Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Um fenômeno raro poderá ser visto nos céus neste sábado (31), data em que muitos países celebram o Halloween, no Brasil, conhecido como Dia das Bruxas. Apesar de ser conhecida como "Lua Azul", ela não é realmente azul, mas sim uma lua cheia como todas as outras. A diferença: essa é a segunda lua cheia deste mês. 

Leia também: Bola de fogo! Meteoro é visto cruzando os céus de cidades da Bahia; assista

Normalmente, o ciclo lunar se repete a cada 29,5 dias ou mais. Portanto, para que a "Lua Azul" apareça, é preciso que a primeira lua cheia ocorra no primeiro ou segundo dia do mês e que este mês tenha 31 dias. 

Essas coincidências aconteceram neste mês: a primeira lua cheia foi no dia 1° de outubro e, agora, será possível ver essa fase da lua pela segunda vez. O fenômeno raro acontece a cada 2,5 anos, ou seja, a próxima vez em que a "Lua Azul" aparecerá será em 2023. 

Leia também: Nasa anuncia descoberta de moléculas de água na Lua

Segundo a agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa, o termo "Lua Azul' surgiu na década de 1940. O fenômeno inspirou filmes, livros, músicas e dará um toque especial à noite do Dia das Bruxas

Além da lua especial, neste sábado, o planeta Urano estará em oposição ao Sol, por isso, ele estará mais brilhante e mais fácil de ser observado. No entanto, é necessário um equipamento, como um binóculo, para enxergar o planeta