O programa Roda Viva desta segunda (7) recebe a diretora executiva do Greenpeace Internacional, Jennifer Morgan.
Ao entrevistador Thiago Jekupe, líder Guarani no Jaraguá, a ativista explica as declarações do governo federal, que culpa os povos indígenas pelas recentes queimadas em biomas no Pantanal e na Amazônia. Jekupe também cita a declaração do ministro do meio-ambiente Ricardo Salles, que sugeriu que o governo deveria aproveitar a atenção da imprensa na pandemia do novo coronavírus para aprovar "reformas infralegais de desregulmantação e simplificação" na área do meio ambiente e "ir passando a boiada".
Thiago questionou como a instituição costuma checar a veracidade de informações dessa natureza. A ativista explica como entende que a acusação não é verdadeira. "Sabemos que isso acontece pelo desfinanciamento de agências porque o governo enfraquece a estrutura institucional e legal que combate o desmatamento cortando orçamentos e monitorando a retirada de direitos dos povos indígenas", explica. Jennifer foi enfática ao dizer que é claro que é o governo Bolsonaro é responsável pelas queimadas
Assista abaixo o trecho:
Além de Thiago, participam da bancada de entrevistadores Claudio Angelo (coordenador de Comunicação do Observatório do Clima), Giovana Girardi (repórter de ciência e ambiente do jornal O Estado de S. Paulo), Leandro Barbosa (jornalista do Projeto Solos) e Márcia Bongiovanni (apresentadora do programa Repórter Eco da TV Cultura).
Com milhares de voluntários, espalhados por 55 países, o Greenpeace atua em inúmeras frentes: combate o desmatamento em florestas tropicais, como a Amazônia, defende os direitos dos povos indígenas e promove campanhas de alerta sobre o aquecimento global. Em suas campanhas, a organização sem fins lucrativos procura convencer governos, empresas e pessoas de que é preciso proteger as florestas e reduzir as emissões de carbono, provocadas pela queima de combustíveis fósseis, a fim de proteger o meio ambiente.
O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
Assista ao programa completo:
O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS