Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

SP Covid-19 Info Tracker
SP Covid-19 Info Tracker

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) desenvolveram uma ferramenta que utiliza matemática e inteligência artificial para predizer o número de infectados, óbitos e de pacientes recuperados no estado de São Paulo.

O SP Covid-19 Info Tracker é uma plataforma alimentada com dados das secretarias de Saúde do município. Ao todos, 22 sub-regiões são monitoradas pela ferramenta. Além de dados, como número de casos, mortes e recuperados, o Info Tracker também faz uma previsão de como a doença se comportará nos próximos sete dias. 

"Essa ferramenta, ela dá uma previsão de curto período e analisa um histórico de dados. Então, em geral, o que estamos analisando é um histórico de 30 a 60 dias do passado de como foram os dados de cada a região", explicou Cassio Oshi, pesquisador da Unesp. "O que nós fizemos no modelo matemático já existente foi tentar usar dados para que o modelo entenda melhor, através dessas ferramentas de inteligência artificial, e ajude na previsão dos próximos dias, de como vão estar os números, se a minha região está mais propícia para o aumento ou se a minha região está controlada com relação a semanas atrás. Então, essa é a nossa proposta com essa ferramenta."

No estado de São Paulo, o monitoramento oficial do avanço do vírus é feito pelo Centro de Contingência da Covid-19. Todas as prefeituras informam o número de infectados e de óbitos, e, a partir daí, são tomadas as medidas para conter a disseminação da doença. 

Para o infectologista do Hospital Albert Einstein Gustavo Johanson, ferramentas com inteligência artificial, que usam os dados epidemiológicos, são importantes em doenças ainda sem tratamento e vacina, como a Covid-19. "Esse tipo de ferramenta vai nos ajudar a predizer a possibilidade de infecção pelo coronavírus e nós nos anteciparmos no sentido de prevenção. Então, colocar os indivíduos suspeitos em precaução, em isolamento, em distanciamento social e, com isso, quebrando a cadeira de transmissão."