Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TACC
Reprodução/TACC

O ministro de Relações Exteriores da Rússia disse, no dia 18 de março, que o Brasil não vai "dançar ao som dos Estados Unidos". Em entrevista à agência de notícias russa Tass, ligada ao Kremlin, Sergey Lavrov também incluiu China, Índia e México na lista de países que não concordarão com a “liderança” dos norte-americanos.

Leia mais: Saiba mais sobre a vida e obra das Irmãs Wachowski, as criadoras de Matrix

Há jogadores que nunca concordarão com a existência de uma 'aldeia global' sob a liderança de um 'xerife' da América - são China, Índia, Brasil, México. Tio Sam vai dizer para eles fazerem isso”, declarou o russo. Para Lavrov, "a Europa praticamente parou de tentar defender sua independência diante dos Estados Unidos".

Leia também: Aniversário de Gabriel García Márquez: Saiba mais sobre o mestre do realismo mágico

No 23º dia da invasão da Rússia sobre o território da Ucrânia, o ministro falou das sanções de países ocidentais, como os EUA e membros da União Europeia, contra Moscou. Ele lembrou que Joe Biden seguirá com as imposições, mas garantiu que a nação já está acostumada com a situação.

Como sanções à Rússia afetam o Brasil?

As sanções impostas ao país devido ao conflito no leste europeu ocasionam medidas diretas e indiretas na economia brasileira. A retirada dos principais bancos russos do sistema Swift pode fazer com que um lado não fature dinheiro com venda e o outro não compre mercadorias. 

Na produção agrícola, das 100 categorias mais importadas pelo Brasil, oito são da Rússia. Os produtos químicos e fertilizantes são os principais itens afetados, sendo que fazem parte da indústria que mais fatura no país. Mesmo sem parar a produção, isto afeta na inflação dos preços no alimentos, que já estão altos. 

Além disso, a Rússia foi uma grande importadora de soja, café em grãos e carnes brasileiras. Com a medida, a exportação também afetará a indústria no Brasil. 

De maneira indireta, o Brasil vai sofrer com o choque que a Rússia levara na exportação de petróleo, gás natural, trigo e outras commodities. A redução na oferta levará ao aumento do preço no mercado internacional. Os efeitos ocorrem em cadeia, como, por exemplo, o aumento no petróleo interfere no preço da gasolina, do diesel, dos derivados desse composto e de encarecer todos os produtos que precisam do meio de transporte.

A posição de neutralidade do Brasil, declarada pelo presidente Jair Bolsonaro, também poderá ter consequências sobre diplomacia e interação futura com outras nações.