Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Nesta quinta-feira (26), às 22h45, a TV Cultura apresenta o documentário “Eles Matam Mulheres”, produzido pela repórter Vanessa Lorenzini. O longa mostra relatos de sobreviventes de tentativas de feminicídio, julgamentos detalhados por promotores e advogados,além da análise de especialistas.

Percorrendo 40 anos de luta contra a violência de gênero, o documentário destaca casos anônimos e relembra crimes que se destacaram na mídia. Dentre eles estão o desaparecimento de Eliza Samudio, que levou o goleiro Bruno à cadeia, o assassinato da advogada Mércia Nakashima pelo ex namorado Mizael Bispo, ea morte da jovem Bianca Consoli, cometida pelo cunhado Sandro Dota, e o caso da Larissa, mulher transsexual que faleceu após ser espancada.

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 1326 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2019, uma alta de 7% em comparação com 2018. O cenário piorou durante a pandemia, quando elas ficaram confinadas dentro de casa com seus agressores. Afinal, 9 a cada 10 crimes são cometidos por parceiros ou ex-parceiros.

Contando com entrevista de Maria da Penha, o documentário relembra a importância da lei de 2006 inspirada em seu caso, além de celebrar a Lei do Feminicídio, de 2015, que incluiu o feminicídio como qualificador do homicídio no Código Penal Brasileiro e aumentou a pena para o crime.

As ações de prevenção e as políticas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher, como medidas protetivas, boletins de ocorrência e Disque 180, também são abordadas como soluções para superar o machismo e romper o ciclo da violência.