Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Nesta segunda-feira (23), o laboratório AstraZeneca divulgou os resultados preliminares da terceira fase de teste da vacina de Oxford contra o coronavírus. Segundo a farmacêutica, o imunizante tem 90% de eficácia conforma a dosagem. Os dados não foram revisados por outros pesquisadores cientistas e nem publicados em revista científica.

Os estudos foram feitos usando duas dosagens diferentes. A vacina teve 90% de eficácia quando administrada em meia dose seguida de uma dose completa com intervalo de pelo menos um mês. Se administrada em duas doses completas, a eficácia foi de 62%. Na média a eficácia ficou com 70,4%.

Leia também: Vacina de Oxford é segura e garante imunidade para adultos de todas as idades, diz pesquisa

Os dados vieram dos testes de 24 mil voluntários do Reino Unido, Brasil e África do Sul. Foram registrados 131 casos da doença. Não houve nenhum caso grave da Covid-19 entre os que tomaram a vacina. 

A AstraZeneca pretende produzir 200 milhões de doses até o final deste ano e 700 milhões de doses até o fim do primeiro trimestre de 2021. O acordo do laboratório com o governo brasileiro garante ao país 110 milhões de doses.

No último domingo (22), o Ministério da Saúde informou que deve assinar ainda nesta semana, cartas de intenção com outros cinco laboratórios que desenvolvem vacinas contra a Covid-19. Entre eles estão a Pfizer e a Moderna, que já concluíram a fase 3 de testes, e também a farmacêutica Janssen dos Estados Unidos, Instituto de Pesquisa Gamaleya, da Rússia e Covaxin da Índia.

O laboratório chinês Sinovac, que tem parceria com o Instituto Butantan de São Paulo, não está nesta lista do Ministério da Saúde.