Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @lucianoamaral
Reprodução/Instagram @lucianoamaral

A TV Cultura completa 53 anos nesta quarta-feira (15), e para comemorar trouxemos uma lista nostálgica de programas que marcaram a infância de muitos brasileiros.

Leia mais: SP aplica punições à escola de samba Gaviões da Fiel

Muitas pessoas que foram crianças na década de 1990 ou até mesmo no começo do século 21 tiveram a emissora como uma forma de entretenimento e aprendizado.

Foram diversos programas marcantes nessa época e fizemos questão de juntar seis deles para reviver memórias e sentir bastante nostalgia.


1. Mundo da Lua

O seriado contava a história de um garoto de 10 anos, o Lucas Silva e Silva, que ganha um gravador do avô e passa a criar histórias mirabolantes. O programa contava com Antônio Fagundes e Gianfrancesco Guarnieri no elenco. O ator principal, Luciano Amaral foi selecionado dentre cerca de 300 crianças e mais tarde interpretou Pedro do Castelo Rá-Tim-Bum. O programa chegou a ser o mais assistido da TV Cultura durante um bom período.


2. Cocoricó

O programa Cocoricó, sem dúvida é uma das mais aclamadas produções infantis da TV Cultura. Lançado em 1996, passou por diversas reformulações, o programa chegou a ter transmissão ao vivo durante algum tempo, e parou de ser gravado em 2013.

Cocoricó contava com diversos personagens, a maioria deles fantoches e era protagonizado pelo garoto Júlio, que morava numa fazenda. Júlio foi criado e manipulado por Fernando Gomes, um dos mais icônicos bonequeiros da TV brasileira.


3. Castelo-Rá-Tim-Bum

O programa Castelo-Rá-Tim-Bum, inicialmente foi pensado como uma continuação de Rá-Tim-Bum, mas o esmero na produção e nos cenários foi tão grande, que a emissora resolveu criar um programa totalmente novo. A série contava com Nino, o bruxo adolescente de 300 anos que morava com os tios-avós num castelo.

O Castelo Rá-Tim-Bum foi gravado entre maio de 1994 e dezembro de 1997 e teve mais de 90 episódios. A série acabou virando peça de teatro, musical, livros e histórias em quadrinhos, além de ganhar exposição em museus.


4. Rá-Tim-Bum

A atração que deu origem ao fenômeno do Castelo Rá-Tim-Bum foi muito icônico nos anos 90. O formato usado no programa era algo jamais visto na televisão brasileira e tinha um estilo muito próprio.

A equipe do programa contava com grandes nomes como Marcelo Tas, Carlos Moreno e Fernando Meirelles na direção geral. Rá-Tim-Bum chegou a ganhar o prêmio de Melhor Programa Infantil no Festival de Nova York. Seus episódios foram gravados de 1990 a 1994.


5. Os Camundongos Aventureiros

Emily e Alexander eram os dois protagonistas que dominavam a tarde da TV Cultura, os camundongos primos moravam nos Estados Unidos e viajavam para diferentes partes do mundo, visitando primos e amigos.

Uma curiosidade é que em alguns episódios, são mostrados alguns acontecimentos da história, como por exemplo, a invenção do cinema, o voo do Zeppelin, as Olimpíadas gregas, mitos da Grécia antiga, entre outros fatos.


6. Arthur

A produção canadense conta as aventuras e desventuras de um porquinho-da-terra de oito anos, cujo maior charme é ser apenas uma criança normal. Acompanhado da irmã e dos amigos, ele consegue resolver os problemas que aparecem, sempre com imaginação, bondade e muito humor.

Assista ao Minuto Cultura especial de aniversário da TV Cultura:



Leia também: Popload Festival anuncia line-up com Jup do Bairro, Years & Years, Pixies e mais