Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Você já deve ter prestado atenção nas diversas olhaduras - mais conhecidas como 'furinhos' - presentes nos mais diversos tipos de queijos. No entanto, o que muitos não sabem é que nem sempre esses furos fazem bem à saúde, podendo, inclusive, indicar que o alimento apresenta coliformes fecais, bactérias presentes em grande quantidade no intestino de animais e humanos, mas que se ingerida pode ocasionar diversas doenças intestinais.

Pensando nisso, uma veterinária especialista em Segurança Alimentar decidiu explicar, em seu perfil nas redes sociais, os diferentes tipos de olhaduras que podem estar presentes nos queijos e alertar para a importância de que o consumidor esteja atento a esses furos. Confira:

Olhaduras mecânicas


Esse tipo de 'furinhos' é ocasionado durante o processo de produção mecânica do queijo, quando ele é prensado e colocado na forma. Essas olhaduras não são prejudiciais à saúde e são caracterizadas por círculos isolados presentes em apenas algumas partes do queijo.

Olhaduras propriônicas

Queijo, Café Da Manhã, Comida

Produzidas durante a fermentação do queijo por bactérias propriônicas, essas olhaduras também não fazem mal à saúde e dão ao alimento os famosos furos que aparecem nos desenhos animados e filmes.

Olhaduras por contaminação


Ocasionadas pela falta de higiene durante a produção do queijo e até pelo uso de água não tratada, os 'furinhos' por contaminação se espalham por todo o alimento e podem indicar a presença de dois tipos de bactérias: os coliformes fecais e os estafilococos patogênicos, que produzem as olhaduras durante o processo de fermentação. Caso ingeridas, essas bactérias podem ocasionar diversas doenças intestinais, como a gastroenterite.