Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels
Pexels

O Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas acontece em 16 de março. A data é um alerta sobre as alterações do planeta e uma reflexão sobre como os impactos ambientais afetam os seres humanos.

As mudanças climáticas podem envolver variações de temperatura, precipitação e nebulosidade. As ações podem ocorrer em escala global e ao longo do tempo.

O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês), divulgado em 2022, relata os impactos irreversíveis. A avaliação, que é produzida pela Organização das Nações Unidas (ONU), afirma que os seres humanos e a natureza está sendo pressionada além de sua capacidade de adaptação.

De acordo com o estudo, mais de 40% da população mundial é “altamente vulnerável” às mudanças climáticas. Se o aumento das temperaturas for mantido abaixo de 1,5 grau Celsius acima dos níveis da calculados na era pré-industrial, as perdas podem ser reduzidas.

Os eventos climáticos extremos relacionados às mudanças, como, por exemplo, enchentes e ondas de calor que aconteceram recentemente, estão sendo mais duras e intensas do que os anos anteriores indicavam. Não apenas para humanos, mas para outras espécies também.

No levantamento, entre 2010 e 2020, a quantidade de pessoas mortas em enchentes, secas e tempestades nas regiões vulneráveis, incluindo locais na África, sul da Ásia e Américas do Sul e Central, foi 15 vezes maior do que o número total em outras partes do mundo.

De acordo com o IPCC, metade dos organismos vivos estudados estão em movimento para outros pontos geográficos de mais altitude ou em direção aos polos terrestres. Em relação ao risco de extinção, 14% das espécies avaliadas vão enfrentar o problema se o mundo chegar a um aumento de temperatura de 1,5 grau. Já com 3 graus de elevação, a parcela aumentaria para 29%.