Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Colagem: Governo do Brasil e Pixabay
Colagem: Governo do Brasil e Pixabay

Nesta segunda-feira, 15 de novembro, é comemorado nacionalmente a Proclamação da República do Brasil. No feriado, o site da Cultura reuniu cinco curiosidades sobre a data.

Forte participação dos militares

Tratada por parte dos historiadores como um golpe de estado, pelo fato de ter sido uma transição de poder forçada e com pouca participação popular, o movimento republicano contou com uma forte participação dos militares. Talvez o principal grupo descontente com a monarquia era o Exército. Eles entendiam não ter o devido reconhecimento depois de vencerem a Guerra do Paraguai (1864 – 1870) e reclamavam da remuneração além do sistema de promoção de carreira.

Marechal Deodoro da Fonseca

Um dos principais líderes do movimento de ruptura com a monarquia e instauração da República foi marechal Manuel Deodoro da Fonseca. Ele nasceu em Alagoas em 5 de agosto de 1827. Vindo de uma família de militares, comandou batalhões na Guerra do Paraguai. Ele recebeu a patente de marechal em 1887. Após a proclamação da República, tornou- se em 1889 o primeiro presidente do Brasil durante o governo provisório.

Leia Também: Bolsonaro diz que espera se 'casar ou desfazer o noivado' com PL dentro de 'pouquíssimas semanas'

Família Real foi expulsa do país

Com o levante militar que se deu com o objetivo de instaurar um sistema republicano, a família real foi detida por soldados e expulsas do país. No dia 17 de novembro de 1889, Dom Pedro II, destituído do título de Imperador, Princesa Isabel, Conde D’eu e outros membros da realeza embarcaram rumo ao exílio na Europa, na capital portuguesa Lisboa.

O que é uma República?

A palavra “república” é uma derivação de “res publica”, termo em latim que significa “coisa pública”. O nome se refere ao interesse em comum dos cidadãos em determinado local. O modelo de governo faz parte das principais instituições políticas da modernidade.

Feriado Nacional

A primeira lei a tornar o dia 15 de novembro como feriado foi emitida em 14 de janeiro de 1890. A determinação teve como objetivo legitimar o novo modelo de governo. Mais recentemente, em dezembro de 2002, a data foi instituída pela Lei nº 10.607 como um dos feriados nacionais.

Leia Também: Desnutrição crônica: oito em cada 10 crianças Yanomami sofrem com deficiência nutricional