Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Roda Viva desta segunda-feira (24), recebeu o médico e escritor Siddhartha Mukherjee que opinou sobre a possibilidade do mundo viver sob quarentenas intermitentes por conta do novo coronavírus.

Para o oncologista indiano, um atalho possível, até uma vacina eficaz, é a produção de novos medicamentos, inclusive com uso de anticorpos, para tratar a doença, mas frisou que é uma solução temporária, com duração rápidas, como de apenas um mês.

"Até que tenhamos a vacina, ou algum remédio eficaz contra o vírus, continuaremos nesse ciclo de quarentenas, lockdowns, fechamos e não há outra solução", avaliou.

Para evitar o crescimento dos índices contaminação pelo coronavírus entre as pessoas, Siddhartha destacou que as alternativas viáveis são isolamento, quarentena, distanciamento e reforçando o valor do uso das máscaras de proteção.

Assista ao trecho:

Ganhador do prêmio Pulitzer
Formado em Biologia pela Universidade de Stanford, Mukherjee estudou imunologia em Oxford e graduou-se em Medicina em Harvard, com PHD em Oncologia. Seus livros, O Imperador de todos os males, uma biografia do câncer e O Gene, Uma História Íntima, além de best-sellers, se tornaram referência nestas áreas. Com o primeiro também ganhou o Prêmio Pulitzer, o mais importante para literatura, nos Estados Unidos.

Um dos palestrantes mais solicitados atualmente, quando o assunto é câncer ou pandemias, Mukherjee é professor em Columbia, nos Estados Unidos, onde também trabalha no centro médico da Universidade.

A bancada de entrevistadores foi formada formada por Luiza Caires, editora de ciência do Jornal da USP; Fernanda Diamant, editora de ciência da revista Quatro Cinco Um; Denis Russo Burgierman, colunista da revista Época e jornalista do Gregnews; Ricardo Alexino, jornalista e professor da ECA-USP e Moura Leite Netto, jornalista. Há ainda a participação remota do cartunista Paulo Caruso.

Apresentado pela jornalista Vera Magalhães, a Roda Viva vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube e nas redes sociais Twitter, Facebook, e Linkedin.

Assista à íntegra Roda Viva com o médico oncologista indiano Siddhartha Mukherjee: