Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram Diego Maradona
Reprodução/Instagram Diego Maradona

Nesta sexta-feira (29), o serviço de streaming Amazon Prime Video disponibilizou a série que acompanha a vida e carreira do craque argentino Diego Armando Maradona. No clima do lançamento da produção 'Maradona: A Conquista de um Sonho', separamos para você cinco curiosidades sobre o camisa dez argentino, que faleceu no dia 25 de novembro do ano passado, vítima de um mal súbito ocorrido durante a recuperação de uma cirurgia no cérebro.


1 - Maradona entrevistou a si próprio em um programa de televisão

Em 2005 o craque argentino encarou uma nova empreitada. Ele se tornou apresentador de um programa de entrevistas na Argentina. Apesar de possuir apenas 13 episódios, ‘La noche del 10’ foi um grande sucesso. Marcaram presença entre os convidados o rei Pelé, Xuxa Meneghel, Mike Tyson, Fidel Castro, Roberto Gómez Bolaños (o Chaves) e o próprio Diego Armando Maradona. Na entrevista, o craque falou para o craque dos arrependimentos da sua vida e carreira, dentre eles, o vício em cocaína.


2 - O maior ídolo de Maradona era um camisa dez brasileiro, mas não era Pelé

Em diversas oportunidades, Maradona disse que o jogador que mais admirava na infância era um camisa dez brasileiro, no entanto, esse jogador não era o rei Pelé, era um canhoto, assim como o argentino. Camisa dez lendário do Corinthians e Fluminense, além de campeão da Copa do Mundo em 1970, Roberto Rivellino, o “Patada Atômica”, foi a inspiração de Diego. “O chute desse senhor é um encanto para o futebol. E eu não estou falando só de chutar para o gol. Uma mudança de lado de Rivellino era um poema, e por isso me apaixonei”, disse Maradona sobre o brasileiro.

Veja Imagens: Webstory: Cinco curiosidades sobre Maradona

3 - O último clube que Maradona treinou foi o Gimnasia la Plata

A última equipe de futebol profissional treinada por Diego Armando Maradona foi o Gimnasia la Plata, clube da primeira divisão do futebol argentino. Ele chegou ao comando técnico em 2019 e permaneceu no cargo até seus últimos dias. Com a morte do gênio do futebol, todos os auxiliares que o acompanhavam nos clubes que treinava pediram demissão.


4 - Os Diegos brasileiros

De acordo com dados do site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), durante a década de 70, no Brasil, foram registradas 5.381 crianças chamadas Diego. Já nas duas décadas seguintes, esse número saltou para 158.533 na de 80 (auge do camisa dez) e 178.701 na de 90 nos últimos anos de Maradona como atleta de futebol.


5 - Casa do craque virou patrimônio histórico

No dia 27 de outubro de 2021 a casa em que Maradona passou sua infância, na Villa Fiorito, arredores da capital Buenos Aires, foi declarada Patrimônio Histórico Nacional da Argentina. O decreto foi assinado pelo presidente do país, Alberto Fernández, pelo ministro da Cultura, Tristán Bauer e o Chefe da Casa Civil, Juan Manzur.

Leia Também: Justiça argentina define filhos reconhecidos como únicos herdeiros de Maradona