Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Jair Magri
Jair Magri Tíbio e Perônio

Presente na memória de muitos telespectadores dos anos 90, os personagens Tíbio e Perônio, originais do Castelo Rá-Tim-Bum, retornam à mídia para protagonizarem uma websérie sobre as diversas tecnologias presentes na infraestrutura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 desenvolvidas pela GE, patrocinador oficial do evento, e que ficam como legado para a cidade. Os cinco vídeos contarão com os mesmos atores originais e, desta vez, serão veiculados nas mídias digitais por meio dos canais da companhia e da TV Cultura a partir de 8 de agosto.

Com uma abordagem lúdica, a websérie é composta por cinco episódios de, aproximadamente, três minutos cada, divididos em duas fases – a primeira que veiculará durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 e segunda durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016 – em que os dois personagens apresentarão as diversas tecnologias da GE que compõem a infraestrutura do maior evento esportivo do mundo – que vão desde a iluminação nas Arenas Cariocas até o funcionamento dos equipamentos de diagnóstico por imagem na Policlínica dos Jogos Rio 2016.

Os dois cientistas serão os pesquisadores honorários da GE durante os Jogos Rio 2016 e ocuparão os laboratórios do Centro de Pesquisas da GE no Rio de Janeiro. Além de explicarem a importância de cada uma das soluções desenvolvidas para a Cidade Maravilhosa, também irão receber convidados especiais - como os atletas da Canoagem Brasileira, Isaquias Queiroz e Fernando Rufino, o Cowboy.


“Olá! Olá!”

O tradicional cumprimento dos personagens no Castelo Rá-Tim-Bum introduz os episódios em vídeo, que terão texto produzido pelo roteirista original e também ator Flávio de Souza - o intérprete de Tíbio -, e a atuação de Henrique Stroeter - que dá vida a Perônio. A série contará, ainda, com o mesmo figurino e elementos do cenário original.

Para assistir aos episódios de Castelo Rá-Tim-Bum, acesse o canal da série no YouTube

“Tíbio e Perônio ficaram famosos por serem capazes de responder às perguntas sem respostas, ou seja, explicar questões difíceis de forma lúdica. Foi pensando nessa característica que os escolhemos para falar sobre a ciência e inovação por trás dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016”, explica Pedro Alves, Gerente de Publicidade e Comunicação Digital da GE para América Latina. “Para essa websérie, também pensamos que Tíbio e Perônio são personagens que dialogam com diferentes públicos a partir do elemento nostálgico: gente que assistia ao programa na década de 90, na TV, e hoje faz parte da nova geração de líderes de negócio e também com público fã da marca, apaixonado por ciência e tecnologia, que os conhecerá agora a partir da websérie”, completa.

Os episódios serão veiculados nos canais oficias da GE e da TV Cultura no Facebook, Twitter e YouTube, com a exibição do último episódio no dia 15 de setembro. A campanha também conta com uma ação no Instagram da GE do Brasil, que será, temporariamente, moderada pela dupla de personagens que apresentarão imagens exclusivas das instalações dos Jogos.


Esquenta

Na manhã desta terça-feira (19), a GE, em parceria com a TV Cultura, a Revista Galileu e o Manual do Mundo, realizou uma edição especial do programa Roda Viva com Tíbio e Perônio. Influenciadores digitais de diversos veículos compareceram ao estúdio para entrevistar a dupla de cientistas que marcou gerações. Assista à íntegra no canal da TV Cultura Digital, no YouTube:

Em nossa página do Facebook, Tíbio e Perônio deixaram um recado aos fãs da TV Cultura. Veja: