Notícias

Sonda chinesa volta à Terra com primeiras amostras da superfície da Lua

Cápsula decolou em 24 de novembro e retornou à Terra na madrugada desta quinta-feira (17), com cerca de 2 quilos de material


17/12/2020 08h40

A cápsula da sonda Chang'e 5 pousou pouco antes das duas horas da manhã desta quinta-feira (17), no distrito de Siziwang, na região da Mongólia. Um foguete com a capsula decolou em 24 de novembro, e em 1º de dezembro, dois dos quatro módulos da Chang'e 5 pousaram na Lua e coletaram cerca de 2 quilos de amostras da superfície e perfuraram dois metros na crosta lunar recolhendo mais material.

Leia também: China lança missão para recolher material da superfície lunar pela primeira vez em mais de 40 anos

As amostras foram depositadas em um recipiente lacrado que foi levado de volta ao módulo de retorno por um veículo de subida. No retorno, a cápsula se separou do módulo orbital e deu um salto na atmosfera da Terra, abrindo um para-quedas para reduzir sua velocidade antes de flutuar até o solo, onde foi recolhida e transportada por via aérea até Pequim.

As amostras dentro da cápsula serão abertas e armazenadas em um laboratório construído pela Agência Espacial Nacional da China para evitar que o material seja contaminado pelo ar da Terra.

A China declarou que com base em convenções internacionais, vai compartilhar os dados e as amostras da Lua obtidos por sua sonda. A missão bem-sucedida foi o mais recente avanço do programa espacial cada vez mais ambicioso do país, que inclui ainda uma missão robótica a Marte e planos para uma estação espacial em órbita permanente.

Confira a matéria do Jornal da Tarde:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados neste sábado (1°)

Mega-Sena: Veja dezenas sorteadas neste sábado (1°)

Rio Grande do Sul confirma oitava morte por leptospirose após enchentes

Receita Federal recebe 42,4 milhões de declarações de Imposto de Renda

Alexandre de Moraes se declara impedido em caso de ameaça à sua família