Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Dois estudos da Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, publicados na revista científica britânica Nature Astronomy, confirmaram a presença de água na parte da superfície lunar iluminada pelo Sol. "O que aprendemos sobre a Lua e ao redor dela nos ajudará a dar o próximo salto gigante: enviar astronautas a Marte", afirmou a Nasa em seu perfil no Twitter. 

Segundo a agência, ainda não se sabe se a água encontrada é potável e se poderá ser usada como um recurso natural. A autora de um dos estudos, a pesquisadora Casey Honnibal, da Universidade do Havaí, afirmou que a água lunar foi encontrada em moléculas mais espalhadas e presas em grãos minerais na superfície. 

Leia também: Astronauta vota do espaço para eleições presidenciais dos Estados Unidos

Os dados foram obtidos pelo Observatório Estratosférico para Astronomia Infravermelha, conhecido como observatório SOFIA, uma aeronave Boeing 747SP adaptada pela Nasa e equipada com um telescópio. De acordo com os estudos, os cientistas detectaram uma assinatura espectral de água na Cratera Clavius, umas das maiores crateras visíveis da Terra