 30 de agosto, data que marca o nascimento da escritora, o site da TV Cultura separou curiosidades sobre a autora, cuja influência reverbera na cultura pop até hoje.

Leia também: Nia DaCosta é a primeira diretora negra a liderar a bilheteria americana com ‘Candyman’

Nascida na Inglaterra em 1797, ela escreveu seu trabalho mais famoso ainda na adolescência. Embora 'Frankenstein' tenha se tornado uma obra fundamental no cânone do terror gótico, o livro é também considerado o primeiro romance moderno da ficção científica. Na história, o jovem Victor Frankenstein não recorre a qualquer recurso sobrenatural para dar vida à sua criação, mas à ciência.

Talvez a versão mais famosa da obra de Shelley seja o clássico da Universal de 1931, que apresentou a figura imortal de Boris Karloff no papel de um monstro inocente e, ao mesmo tempo, assustador. O longa de James Whale, porém, não foi o primeiro a levar a história de Frankenstein às telonas: em 1910, os estúdios de Thomas Edison desenvolveram a primeira adaptação do livro, um filme mudo de apenas 16 minutos.

Desde então, a história de Victor Frankenstein se tornou uma das mais adaptadas, referenciadas e até parodiadas no cinema, televisão, rádio, quadrinhos, jogos e todo tipo de mídia.

Até mesmo em 'Castelo Rá-Tim-Bum', clássico infantil da TV Cultura, os tios do protagonista Nino carregam claras alusões à obra de Mary Shelley: Doutor Victor, que além de feiticeiro é um dedicado cientista, foi batizado em homenagem a Frankenstein e tem "raios e trovões" como bordão; já Morgana usa o mesmo penteado de Elsa Lanchester em 'A Noiva de Frankenstein".

Veja o Minuto Cultura sobre o aniversário de Mary Shelley:


Leia também: Maisa aparece caracterizada de 'Sabrina' para Festival Tudum