Na tarde do último domingo (23), um homem negro foi baleado diversas vezes por policiais, o que causou uma onda de protestos na cidade de Kenosha, em Wisconsin, nos Estados Unidos. Ele está internado em um hospital no município de Milwaukee, em estado grave. O caso será investigado pelo Departamento de Justiça de Wisconsin.
Segundo a polícia, os oficiais foram chamados para responder a um incidente doméstico, por volta das cinco da tarde. Um vídeo divulgado mostra a vítima, Jacob Blake, sendo perseguido pelos agentes armados enquanto tenta subir em uma caminhonete cinza.
O governador de Wisconsin, Tony Evers, se pronunciou em seu perfil oficial no Twitter sobre o ocorrido: “Esta noite, Jacob Blake foi baleado nas costas várias vezes, em plena luz do dia, em Kenosha, Wisconsin”.
Uma multidão saiu às ruas em forma de protesto contra a violência policial e o racismo. Veículos foram incendiados e os manifestantes se reuniram em volta da sede da polícia de Kenosha. Os policiais usaram gás lacrimogêneo para dispersar a aglomeração.
Este é mais um caso que gera manifestações contra a brutalidade policial e o racismo nos Estados Unidos. Em 25 de maio, o assassinato de George Floyd por um policial que o enforcou por 9 minutos, gerou uma série de protestos e promoveu o movimento Black Lives Matter em todo o mundo.
REDES SOCIAIS