Em meio à apuração demorada e tensa das eleições presidenciais nos Estados Unidos, um grupo de manifestantes se reuniu nesta quarta (4) em frente a um órgão eleitoral para exigir que a contagem de votos seja interrompida. O protesto aconteceu pouco antes da imprensa declarar uma vitória apertada para Joe Biden no estado.
Aos gritos de "stop the count" ("pare a contagem", em português), os manifestantes aparecem em um vídeo publicado pelo jornalista Salwan Georges, do jornal Washington Post, no local da apuração. Outros vídeos nas redes sociais também mostram grupos gritando "stop the vote" ("pare os votos") do lado de fora.
Leia também: EUA: Contagem de votos continua e abre caminho para vitória de Biden
O candidato democrata, Joe Biden, lidera a corrida presidencial no voto popular e no número de delegados. Donald Trump, entretanto, tem contestado os resultados parciais desde a noite desta terça (3), quando declarou vitória apesar de estar em desvantagem e prometeu judicializar o processo.
Na tarde desta quarta (4), a campanha de Trump anunciou que iria entrar com um processo para interromper a apuração em Michigan e pedir recontagem em Wisconsin, dois estados em que o placar virou a favor de Biden.
Leia também: Em dia de eleição norte-americana, urna eletrônica brasileira vira protagonista; conheça mais sobre o sistema
As vitórias do chamado rust belt se mostraram decisivas para o avanço de Biden, que pode conseguir os 270 delegados necessários para ser eleito se vencer também os 6 votos do estado de Nevada.
Apurações no Arizona ainda não terminaram, mas pendem para o candidato democrata com uma fina margem. Trump lidera nos estados da Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte, locais onde os placares seguem acirrados.
REDES SOCIAIS