Estão previstos para dezembro muitos eventos celestes. Na segunda-feira (14), ocorrerá o Eclipse Solar Total, que acontece quando a Lua fica na frente do Sol, e oculta toda sua luz, transformando o dia em noite na Terra. Ao mesmo tempo, terá a passagem do Cometa Erasmus e a chuva de meteoros Geminídeas.
O eclipse será total apenas em algumas regiões do Chile e da Argentina. É estimado que as cidades chilenas de Temuco e Villarrica tenham a melhor visibilidade. No Brasil, o eclipse solar será parcial.
Leia também: Júpiter e Saturno ficarão alinhados em 21 de dezembro, fenômeno "planeta duplo" não ocorre desde o século 13
Embora o fenômeno dure algumas horas, ele ficará total por apenas dois minutos e o cometa Erasmus deve ficar visível durante este período também, com brilho de magnitude entre 4 e 5, que fica dentro do limite de visibilidade a olho nu.
Já a chuva de meteoros Geminídeas, irá atingir o pico na manhã do dia 14. Serão cerca de 150 meteoros multicoloridos por hora. Os meteoros entram na atmosfera da Terra a uma velocidade de cerca de 35 km/s, ou seja, pouco menos de 130 mil km/h. É previsto que a chuva fique oculta devido à luz do sol, mas no momento do eclipse, ficará mais visível.
REDES SOCIAIS