Notícias

Trump indica Amy Coney Barrett para vaga na Suprema Corte dos EUA

Jurista conservadora é cotada para ficar no lugar de Ruth Bader Ginsburg, que morreu na semana passada. Decisão depende do Senado


28/09/2020 11h22

Neste sábado (26), o presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou a indicação da jurista conservadora Amy Coney Barret para a vaga na Suprema Corte, após a morte da juíza Ruth Bader Ginsburg, há uma semana.

Caso o Senado, de maioria republicana, aprove a nomeação, Barrett vai garantir ampla maioria conservadora da Suprema Corte. Aos 48 anos, ela também será a mais nova a ocupar o cargo.

Leia também: Morre Ruth Bader Ginsburg, juíza mais antiga da Suprema Corte dos EUA, aos 87 anos

Em coletiva de imprensa na Casa Branca, Trump disse que Barrett "vai tomar decisões de acordo com o texto da Constituição como está escrito" e que a juíza irá atuar em casos como a defesa da Segunda Emenda, que trata do acesso às armas nos EUA e da liberdade religiosa.

Barrett afirmou em seu discurso que estava feliz com a indicação à Suprema Corte e elogiou a antecessora Ginsburg: "Ela era uma mulher de grande talento", disse.

Em uma rede social, Donald Trump escreveu: "Hoje, foi uma grande honra nomear uma das mentes jurídicas mais brilhantes e talentosas de nossa nação para a Suprema Corte. Ela é uma mulher de realizações incomparáveis, intelecto elevado, credenciais excelentes e lealdade inabalável à Constituição: Juíza Amy Coney Barrett".

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)