A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Moderna é 94,5% eficaz na prevenção da doença, apontam dados preliminares do estudo de fase três. O anúncio foi feito pela empresa na manhã desta segunda-feira (16).
Leia também: Testes preliminares indicam que vacina Sputnik é 92% eficaz contra a Covid-19, diz Rússia
Os testes foram feitos nos Estados Unidos com 30 mil participantes: metade recebeu um placebo e a outra metade, o imunizante. Dentro do grupo dos que receberam o placebo, 90 desenvolveram formas graves da Covid-19.
Já no estudo provisório, a farmacêutica analisou 95 voluntários que receberam um placebo ou o imunizante. Dentre os escolhidos, apenas cinco dos que tomaram as duas doses da vacina apresentaram infecções. Esse resultado aponta quase 95% de eficácia, segundo a empresa - ou seja, quem toma a vacina tem quase 95% de chance de não pegar a doença.
Assim como a Pfizer, a Moderna pretende pedir ao Food and Drug Administration (órgão equivalente à Agência de Vigilância Sanitária - Anvisa - nos Estados Unidos) uma autorização de uso emergencial da vacina ainda neste mês. A empresa também pretende pedir autorização a agências regulatórias globais.
REDES SOCIAIS