Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Segundo a NASA, na manhã desta quinta-feira (24), um asteroide do tamanho de um ônibus escolar passou "perto" da Terra, a 21 mil km do planeta. A distância representa quatro vezes o espaço entre Uiramutã (RR), cidade mais ao norte do Brasil, e Chuí (RS), cidade mais ao sul.

Às 8h12 desta manhã, o “2020 SW”, que tem de 5 a 10 metros de largura, passou sobre o sudoeste do Oceano Pacífico. O asteroide continua sua jornada ao redor do Sol e volta a sobrevoar a Terra novamente até 2041.

Numa publicação oficial, a NASA afirma que se o asteroide estivesse em trajetória de colisão com a Terra, ele provavelmente se despedaçaria no contato com a atmosfera e se transformaria em um tipo de meteoro conhecido como "bola de fogo".

Segundo Paul Chodas, diretor do Centro de Estudo de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) da agência espacial americana, o acontecimento não é incomum. "Há um grande número de asteroides pequenos como este, e vários se aproximam do nosso planeta dessa maneira diversas vezes por ano. Na verdade, asteroides de tamanho similar a esse entram em contato com a nossa atmosfera cerca de uma vez a cada um ou dois anos", explica.