Notícias

Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares fala sobre o Dia da Consciência Negra e importância da mobilização da sociedade

“Sentar, no dia da Consciência Negra, para falar de morte é um absurdo. E aqui no Brasil temos que fazer isso todos os dias”; veja a entrevista completa com José Vicente


20/11/2020 17h12

Nesta sexta-feira (20), o Jornal da Tarde, da TV Cultura, recebeu João Vicente, professor, doutor e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, e idealizador da Virada da Consciência. Sobre o evento, José Vicente afirma que seu objetivo é justamente evitar que pessoas morram, afirmando que “sentar, no dia da Consciência Negra, para falar de morte é um absurdo. E aqui no Brasil temos que fazer isso todos os dias para falar da mesma coisa”. O reitor completa que a Virada chega a ser um “ato desesperado” de tentar acordar a sociedade civil brasileira e suas autoridades.

Comparando a resposta da população americana com o caso de George Floyd e a resposta da população brasileira ao caso de Porto Alegre, João Vicente diz que a população branca não vê assassinatos de negros como problema seu, perdendo a capacidade de se indignar. “É muito triste que nosso olhar de indiferença não nos tire do conforto quando pessoas, como esse brasileiro de 40 anos, morrem todos os dias”, afirma o professor e doutor.

Sobre o racismo estrutural no país, João Vicente afirma que é justamente o que apaga a história e trajetória de um povo, e reforça a importância de reconstituição: “é para que nós, brasileiros, compreendamos que essa luta é em memorial aos que lutaram antes entregando suas vidas”.

Confira a entrevista completa:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)