Na manhã desta quinta-feira (19), o lote de 120 mil doses da vacina Coronavac chegou em São Paulo, que faz parte das 6 milhões doses prontas para uso compradas do laboratório chinês Sinovac. O restante das vacinas deve ser entregue até o dia 30 de dezembro.
Serão necessários três voos de cargas comerciais e seis voos fretados exclusivamente para trazer o material. Há protocolos rígidos de segurança envolvendo a chegada dessas vacinas. As doses sairão do aeroporto em caminhão com escolta especial para um local não informado. Outra precaução é que os lotes vão chegar aos poucos, em dias diferentes.
A remessa das vacinas foi recebida pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, o secretário estadual de Saúde, Jean Gorintchteyn, e o governador de São Paulo, João Doria.
Na próxima semana está prevista a chegada de outra remessa com 600 litros de insumos que serão formulados e envasados no Instituto Butantan. A expectativa é ter 46 milhões de doses prontas até janeiro.
Segundo artigo publicado esta semana na revista científica The Lancet, a Coronavac tem uma eficácia de 97% depois de 28 dias da aplicação.
REDES SOCIAIS