Um porta-voz antiterrorismo do FBI comunicou nesta quinta-feira (2) que o homem que avançou com uma picape e matou 14 pessoas em Nova Orleans na madrugada do dia 1º de janeiro agiu sozinho.
A agência federal informou que o nome do homem que promoveu o atentado é Shamsud-Din Bahar Jabbar, de 42 anos. Ele era um veterano que nasceu no Texas.
O FBI também classificou o ataque como um "ato terrorista", e indicou que Jabbar foi “100% inspirado pelo grupo terrorista Estado Islâmico”.
Leia também: Carro da Tesla explode em frente a hotel de Donald Trump; motorista morreu e sete ficaram feridos
O militar rompeu um bloqueio posicionado ao redor da Bourbon Street, rua tradicional da cidade, e jogou o carro em alta velocidade contra a população. Depois disso, ele ainda saiu da picape e fez disparos contra pessoas no local. Jabbar foi morto pela polícia.
Dois explosivos caseiros foram recuperados no local do crime. Um dentro do automóvel e outro implantado pelo próprio Jabbar na Bourbon Street antes do atentado. Também foram apreendidos três celulares e dois notebooks.
O FBI informou que inicialmente o veterano pretendia matar membros da família, mas mudou de planos com medo de que veículos de comunicação desviassem da mensagem extremista.
Leia também: 2025, o ano decisivo para a indústria automobilística alemã
REDES SOCIAIS