Notícias

Beirute: Reconstrução da capital libanesa pode consumir 25% do PIB do país

Crise política e econômica foi agravada na maior cidade do Líbano após grande explosão em armazém portuário, ocorrida no último dia 4; Michel Temer vai liderar missão brasileira de ajuda à região


11/08/2020 14h53

A reconstrução da cidade de Beirute pode consumir até 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do Líbano, estimam economistas. A capital sofreu uma explosão em um armazém portuário no último dia 4, que matou pelo menos 163 pessoas, além de destruir bairros inteiros, deixar mais de 250 mil desabrigados e mais de 6 mil feridos.

Moradores da maior cidade libanesa assumiram a limpeza das ruas, que se encontram cheia de detritos. Eles reclamam da falta de ação do governo do país.

Beirute já estava sendo afetada por meses de crise política e econômica, além dos problemas no enfrentamento da Covid-19. O cenário fez com que o primeiro-ministro do país renunciasse do cargo. Hassan Diab admitiu que a explosão foi resultado da corrupção endêmica na região. Oficiais de segurança libaneses já haviam alertado o primeiro-ministro e o presidente que mais de 2 mil toneladas de nitrato de amônia, armazenados no porto de Beirute, representavam um risco a segurança;

Réu em operação que investiga desvio de recursos nas obras da usina nuclear de Angra 3, a viagem de Michel Temer ao Líbano foi autorizada pela Justiça Federal na noite da última segunda-feira (10). O ex-presidente foi convidado por Jair Bolsonaro para liderar uma missão de ajuda do governo brasileiro em Beirute. Também compõem o grupo o presidente da FIESP, Paulo Skaf, dois senadores e representantes do Executivo, da presidência da República e do Ministério das Relações Exteriores.

Assista à reportagem do Jornal da Tarde:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)