Um projeto quer deixar a cidade de São Paulo livre de postes com fios de energia e telecomunicações. Em parceria entre a prefeitura e a distribuidora Enel, a iniciativa 'SP Sem Fio' pretende aterrar, até ano que vem, 65,2 km de fiação nas principais ruas e avenidas da capital.
O projeto será dividido em 3 áreas. A primeira, Vila Olímpia, na zona Sul de São Paulo, já conta com 4,2 km de rede elétrica enterrada e, até novembro, cabos de telecomunicação e 304 postes serão removidos. As outras áreas serão o bairro de Moema e a região central, que terá 117 vias sem postes e fios aéreos.
De acordo com o diretor de mercado da Enel, a escolha dos locais se deu pela densidade demográfica e o consumo de energia. Contudo, o custo é o maior empecilho para a expansão do projeto, que é de 5 a 8 vezes maior que o de implantação de rede convencional.
O aterramento da fiação pode evitar acidentes e a falta de energia. "Eu acho que é uma prioridade. Quando você tem uma cidade mais organizada, com registros mais definidos daquilo que você deve utilizar como espaço público, você contribui para uma evolução da sociedade", diz o professor da FAU-Mackenzie José Augusto Aly.
Confira a reportagem do Jornal da Tarde:
REDES SOCIAIS