Nesta segunda-feira, 15 de novembro, é comemorado nacionalmente a Proclamação da República do Brasil. No feriado, o site da Cultura reuniu cinco curiosidades sobre a data.
Forte participação dos militares
Tratada por parte dos historiadores como um golpe de estado, pelo fato de ter sido uma transição de poder forçada e com pouca participação popular, o movimento republicano contou com uma forte participação dos militares. Talvez o principal grupo descontente com a monarquia era o Exército. Eles entendiam não ter o devido reconhecimento depois de vencerem a Guerra do Paraguai (1864 – 1870) e reclamavam da remuneração além do sistema de promoção de carreira.
Marechal Deodoro da Fonseca
Um dos principais líderes do movimento de ruptura com a monarquia e instauração da República foi marechal Manuel Deodoro da Fonseca. Ele nasceu em Alagoas em 5 de agosto de 1827. Vindo de uma família de militares, comandou batalhões na Guerra do Paraguai. Ele recebeu a patente de marechal em 1887. Após a proclamação da República, tornou- se em 1889 o primeiro presidente do Brasil durante o governo provisório.
Leia Também: Bolsonaro diz que espera se 'casar ou desfazer o noivado' com PL dentro de 'pouquíssimas semanas'
Família Real foi expulsa do país
Com o levante militar que se deu com o objetivo de instaurar um sistema republicano, a família real foi detida por soldados e expulsas do país. No dia 17 de novembro de 1889, Dom Pedro II, destituído do título de Imperador, Princesa Isabel, Conde D’eu e outros membros da realeza embarcaram rumo ao exílio na Europa, na capital portuguesa Lisboa.
O que é uma República?
A palavra “república” é uma derivação de “res publica”, termo em latim que significa “coisa pública”. O nome se refere ao interesse em comum dos cidadãos em determinado local. O modelo de governo faz parte das principais instituições políticas da modernidade.
Feriado Nacional
A primeira lei a tornar o dia 15 de novembro como feriado foi emitida em 14 de janeiro de 1890. A determinação teve como objetivo legitimar o novo modelo de governo. Mais recentemente, em dezembro de 2002, a data foi instituída pela Lei nº 10.607 como um dos feriados nacionais.
Leia Também: Desnutrição crônica: oito em cada 10 crianças Yanomami sofrem com deficiência nutricional
REDES SOCIAIS