Na tarde do último domingo (23), um homem negro foi baleado diversas vezes por policiais, o que causou uma onda de protestos na cidade de Kenosha, em Wisconsin, nos Estados Unidos. Ele está internado em um hospital no município de Milwaukee, em estado grave. O caso será investigado pelo Departamento de Justiça de Wisconsin.
Segundo a polícia, os oficiais foram chamados para responder a um incidente doméstico, por volta das cinco da tarde. Um vídeo divulgado mostra a vítima, Jacob Blake, sendo perseguido pelos agentes armados enquanto tenta subir em uma caminhonete cinza.
O governador de Wisconsin, Tony Evers, se pronunciou em seu perfil oficial no Twitter sobre o ocorrido: “Esta noite, Jacob Blake foi baleado nas costas várias vezes, em plena luz do dia, em Kenosha, Wisconsin”.
Tonight, Jacob Blake was shot in the back multiple times, in broad daylight, in Kenosha, Wisconsin. Kathy and I join his family, friends, and neighbors in hoping earnestly that he will not succumb to his injuries.
— Governor Tony Evers (@GovEvers) August 24, 2020
Uma multidão saiu às ruas em forma de protesto contra a violência policial e o racismo. Veículos foram incendiados e os manifestantes se reuniram em volta da sede da polícia de Kenosha. Os policiais usaram gás lacrimogêneo para dispersar a aglomeração.
Este é mais um caso que gera manifestações contra a brutalidade policial e o racismo nos Estados Unidos. Em 25 de maio, o assassinato de George Floyd por um policial que o enforcou por 9 minutos, gerou uma série de protestos e promoveu o movimento Black Lives Matter em todo o mundo.
REDES SOCIAIS