Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

A Amazônia perdeu uma área equivalente ao território da Espanha em 18 anos, apontou estudo divulgado nesta semana. Segundo o Atlas Amazônia Sob Pressão, mais de 500 mil km² de floresta nativa foram desmatados entre 2000 e 2018.

A área corresponde a 8% do total de floresta que existia em 2000. A derrubada acelera desde 2012 e a área perdida a cada ano triplicou entre 2015 e 2018. Ainda de acordo com o estudo, um terço da Amazônia se encontra sob pressão "alta" ou "muito alta". 

Leia também: "O Brasil tem responsabilidade especial de cuidar da Amazônia", defende diretora do Greenpeace

O atlas foi feito pela Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (RAISG), um consórcio de organizações da sociedade civil dos países onde há o bioma.

Em 2020, foram identificados quase 4.500 locais de mineração ilegal na Amazônia, sendo que 87% deles estão em fase ativa de funcionamento, especialmente o garimpo ilegal.

Mais da metade desses pontos está no Brasil. A conclusão do atlas é que a floresta está muito mais ameaçada do que em 2012, ano do último estudo.

Leia também: Bolsonaro é deixado de fora de cúpula do clima e Itamaraty tenta reverter decisão

A tendência é fortemente determinada pela situação do País, que concentra mais do 60% do território amazônico. De acordo com o estudo, áreas naturais protegidas e territórios indígenas funcionam como barreiras ao avanço do desmatamento. O que evidencia a importância dos instrumentos de gestão territorial para fins de conservação e o manejo indígena das florestas para a preservação da Amazônia.

"Quase 90% do desmatamento ocorrido na região ocorreu fora das áreas naturais protegidas e dos territórios indígenas, ou seja, eles são escudos importantes de proteção mas, ao mesmo tempo, estão sendo cada vez mais ameaçados", explicou Júlia Jacomini, pesquisadora do Instituto Socioambiental (!SA) e integrante da equipe da RAISG.