Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

Em São Gabriel da Cachoeira (AM), município mais indígena do Brasil, não há programa eleitoral de rádio e TV. Para levar informação sobre os candidatos e suas propostas, os moradores contam com a Rede Wayuri, formada por comunicadores que falam os quatro idiomas oficiais da região: baniwa, tukano, nheengatu e português. 

A região, conhecida como "Cabeça do Cachorro", devido ao seu formato, abriga 420 comunidades indígenas, de 23 etnias, que falam 19 línguas e, por isso, é a única cidade do Brasil com quatro idiomas oficiais. 

Leia também: Apenas 20% se lembram em quem votou nas últimas eleições municipais, diz pesquisa

"A Rede Wayuri é uma rede de comunicadores indígenas que faz uma comunicação indígena, que fala sobre a questão indígena falada do próprio indígena, né? Isso pra gente é muito importante", explicou a comunicadora Claudia Ferraz, do povo Wanano.

Wayuri em nheengatu significa "trabalho coletivo, mutirão". Unida pela Amazônia, a equipe conta com 26 comunicadores de dez povos. Em três anos, a rede produziu boletins informativos e podcasts que circulam pelos celulares. Divididos entre aldeia e cidade, os comunicadores nas terras indígenas são correspondentes na gigante Bacia Hidrográfica do Rio Negro.  

Leia também: TSE aceita pedido de adiamento das eleições municipais em Macapá

Tem repórteres nos rios Içana, Ayari, Uaupés, Tiquié, Jurubaxi e no baixo, médio e alto Rio Negro, com a função de enviar para a capital indígenas informações importantes sobre política, preservação ambiental, direitos e saúde, por meio de internet, barcos e até carros de som.

Com a pandemia do novo coronavírus, a Rede Wayuri passou a elaborar cartilhas com informações sobre a prevenção da doença e, agora nas eleições de 2020, os comunicadores terão um desafio a mais: usar as ondas da única rádio de São Gabriel da Cachoeira para falar sobre a importância do voto. 

"Tanto para o pessoal aqui da sede, para os indígenas da sede, como também para as comunidades distantes, né? E, através dessa cobertura, a gente também está fazendo edições especiais, falando um pouco sobre o voto consciente, né? Sobre importância do voto do dia 15 de novembro, para que os eleitores não joguem fora o seu voto", afirmou Cláudia.

Leia também: Djamila Ribeiro sobre o ativismo negro nas eleições estadunidenses: "Era importante tirar o Trump"

Na cobertura especial das eleições, a primeira da rede, os comunicadores vão entrevistar os candidatos à Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira: quatro indígenas e dois não indígenas. Nos bastidores da notícia, eles são um furo de reportagem: a primeira rede de comunicadores da floresta está escrevendo história.

"É uma forte emoção você levar a comunicação em nossas bases, nas nossas comunidades, para os nossos parentes aqui da nossa sede e extremamente importante para a conscientização dos eleitores aqui do nosso município", declarou a comunicadora Daniela Patrícia, do povo Tukano.