Em discurso na tarde desta terça (10), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez referência a uma fala de Joe Biden, eleito novo presidente dos Estados Unidos, sobre a preservação da Amazônia no Brasil.
"Assistimos há pouco um grande candidato à chefia de Estado dizer que se eu não apagar o fogo da Amazônia, levanta barreiras comerciais contra o Brasil. E como é que nós podemos fazer frente a tudo isso? Apenas a diplomacia não dá, não é, Ernesto [Araújo, ministro das Relações Exteriores]? E quando acaba a saliva, tem que ter pólvora. Senão não funciona", afirmou.
Leia também: Líderes do Brasil, China e Rússia ainda não cumprimentaram Joe Biden pela vitória nas eleições
Diferentemente de outros líderes, Bolsonaro ainda não reconheceu ou cumprimentou o democrata Joe Biden pela vitória nas urnas projetada pela mídia no último sábado (7). Aliado político do presidente brasileiro, o republicano Donald Trump não reconheceu a derrota e tem reforçado a tese de que vai contestar judicialmente o resultado das eleições.
Em setembro, durante um debate da campanha eleitoral, Joe Biden sugeriu reunir U$20 bilhões ao lado da comunidade internacional para que o Brasil "pare de derrubar a floresta" e prometeu "consequências econômicas significativas".
REDES SOCIAIS