Notícias

Ipê, árvore símbolo do Brasil, sai de lista internacional de proteção de espécies ameaçadas

Com a nova medida, a espécie que tem uma das madeiras mais cobiçadas no exterior, poderá ser vendida sem restrição ou proteção


27/11/2020 11h11

Por causa da crescente exploração e venda ilegal, o Ipê estava numa lista de espécies ameaçadas da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora. A Convenção é um acordo assinado pelo Brasil em 1973 e que reúne 183 países com o objetivo de monitorar o comércio de animais e plantas silvestres no mundo para que ele não ponha em risco a sobrevivência das espécies. Outras árvores brasileiras ameaçadas de extinção, como o Mogno e o Pau-Brasil já estão nessa lista.

Leia também: Na gestão Bolsonaro, Ibama flexibilizou exportação de madeira extraída ilegalmente

 Em agosto do ano passado, o Governo brasileiro pediu para que a Convenção retirasse a espécie da lista, apesar dos alertas de técnicos para preservar o Ipê. Com isso, ele pode ser vendido como uma espécie comum, sem restrições e sem proteção.

Antes, a madeira nativa só podia ser exportada com uma autorização emitida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) de acordo com um instrução normativa de 2011, uma medida para combater a exploração ilegal.

Leia também: Desmatamento: Estudo do IBGE aponta destruição de 500 mil km² de vegetação entre 2000 e 2018

O setor madeireiro exigia que as toras pudessem ir para o exterior apenas com o documento de origem florestal , preenchido pelos próprios madeireiros e que serve para permitir o transporte até o porto.

Mesmo com a proibição anterior, o Ipê já era explorado de forma ilegal. Agora entidades ambientalistas afirmam que a medida pode, além de extinguir a espécie, colocar outras árvores nativas em risco. Como já aconteceu com a Araucária, no sul do país, a Peroba Rosa em São Paulo, o Jacarandá na Bahia e o Pau Brasil, hoje tão raro de encontrar em território brasileiro. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças