Os efeitos do uso das redes sociais no comportamento humano é o tema de um novo documentário da Netflix, chamado o “Dilema das Redes”, em que ex-funcionários da indústria da tecnologia contam como o modelo de negócios das redes sociais acabaram prejudicando a vida de milhares de pessoas.
O documentário mostra o trabalho de centenas de engenheiros da tecnologia da informação que se esforçam intensamente para manter o usuário na rede pelo maior tempo possível, e assim exibir o maior número de propagandas para vender um produto ou serviço. Este modelo é chamado de economia da atenção
Especialistas afirmam que as crianças e adolescentes demandam atenção especial no uso desenfreado das plataformas: “os jovens com idade inferior aos 25 anos, embora eles muitas vezes saibam que aquilo não é bom, biologicamente eles não estão robustos e finalizados, fazendo então com que a hora que você entrega a tecnologia na mão de um adolescente ou de uma criança e peça para que ela regule o próprio comportamento, obviamente que isso é altamente paradoxal, eles não vão conseguir e possivelmente vão exceder o tempo e a forma de uso”, disse o psicólogo especializado em dependências tecnológicas, Cristiano Nabuco.
REDES SOCIAIS