Notícias

Cientistas identificam tubarão de duas cabeças no litoral de São Paulo

O animal foi encontrado por pescadores na costa entre Itanhaém e Peruíbe. Esse é o primeiro tubarão galhudo de duas cabeças identificado e registrado no mundo inteiro


03/11/2020 11h08

O primeiro tubarão galhudo de duas cabeças do mundo foi identificado na costa do litoral paulista, entre Itanhaém e Peruíbe. A descoberta foi feita por pescadores e analisada por cientistas do Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente (Ibimm), da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP).

O estudo, realizado pelo professor e biólogo Edris Queiroz, pela pesquisadora Luana Felix e pelos professores Alberto Amorim, Renato Navilli, Eduardo Malavasi, foi publicado na revista Brazilian Journal of Animal and Environmental Research.

Leia também: Filhote mutante! Pescadores encontram tubarão albino com apenas um olho na Indonésia

 Segundo os especialistas, o animal não tinha apenas duas cabeças, mas também dois corações, duas colunas vertebrais independentes e vários órgãos internos duplos. Por isso, os pesquisadores avaliam que seja um caso de gêmeos siameses

Para a causa da anomalia, os cientistas apontam a poluição dos oceanos, alterações genéticas e problemas no útero da mãe. 

O Ibimm afirmou que o tubarão encontrado é diferente daquele identificado em 1934, cuja anomalia era uma deformação no crânio. De acordo com o instituto, na época, o animal foi considerado um monstro. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)