Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

O presidente do Senado Davi Alcolumbre (DEM) utilizou o avião da FAB (Força Aérea Brasileira) 14 vezes entre os dias 9 de outubro e 18 de dezembro. O trajeto sempre foi a ponte aérea Brasília e Macapá. O período coincide com a campanha eleitoral de Josiel Alcolumbre, irmão que disputou a prefeitura da cidade.

As viagens tinham como objetivo participar de eventos durante o período eleitoral do irmão. Cada vez que Alcolumbre pegava o avião, ele ia acompanhado de, pelo menos, 20 pessoas, incluindo seguranças e assessores.

Leia também: Governo de Santa Catarina libera praias, lagos e rios no verão

As normas da aeronáutica não permitem que os aviões da FAB sejam usados para fins particulares. Em 6 de março de 2020, Jair Bolsonaro (sem partido) publicou um decreto que alterou normas de transporte de autoridades nessas aeronaves. Agora são exigidas justificativas e comprovações que atestem a necessidade do uso. É permitido o uso para emergência médica, motivo de segurança e viagem a serviço.

Mesmo com as viagens para ajudar o irmão nas eleições, Josiel acabou perdendo a disputa para Dr.Furlan (Cidadania).

Assista a reportagem completa do Jornal da Tarde sobre as viagens de Alcolumbre com o avião da FAB