Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Nesta sexta-feira (31), a política nacional de resíduos sólidos completa 10 anos. A lei foi criada com o objetivo de acabar com os lixões e estimular a criação de aterros sanitários seguros pelas prefeituras. De lá para cá, a produção de lixo aumentou, a reciclagem segue baixa e os lixões continuam funcionando.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Residenciais, em 2018, foram gerados 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos. Cerca de 29 milhões, número que representa 40% do total de lixo, foram descartados de maneira inadequada em 3 mil cidades, não priorizando a saúde das pessoas e o cuidado com o meio ambiente.

A falta de uma cultura de reciclagem pela população, a ausência na mudança dos processos produtivos pelas empresas, e a pouca atuação do Estado são considerados os principais obstáculos para a redução da geração de lixo. A logística reversa, que propõe o reaproveitamento de embalagens utilizadas por empresas, só recicla 5% dos resíduos.