Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O Chile conquistou a democracia num Plebiscito em 1988. Nas urnas, os chilenos disseram não à continuidade da ditadura de Augusto Piñochet. Em 11 de março de 1990, o ditador entregava o cargo ao primeiro governo civil eleito pelo voto direto em duas décadas.

Mas a volta à democracia não trouxe toda a alegria prometida pela campanha do "No", naquele plebiscito de 88. A Constituição de 1980 impediu avanços significativos no combate á desigualdade e à proteção de direitos.

Leia também: Como o Céu é do Condor: Documentário inédito fala sobre política e democracia no Chile

A vontade de superar um regime que deixou mais de 40 mil mortos por agentes do estado, entre eles mais de três mil desaparecidos, falou mais alto. Os governos civis que se sucederam até 2010, eram formados por integrantes da chamada Concertación, uma coalisão de partidos que fizeram oposição à Ditadura.

A eleição de Sebastián Piñera para seu primeiro mandato, em 2010, levou os partidos conservadores de volta ao Palácio da Moneda pela primeira vez. Depois de uma alternância com Michelle Bachelet, primeira mulher a presidir o país, Piñera voltou à presidência em 2018. Um ano e meio depois da posse, recebeu a conta acumulada pelos governos democráticos, a raiva e frustração dos que cansaram de esperar pela alegria prometida para os tempos de retorno à democracia.