Notícias

Facebook atende ministro do STF Alexandre de Moraes e bloqueia perfis de bolsonaristas fora do Brasil

Empresa anuncia que cumprirá a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes depois do aumento do valor das multas


01/08/2020 19h51

A rede social Facebook decidiu atender a ordem do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) após o aumento da multa imposta por Alexandre de Moraes e a intimação de Conrado Leister, presidente da empresa no país.

Em nota a rede social informou que devido à ameaça de responsabilização criminal de um funcionário, não teve alternativa a não ser cumprir com a ordem de bloqueio global das contas, enquanto recorre ao próprio STF contra a decisão.

As contas de 16 apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), investigados no processo que apura fake news e ameaças contra autoridades já tinham sido bloqueadas no Brasil, mas eles passaram a fazer postagens em contas com endereços no exterior.

Na última terça-feira Alexandre de Moraes mandou bloquear também essas contas fora do país, mas o Facebook se recusou e informou que iria recorrer ao plenário do STF.

Ontem o ministro aplicou multa de um milhão e 900 mil reais à rede social e aumentou o valor das novas multas para um milhão e 200 mil por dia de descumprimento, além de tomar medidas contra o presidente da rede no brasil.

Do grupo investigado pelo STF, que já foi alvo de operação da Polícia Federal, fazem parte empresários, ativistas da internet, políticos e assessores parlamentares.

Alexandre de Moraes também mandou bloquear contas do grupo mantidas no Twitter fora do brasil. A empresa atendeu a ordem, mas informou que também irá recorrer ao STF contra a decisão.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)